NOTÍCIAS DE 2003 - BRASIL
Divulgação de eventos, Mail-Art, Mostras e programação cultural.
Favor não reproduzir as notícias desta página sem citar Blocos como fonte.

CASA DE CULTURA ZAMENHOF - Conheça a entidade, sediada em Pelotas,  e as suas atividades, em diversas áreas, clicando no site:
<site:www.lazarozamenhof.com>. Entre em contato também, pelo email: <casazamenhof@terra.com.br>.

FEIRA DE ARTESANATO DO LIDO/RJ - Todo sábado e domingo, o dia inteiro, em Copacabana. Dê uma passada por lá, para admirar ótimos trabalhos, inclusive dara  a artista plastica Nanuza Pinto, que expõe suas telas na barraca nº 28. Falem com a própria Nanuza ou Antonio, e tenho certeza de que você levará uma pintura para casa. O e-mail da artista e´: nanuzapinto@ig.com.br

CAMPANHA PUBLICITÁRIA COM OSTENSIVA DISCRIMINAÇÃO CULTURAL - Clique aqui para ler o texto e, se quiser, adira ao abaixo-assinado, copiando-o e angariando mais nomes. Lembramos que  existe o Projeto de Lei — do parlamentar Maurício Rabelo — que combate o tal preconceito com prisão, pois o considera um tipo de racismo, mesmo que cultural.

• DIRETORIA DA ACADEMIA GURUPIENSE DE LETRAS - Foi eleita a nova diretoria da Academia Gurupiense de Letras (www.anoticia-to.com.br/agl) para o biênio 2004/2005, que ficou assim constituída: Presidente: Gil Correia, Vice-Presidente: Zacarias Martins Secretário Executivo: Eliosmar Veloso Tesoureiro: J.Ribamar dos Santos. Parabéns de Blocos aos novos mandatários.

NOTA DE FALECIMENTO - Com muito pesar noticiamos o falecimento da poeta sergipana Iára Vieira, em 19 de setembro de 2003. A notícia nos foi transmitida pela escritora Socorro Trindad, neste fim de semana.

• MARCO MACIEL OCUPA A VAGA DE ROBERTO MARINHO - A eleição para a cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que pertenceu ao jornalista Roberto Marinho, foi vencida por Marco Maciel. Maciel, de 63 anos, disputou a vaga com o jornalista e escritor Fernando Morais, além de 11 outros concorrentes: Laurita Mourão,  Gilmar Aparecido Cardoso, João Batista do Espírito Santo, Nelson Valente, Andréa Borba, Heloneida Studart, Paulo Hirano, Waldemar Cláudio dos Santos, Fernão Avelino, Elma Queiroz Bello e Blasco Peres Rego. Na eleição, que durou cerca de 50 minutos, houve 28 votos para Maciel e 9 para Fernando Morais. Para ser eleito, o novo acadêmico precisava de apenas 19 votos.   As eleições para as outras duas cadeiras vagas na ABL, ocupadas por Rachel de Queiroz e Marcos Almir Madeira serão realizadas na primeira e segunda quinta-feira de março, segundo o presidente da ABL, o acadêmico Alberto da Costa e Silva.

• BLOCOS EM "NOTAS DE LITERATURA" Nº 5 - A coluna é assinada por nosso assíduo colaborador Ricardo Mainieiri e pode também ser lida no site "Ponto de Vista": <http://users5.cgiforme.com/mutirao/messages/415.html>. Cliquem para inteirar-se das novidades literárias. Agradecemos o carinho e a divulgação de Mainieri.

