"NOZARTE EM BLOCOS", POR RICARDO ALFAYA

Ricardo Alfaya, Rio de Janeiro, 08.08.1953, formado em Direito e Jornalismo, é poeta, contista, cronista, articulista, ensaísta e editor do Nozarte Informativo Impresso e Eletrônico. Blogue: http://nozarte.blig.ig.com.br

Coluna de 21/10


PERÍODO DE 21 DE SETEMBRO A 21 DE OUTUBRO DE 2005


01. Dando continuidade ao novo rumo adotado por nossa coluna, passamos a noticiar sobre o material que recebemos, sobretudo em nossa Caixa Postal, no período de 21 de setembro a 21 de outubro de 2005. Vamos lá.

02. "Dialeto do Corpo", livro de poemas da sensível poeta mineira, radicada em Brasília, Lina Tâmega Peixoto. A obra, em apurada edição do Instituto Francisca de Souza Peixoto, traz apresentações dos escritores Joaquim Branco e Francisco Marcelo Cabral. Na quarta capa, comentários curtos de Hernâni Cidade, Oswaldino Marques, Astrid Cabral, Carlos Drummond de Andrade e Francisco Inácio Peixoto. "Deitada no chão / penduro o céu / no meu pulso", diz Lina, nos três primeiros versos de "A Paisagem Real", um belo poema do livro.

03. A escritora Olga Amorim remeteu exemplar do n. 601 de "Fanal", jornal de poesia clássica e moderna, mantido pela "Casa do Poeta Lampião de Gás", de São Paulo-SP. Enviou ainda o resultado do concurso "Haicais do Festival do Japão", no qual obteve o quarto lugar com este terceto: "No rigor do inverno / Ancião bem agasalhado /
Passarinhos fartos." Parabéns, Olga.

04. Recebemos o n. 1.282 do Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG), com interessante matéria especial dedicada a D. Quixote / Cervantes. A atual editora do SLMG é Camila de Castro Diniz Ferreira. Contato: Av. João Pinheiro, 342, anexo, Belo Horizonte-MG, 30130-180.

05. "Diversos Caminhos", do colunista Zanoto, publicando trecho da coluna "Nozarte em Blocos", do mês de setembro. Zanoto, um dos maiores divulgadores culturais deste país, com décadas de bons serviços junto ao "Correio do Sul de Minas". Caixa Postal 107, Varginha-MG, 37002-970.

06. Três lançamentos recentes da escritora Vânia Moreira Diniz, radicada em Brasília-DF, editora do site "VMD / Nascente", no qual mantenho a coluna "Viva Crônica". As três obras saíram pela editora Ottoni, de Itu-SP. São eles "Pelos Caminhos da Alma", 200 páginas, poesia, com apresentações de Maria Helena da Fonseca Costa, da Academia Teresopolitana de Letras e de Mônica Arraes Moreira de Andrade (irmã da autora). Os outros dois livros são de prosa. Temos "Aventuras de Ciganinha", 78 páginas, a primeira incursão de Vânia pelo gênero infanto-juvenil; como observa Vânia Serra, no prefácio, a obra mistura realidade com fantasia, ao contar a história de uma menina cujo principal sonho era crescer e tornar-se escritora. Por fim, em contraponto com "Pelos Caminhos da Alma", poesia, temos "Pelos Caminhos da Vida", prosa, em que a autora registra 200 páginas de crônicas e contos, cujas apresentações são de Fernando Oliveira (que co-edita com Vânia a publicação virtual "Jornal'Ecos") e da escritora Sandra Falcone. "Se eu Pudesse / Transformar-me numa estrela, / Procuraria o reflexo em teu olhar, / Espargiria minha luz em tua alma / E veria o brilho na expressão / Do teu sorriso." –Diz Vânia, nos versos iniciais de "Supremo Gozo", poema de sua autoria, em "Pelos Caminhos da Alma". VMD: http://www.vaniadiniz.pro.br

07. Também em fase de lançamento "Do Crepúsculo ao Outro Dia", feito em parceria por Jiddu Saldanha e Herbert Emanuel, poesia. Obra, aliás, para a qual tivemos a satisfação de redigir um comentário a ser publicado nas orelhas do livro. Em 11 deoutubro, se deu o lançamento em Curitiba-PR.

