01 - 5ª feira
18h - Música de Câmera: Homenagem a Almeida Prado, seus grandes mestres e amigos. Helenice Audi - piano; Sarah Higino - piano; Constança Almeida Prado - violino. Obras de Bach, Guarnieri, Lili Boulanger, Piazzolla e Almeida Prado.
Local: Salão Nobre do Petit Trianon. Entrada franca
06 - 3ª feira
17h30min - 7º Ciclo de Conferências: "Perspectivas da crítica literária". Coordenação: Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Antonio Cícero: "A poesia e a crítica". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
11 - 5º feira
17h30min - Mesa redonda: Araripe Junior - Centenário de morte. Coordenação: Acadêmico Alberto Venancio Filho. Palestrantes: Acadêmico Sergio Paulo Rouanet e Oscar Araripe. Local: Salão Nobre do Petit Trianon, Entrada franca.
13 - ª feira
17h30min - 7º Ciclo de Conferências: "Perspectivas da crítica literária". Coordenação: Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Miguel Sanches Neto: "Autores e leitores: crítica e redes sociais". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
20 - 3ª feira
17h30min - 8º Ciclo de Conferências:
"A Itália no Brasil: diálogos e influências". Coordenação:
Acadêmico Marco Lucchesi.
Acadêmico Alfredo Bosi: "A literatura Italiana no Brasil". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
27 -3 ª feira
17h30min - 8º Ciclo de Conferências: "A Itália no Brasil: diálogos e influências". Coordenação: Acadêmico Marco Lucchesi.
Acadêmico Luiz Paulo Horta : "De Rossini a Radamés". Teatro R. Magalhães Jr., 1º andar do Centro Cultural da ABL. Entrada franca.
VISITA GUIADA AO PETIT TRIANON
As visitas guiadas, um programa gratuito no centro do Rio de Janeiro, terão início em março. As visitas são uma forma de levar os visitantes a uma viagem no interior da sede da ABL, construção que é uma réplica do Petit Trianon francês, situado em Versailles, através de fatos e histórias curiosas da vida e obra dos acadêmicos, contadas e cantadas por um grupo de atores.
Durante o passeio, no 2º andar da Academia, abre-se ao público a exposição permanente do mobiliário de Machado de Assis, intitulada Machado vive. Esta área, conhecida como Espaço Machado de Assis, é dedicada ao fundador e primeiro Presidente da Academia Brasileira de Letras.
A visita se completa com outras atividades culturais: exibição de filme, leitura dramatizada ou peça teatral, conforme calendário da instituição.
As visitas guiadas da ABL iniciam-se no dia 21 de março e estendem-se até novembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 13h30min. A idade mínima para participar é de 12 anos e os grupos deverão ter, no máximo, 50 pessoas.
A entrada é franca, mas é necessário preencher formulário de reserva . Dúvidas poderão ser sanadas através do telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail visita.guiada@academia.org.br .
A ABL informa que, para participar da visita, não é permitido o uso de bermudas, shorts, camisetas e chinelos.