PREFÁCIO
Na vol 2, impressa (1992), escrevíamos no prefácio:
"Para organizar uma antologia não basta juntar pessoas, a esmo. É necessário convidar-se as pessoas certas, ou melhor, que certamente estão em sintonia, e gostar-se do material recolhido; depois, penetrar no espírito dos textos para poder escolher os melhores entre os melhores, de acordo com a proposta estabelecida."
Sabemos que uma iniciativa cultural é um sucesso quando os amigos aplaudem entusiasticamente, os inimigos silenciam (sequer criticam) e quando multiplicam-se os e-mails perguntando quando será a próxima próxima.
Aconteceu assim com a Saciedade dos Poetas Vivos Digital, vol 1: ela foi um estrondoso sucesso, excedeu nossas expectativas, talvez porque seja uma proposta não de reunir dezessete poetas aleatoreamente, mas de reunir poetas que estejam interessados em refletir o mundo e o nosso tempo.
A dimensão do êxito pode ser medida na nossa ousadia de fazermos, dois meses depois, mais dois volumes simultâneos: o 2 e o 3. E tão eufóricos ficamos com a primeira Saciedade on line, que quisemos agradecer aos poetas participantes de um modo poético também: convidando dois renomados autores, que aceitaram e aqui estão conosco, respaldando nosso projeto com suas participações especiais: Glauco Mattoso (grande memorialista) e Neide Archanjo. Com eles, a Saciedade dos Poetas Vivos ganha uma dimensão imensa e a certeza de Blocos Online não só divulgar poesia, mas também promover uma espécie de historiografia poética, ao prezar e preservar, ao mostrar e divulgar o riquíssimo panorama da poesia brasileira atual.
O tema deste volume é Memórias, e o leitor as encontrará de diversos tipos: lembranças, recordações, registros, reminiscências, divagações nostálgicas e, até mesmo, homenagens in memoriam, também.
No final da leitura, provavelmente você perceberá que uma Antologia poética, pela visão em conjunto que fornece, pode revelar-se enorme contribuição para estudos de Literatura Comparativa, desde que se reúna autores representativos das mais variadas tendências.
Urhacy Faustino e Leila Míccolis
EDITORES
Lançamento Oficial: 17/18 de janeiro de 2007
Créditos:
Capa: Vande Rotta Gomide
Título: Eduardo Feijó Netto Machado
Seleção de autores e textos: Leila Míccolis
Webmaster: Urhacy Faustino
Apoio cultural
e Divulgação: CaravanaCult (Christina Herrmann e Clauky Saba)