• CORTEX REVISTA DE POESIA DIGITAL  – Ocorreu em São Paulo, no dia 26 de novembro de 2003, o lançamento do número 1 de  Cortex Revista de Poesia Digital,  sob a edição de Lucio Agra e Thiago Rodrigues e webdesign de Guilherme Ranoya. Participam dessa publicação em cd-rom os poetas Arnaldo Antunes, André Vallias, Chris Funkhouser, Cid Campos, João Bandeira, Jorge Luis Antonio, Lenora de Barros, Lucio Agra, Omar Khouri, R2 (Guilherme Ranoya e Thiago Rodrigues), Ronaldo Azeredo e Villari Hermann – ou seja, reúne experimentações de poetas concretos e visuais que decidiram criar e recriar poesia eletrônica. Cortex já tem um sítio eletrônico - <http://www.darkside.com.br/cortex> - e os interessados poderão adquirir um exemplar através do correio eletrônico <revistacortex@terra.com.br>. Notícia envidada por Jorge Luiz Antonio

ESQUINA DO HAICAI - Objetivando incentivar a produção poética haicaista  brasileira, o sítio Universo do Haicai elaborou a seção "Esquina do Haicai", onde os poetas nacionais poderão, gratuitamente, divulgar seus trabalhos. Para participar, envie 10 poemas, em português, para <universodohaicai@bol.com.br>, juntamente com biobibliografia, de até 10 linhas, ressaltando local e  data de nascimento, profissão e trabalhos publicados. Mediante autorização será publicado o endereço postal ou eletrônico do poeta. Deve-se frisar que por haicai entende-se o terceto de 17 sílabas poéticas, rigorosamente distribuídas em 5-7-5 sílabas, sem rima ou título e com emprego de termo de estação. Os trabalhos serão publicados após análise da coordenação do sítio.
Notícia enviada por Antônio Seixas

BLOCOS ONLINE E O PRÊMIO MULTICULTURAL ESTADÃO - 2003. O Prêmio Multicultural Estadão é parte integrante do Estadão Cultura, um programa contínuo de apoio ao desenvolvimento cultural brasileiro empreendido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O Prêmio é aberto a todos os campos da cultura, não sendo segmentado por setores artísticos ou por categorias profissionais. São indicados ao Prêmio Multicultural Estadão criadores e fomentadores que produzam transformações no processo cultural brasileiro, independentemente do campo de atuação cultural, contribuindo para: fortalecer a singularidade da cultura brasileira, desenvolver a relação do brasileiro com o mundo, promover a reflexão crítica sobre a complexidade da nossa sociedade. A cada ano, o Prêmio é destinado a: três criadores (artistas e intelectuais), eleitos entre dez indicados, e um fomentador (promotores e patrocinadores culturais), eleito entre quatro indicados. Concorrem ao Prêmio Multicultural Estadão todos os criadores e fomentadores que: se destaquem por uma atuação consonante com o conceito do Prêmio, que tenham estado em atividade no ano anterior ao da premiação, que não tenham sido indicados nos dois anos anteriores ao da premiação, que não tenham sido eleitos nos cinco anos anteriores ao da premiação. O Prêmio Multicultural Estadão é realizado pela Articultura e patrocinado pela Serasa. O convite para a participação de Blocos no Colégio Eleitoral partiu do Sr. Antônio Hércules Jr., Diretor de Marketing e Mercado Leitor do Estadão. Visite a URL do concurso, e inteire-se mais deste processo de valorização da cultura brasileira: <http://www3.estadao.com.br/multicultural/>.