08. Recebemos: "O Capital", nº 138, jornal de Ilma Fontes, de Aracaju-SE. Na página 4, "Cartas Marcadas", mensagem com foto de Leila Míccolis, dizendo de sua alegria em receber o "Prêmio Capital".

09. E por falar em Leila Míccolis, uma boa notícia é que a "The University of Miami Libraries" adquiriu o acervo completo de publicações alternativas, até então sob a guarda da escritora, para fins de criação, na própria Universidade, da sala
"The Leila Míccolis Brazilian Alternative Press Collection". Disse Leila à nossa reportagem: "Agora é oficial mesmo! O acervo já se encontra em poder deles, inclusive, e diversos alunos de literatura brasileira já trabalham na catalogação e
restauração, para que, ano que vem, esse setor da Biblioteca seja inaugurado." Sem dúvida, um grande ponto para a cultura brasileira. Conclui Leila: "Pessoalmente, mesmo com um grande nó na garganta e aperto no coração, estou feliz, pelo menos sei que agora eles darão tratamento VIP a nossas revistas, folders e periódicos, preservando esse material tão raro e precioso."

10. Recebemos: "Poster & Perfil", n.09, de Glenda Maier, Rio de Janeiro. "Comunicarte", n. 150, poemas visuais, de Hugo Pontes, Poços de Caldas-MG. Publicação n. 16 do MCPA, Movimento de Cidadania Pelas Águas-Brasil, coordenado pelo engenheiro eletricista José Chacon de Assis. Revista "A Figueira", n. 130, poesia clássica e moderna, editada por Abel B. Pereira, CP 21.617 (Ingleses), Florianópolis-SC, 88058-970. "Garimpo", folha literária de Cosme Custódio da Silva, de Salvador-BA. Revista "QI, Quadrinhos Independentes", n. 75, editada por Edgard Guimarães, Brasópolis-MG. "Escritos", n.09, acompanhado de carta de espírito muito solidário, redigida pelo editor Walmor Dario Santos Colmenero, de Santos-SP. Joaquim Branco envia "Atitude", n.08, com sua coluna "Janelas de Leitura".

11. É sempre com prazer que leio Wilson Guanais. Desta vez ele me remete "Cemitério de Navios", poemas curtos, de corte reflexivo, inspirados no cotidiano, na existência, na perplexidade nossa de cada dia. O livro, de 50 páginas, foi
realizado pela Meireles Editorial, de São Paulo-SP. Aliás, o Harley Meireles comparece também com o poema "Se o poeta falar", na quarta capa. Gostei muito deste curto do Wilson, sem título, derradeiro trabalho do livro, cujo verso final
empresta nome à obra: "Abrigo caos preguiça / nestes cômodos vazios / e no quintal aberto / amplio outro deserto / (de areia movediça) / - Cemitério de navios."

12. Da autoria de Joanyr de Oliveira chega-nos uma obra em artística edição: "Biografia da Cidade; 21 Poemas Brasilienses, Crônica de Brasília (Síntese Histórica)". Capa belíssima, miolo em papel cuchê, o livro é ainda ricamente
ilustrado por inúmeras fotos coloridas e em preto e branco, tiradas por Ivaldo Cavalcante. Conforme o título sugere, divide-se em duas partes principais. Na primeira, reúne 21 poemas de Joanyr, escritos ao longo do tempo, tendo como
temática a Capital Federal. Na segunda, em prosa, a "Crônica de Brasília", com um levantamento dos principais episódios que marcaram a história da cidade.

13. Agradecemos a Selmo Vasconcellos a remessa das várias páginas, do "Lítero Cultural", extraídas de diferentes edições do jornal do Alto Madeira, de Porto Velho-RO. Cumpre no entanto o registro de uma nota de pesar, em virtude do falecimento de José Ailton Ferreira, "Bahia", ocorrido em 21 de setembro deste. Bahia foi atuante no jornal, tendo co-editado com Selmo inúmeras edições da página. A edição de 23 de setembro foi dedicada à memória do poeta.

