Coluna de Rogel Samuel 
Rogel Samuel é Doutor em Letras e Professor aposentado da Pós-Graduação da UFRJ. poeta, romancista, cronista, webjornalista.
Blog pessoal: http://literaturarogelsamuel.blogspot.com/

Nº 264 - 2ª quinzena de setembro de 2014
(atualização quinzenal, dias 10 e 25)

A ELEIÇÃO É UMA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA

Diz Claude Lefort, no seu livro "A invenção democrática", que "a história das sociedades modernas não se resume ao curso das grandes revoluções”. As eleições democráticas participam da natureza das revoluções.

A eleição substitui as armas pelo voto.

Mesmo que comprado.

Numa democracia capitalista todo voto é comprado. Como tudo.

Nos Estados Unidos a campanha eleitoral é acompanhada pelo seu prestígio das doações em dinheiro vivo. Por isso se dizia que cinco famílias elegiam o Presidente. Só no Brasil os partidos se envergonham disso, e a população confunde isto com corrupção. No Brasil se falam com escândalo de “malas de dinheiro”, como se fosse uma aberração. O Brasil também é um país capitalista, ou seja, tudo custa dinheiro, e principalmente as eleições, que são caríssimas.

O Brasil tem seus mitos, de que o Presidente é o feitor. Quando o Presidente americano aparece é aplaudido; no Brasil é vaiado. Juscelino foi vaiado várias vezes: Durante uma das partidas da seleção preparatória para a Copa do Mundo de 58 na Suécia, foi vaiado por cem mil torcedores, no Maracanã. Como era um político competente, manteve o sorriso e o aceno ao povo que o vaiava. Outra vez, aparecendo numa manifestação de estudantes, vaiado e, quando pôde falar disse a famosa frase: “Feliz é o país em que os estudantes podem vaiar o Presidente”.

Foi logo aplaudido.

Eu assisti, na minha Faculdade: Juscelino foi fazer uma conferência, entrou debaixo de estrondosa vaia, saiu dando autógrafos. Eu assisti.

Isto faz parte do jogo político, do bom político. A Política não é, como se pensa, a arte de enganar o povo. Ao contrário. O bom político trabalha pelo bem comum, mesmo o enganando.

O voto, pois, sempre é “comprado”, até quando só se vende o prestígio e o charme do candidato/a, vendido como um produto.

Diz Bourdieu que a lógica do voto é desfavorável aos desinformados.

Para que os eleitores pudessem votar conscientemente, teriam de possuir igual grau de informação, saber, ou seja, os instrumentos culturais, o capital cultural necessário para produzir uma opinião pessoal.

Isto depende de uma espécie de competência, no duplo sentido de autonomia e conformidade com os seus interesses pessoais vinculados a uma classe social específica.

Não é fácil saber quais são os interesses de uma classe social. Mesmo os operários são capazes de eleger seus inimigos de classe, como muito se fez.

O pior eleitor é aquele que julga que o que está em jogo é a escolha entre pessoas, entre candidatos, como num concurso de beleza.

É comum ouvir do eleitor: “Não voto nele/nela porque não vou com a cara dele/dela”.

Este é o mais perigoso, o mais fácil de ser enganado. Basta-lhe o desempenho do candidato/a, como de um ator/a.

Outra coisa: que está em jogo não são “propostas”, mas Partidos. Quem governa são os partidos, não são as pessoas. Principalmente no Brasil, cuja Constituição é mista, meio parlamentarista, meio presidencialista. Ou seja: qualquer Presidente pode ser destituído a qualquer momento se o Congresso assim o decidir. Essa história de “governabilidade” não é bem assim. No Brasil o Presidente tem de se vender ao Congresso se quiser manter-se no poder.

Mas o eleitor brasileiro vem de uma tradição “mandonista”, desde as capitanias hereditárias. É comum ouvir alguém perguntar: “Quem é que manda aqui?”.

O eleitor brasileiro acha que o Presidente manda.

No Brasil o voto geralmente é favorável ao pensamento dominante, e isso é arriscado dizer.

Pois esse pensamento dominante era imposto pela imprensa.

A atual crise brasileira é a crise da imprensa.

Já dizia Marx que a classe que detém os meios de produção material também detém os meios de produção intelectual, como a imprensa.

O voto pode expressar esse desequilíbrio, mas no mundo moderno essa distinção quase desapareceu, houve um avanço sistêmico graças às novas tecnologias da informação. A Internet expõe as estruturas do poder para todos. A Internet é o maior fator de democracia atual.

O perigo é o voto nulo e a abstenção, ou o tipo de voto “de protesto” (pois todo voto é “de protesto”).

O voto “de protesto” anula o voto. A abstenção anula o eleitor. Quem vota nulo é nulo, não é cidadão. É uma deficiência do eleitor dizer: “Não tenho em quem votar”. A deficiência é do eleitor, não da eleição”.

Mas cuidado com os grandes oradores. Hitler foi um extraordinário orador.

Grande perigo para a Democracia (que é sempre frágil) é o pensamento mítico que diz: “Todos são corruptos, todos são iguais, são todos uns ladrões, eles só querem é roubar”.

Este pensamento esteve na raiz do golpe militar brasileiro.

Mas ninguém pode entender os rumos de uma eleição, ninguém pode explicá-la.

Só muitos anos depois.

Todos os analistas são “interessados” neste ou naquele candidato.

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