Coluna de Rogel Samuel
Rogel Samuel é Doutor em
Letras e Professor aposentado da Pós-Graduação da UFRJ. poeta, romancista,
cronista, webjornalista.
Site pessoal:
http://literaturarogelsamuel.blogspot.com/
Nº 182 - 1ª quinzena de agosto de 2010
(atualização quinzenal, dias 10 e 25)
Próxima: 25/8/2010
Os objetivos a serem alcançados
Como anunciamos antes, a didática tem cinco componentes: o aluno, o professor, os objetivos, os conteúdos a serem ensinados e o método apropriado.
Os objetivos a serem alcançados são a razão de ser da escola, o rumo a tomar na vida do aluno, na profissão, o objetivo é a realização, a felicidade, a necessidade, as metas, o resultado positivo.
Trabalhar, lecionar sem ter determinados os objetivos a serem alcançados é como navegar às cegas.
Os conteúdos são as matérias vistas como valores culturais que pertencem à cultura, à civilização, ao grupo social.
O método são os processos e recursos disponíveis para solucionar os conflitos, as dificuldades, as deficiências: o homem é o ser que sempre soube superar suas dificuldades e deficiências e atingir mais ou menos seus objetivos. Da qualidade e escolha do método vai depender o êxito ou o fracasso do magistério e sua felicidade no relacionamento professor\aluno.
A Didática Geral ensina a planejar os trabalhos, tornando-os mais fáceis; e incentivar os alunos, fazendo-os mais interessados e colaboradores. Ensina a como exercer a necessária liderança no controle da classe, sem o quê não pode o professor/a ser útil. Ensina a organizar um plano de trabalho, de aula, de curso. Ensina a diagnosticar a aprendizagem em tempo útil, a como fixar o aprendido, a como verificar o resultado, a corrigir o rumo, a como tirar proveito das falhas, dos erros, a como transformar as dificuldades em vitórias.
É uma ciência maleável, não rígida, não é a mesma para cada caso, ensina a ser flexível, a não ter verdades eternas. Temos de ver o que funciona e o que não funciona em cada caso, do problema temos de saber extrair a solução eficaz.
Todo problema já traz em si as potencialidades de sua solução, ou como diziam os antigos nós não devemos nos preocupar: se tem cura, por que se preocupar? Se não tem cura, por que se preocupar?
O bom professor sabe como fazer, como aplicar isto ou aquilo. Sabe (ou aprende) quando, onde ou como adaptar a técnica de modo a fazer a máquina funcionar.
Nada é fácil, na vida do magistério. No diário é uma profissão difícil. Mas devemos ser realistas e ter a sabedoria (ou esperteza) de solucionar cada problema tempo e continuar a aula e o curso.
Ensinar é um processo transformador. Professor e aluno têm de fazer juntos. O importante é desenvolver e transformar, facilitando o crescimento interior de todos.
________
Arquivo de crônicas anteriores:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48 , 49, 50, 50ext, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74 , 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114 , 115 , 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134 , 135, 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144 , 145, 146, 147, 148, 149, 150 , 151, 152 , 153, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160, 161, 162 , 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 173, 174 , 175, 176, 177, 178, 179, 180, 181
Conheça o "NOVO MANUAL DE TEORIA LITERÁRIA" (5ª ed., Editora Vozes) e "O AMANTE DAS AMAZONAS", 2ª EDIÇÃO, EDITORA ITATIAIA: este romance, baseado em fatos reais, históricos, conta a saga do ciclo da borracha, do apogeu e decadência do vasto império amazônico na maior floresta do mundo. Cerca de cem volumes da época foram lidos e mais de dez anos de trabalho necessários para escrever esta obra. CLIQUE AQUI PARA LER ONDE VOCÊ PODE ENCONTRAR O ROMANCE DE ROGEL SAMUEL.