14. "Sesmaria", bom livro de Irineu Volpato, que nos chega de Santa Bárbara do Oeste-SP, trazendo comentário de Dalila Teles Veras. Vem com significativa dedicatória, que diz muito do conteúdo: "Prezado R. Alfaya, desses matos que me tocam. Abraços, Irineu, primavera 2005". Trata-se de uma obra em formato de revista, com 25 páginas e poemas curtos. Acompanha um incrível clima de fazenda, azul de céu e cheiro de mato. Mas a contemplação de Irineu não é de modo algum passiva. Reinventa a realidade para o leitor, na medida que igualmente reinventa e movimenta cada palavra que utiliza em sua inusitada poesia. Como neste poema sem título: "cedrinhos desses guarnecem / cercados fecham chãos de Sesmaria / verdes vestem-se / despojados / decorrem seus dias vultados / em galhos / que curiosos tramam / ramam-se embramam / desvozes – de vento entoar / parcos meneios – não dos pares do pomar / muros função – nunca alarmam sem que peja / calmos – qualquer átimo que seja".

15. No período de 03 a 16 de outubro deste, houve, simultaneamente, o "XIII Congresso Brasileiro de Poesia"; o "XIII Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas" e a "X Mostra Internacional de Poesia Visual". Tudo, em Bento Gonçalves, com o apoio de várias instituições, pela iniciativa do poeta e agitador cultural Ademir Bacca.

16. A revista "Poetizando", n. 18, editada em Santos-SP, por Eunice Mendes e Walmor Dario Santos Colmenero, excelente como sempre, e mais uma vez divulgando poemas dos cinco autores de "Rios" (Elaine Pauvolid, Márcio Catunda, Ricardo Alfaya, Tanussi Cardoso e Thereza Christina Rocque da Motta). Este número traz ainda, além de poemas dos editores, Mario Quintana, Luiz Delfino (1834-1910), Guilherme de Almeida, Catulo da Paixão Cearense, Rubén Darío (Nicaraguá - 1867-1916), Ramalho Ortigão, Ademir Bacca, Ziraldo, Padre Antonio Vieira, Antonio Luiz Lopes ("Touché"), e muitos outros, entre consagrados e novos valores.

17. O escritor mineiro Ronaldo Werneck relançou com boa repercussão "Selva Selvaggia", poesia. Inicialmente publicado em 1976, o livro foi revisitado, ocorrendo acréscimo de novos poemas, observações, cartas, opiniões. Inspirado na estrutura de um filme, a obra causou impacto pela renovação e audácia.

18. De 04 a 11 de novembro ocorrerá em Itu-SP, no Museu da Energia, na Rua Paula Souza, n. 669, Centro, a "Mostra Internacional de Poesia Visual e Eletrônica", tendo como curadores Hugo Pontes, Jorge Luiz Antonio e Roberto Keppler. Convidado, enviei para lá dois trabalhos de poesia visual: "Desejo / Desire" (especialmente feito para a Mostra) e "Tio Sangue" (trabalho de 2003, ainda praticamente inédito, e que Tio Bush certamente iria adorar).

19. Lourival Farias Sodré informando do lançamento, ocorrido em setembro, no Parque Água Branca, da coletânea "Caminhando no Parque", reunindo participantes da Oficina de Poesia, sob coordenação de Lourival, escritor filiado à UBE (União Brasileira de Escritores), radicado em São Paulo.

20. Para encerrar, uma boa notícia para os amantes da poesia minimalista. Está no ar, desde 09 de outubro deste, o site "Linques" (www.linques.com.br), cujo objetivo é tornar-se a "Página Inicial" de quem entra na Internet. Para isso, seu
idealizador, Luiz Mendonça, realizou uma pesquisa, da qual resultou um levantamento dos endereços mais procurados na Rede. Distribuídos em listas por assunto, em páginas desimpedidas, de fácil acesso, localização e consulta, o internauta poderá utilizar o site como ponto de partida para sua viagem pelos diversos "linques" oferecidos. Para os amantes da literatura, uma atração a mais: em espaço próprio, poemas minimalistas, ilustrados. Ao lado de vários outros nomes criteriosamente escolhidos, tenho a satisfação também de figurar entre os que estão fornecendo poesia para o site, com trabalhos já disponíveis.

21. Vamos encerrando esta edição, lembrando que material para esta coluna pode ser remetido para a Caixa Postal 18.032, Agência Méier, Rio de Janeiro-RJ, 20720-970. Uma cópia impressa será encaminhada aos escritores mencionados, sempre que dispusermos de seus endereços. A coluna vai ao ar no dia 21 de cada mês, em Blocos Online, de Leila Míccolis e Urhacy Faustino. Procurar, na página de entrada, a seção de literatura, depois prosa e colunistas, em: <http://www.blocosonline.com.br>.

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2005.

« Voltar