ANO INTERNACIONAL KHATCHATURIAN/2003 - Urha e Leila, responsáveis por Blocos, estiveram em SP no dia 18/11,  participando do evento que marcou, no Brasil, o Ano Internacional do compositor armênio Khatchaturian- 2003, realizado através da Fundação da União Geral Armênia de Beneficiência (UGAB), que também comemorou seu 19º aniversário. Aram Ilitch Khatchaturian nasceu em 6 de junho de 1903, em Tiflis, Georgia, Russia e morreu em Moscou, em 1 de maio de 1978. A princípio sofreu influência da música ocidental contemporânea, especialmente de Ravel. Em suas obras, teve o interesse despertado pela música folclórica de sua cidade natal e por outras tradições da Turquia e Azerbaijão. É o autor do hino nacional armênio. O apoio cultural foi da Pluricorp Cultura, empresa de marketing cultural da escritora Sandra Falcone Butcher. O evento no Teatro Alfa inovou na apresentação de desfile da alta costura, introduzindo, apresentando um espetáculo cênico-musical, aliando à música de Khatchaturian,  composições semi-eruditas interpretadas por grandes cantoras líricas brasileiras, a bela arte circense da Cia. Linhas Aéreas, apresentação de ballet, textos na voz de grandes atores — como Beth Farias, Luis Carlos Tourinho,Totia Meirelles, Cininha de Paula, entre outros, além de surpreendentes efeitos especiais, resultando em um espetáculo sensível e extremamente poético. A concepção do espetáculo foi de Rogério Figueiredo, a direção geral, de Jarbas Homem de Mello e os textos de Adrian Steinway Chan e Jussara Correia.

• MAIS UM ADEUS -  Faleceu na madrugada de quinta-feira, 13/11/03, o poeta Alcides Werk (20/12/1934, Aquidauana-MS - 2003, Manaus-AM). Alcides, que morou no Amazonas há mais de quarenta anos, metade dos quais no interior, publicou os seguintes livros de poemas: Da Noite do Rio - 1974; Trilha Dágua - 1980/2001 (5ª edição); Poemas da Água e da Terra - 1987; In Natura (poemas juvenis) - 2000; Versos Ribeirinhos - 2002. "Alcides criou uma poesia telúrica, autenticamente amazônica"— afirma Zemaria Pinto, outro grande escritor amazonense, porta-voz da infausta notícia. Clique aqui para ler quatro poemas deste poeta comprometido com a ecologia e com os problemas sociais de seu tempo. Há também poema de Alcides na parte de temática ecológica de Blocos.

MAIS SOBRE A ÚLTIMA HOMENAGEM A RACHEL DE QUEIROZ  - O corpo da primeira mulher a ingressar na ABL (Academia Brasileira de Letras), Rachel de Queiroz, foi enterrado ontem de manhã, no jazigo da família, no cemitério São João Batista, na zona sul do Rio. Autora de ‘‘O Quinze’’, Queiroz morreu anteontem, aos 92 anos. Hoje, dia 06 de novembro, depois de encerrada a Sessão de Saudade, no salão nobre da Academia, as candidaturas à cadeira número 5, que era ocupada pela escritora cearense, são oficializadas. O jornalista e publicitário Mauro Salles e o jurista cearense Paulo Bonavides demonstraram interesse em concorrer à vaga.  Os escritores Fernando Sabino e Rubem Fonseca foram citados hoje por acadêmicos como nomes à altura da qualidade literária de Queiroz e que reuniriam condições para substituí-la, mas ambos não externaram até agora o desejo de entrar para a ABL. Cerca de 150 pessoas acompanharam a cerimônia, entre elas 80 representantes do Corpo de Fuzileiros Navais, do qual a escritora era madrinha. Durante o velório na ABL, os acadêmicos lembraram que Queiroz estava sendo enterrada no Dia Nacional da Cultura.
Fonte: Agência Folha <http://www2.uol.com.br/tododia/caderz.htm>

MORRE NO RIO RACHEL DE QUEIROZ - A grande ficcionista brasileira, que teve diversos romances adaptados para a televisão, morreu em 4 de novembro, terça-feira, aos 92 anos (completaria 93 no dia 17 de novembro). Ela sofrera recentemente um acidente vascular cerebral e morreu enquanto dormia em sua casa, no Leblon. "Autora de obras consagradas como "O quinze" e "O memorial de Maria Moura", Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a entrar para Academia Brasileira de Letras, há exatamente 26 anos, no dia 4 de novembro de 1977, ocupando a cadeira nº 5, cujo patrono é Bernardo Guimarães e foi ocupada pela primeira vez pelo fundador Raimundo Correia. O velório foi realizado na sede da ABL e o corpo foi enterrado no cemitério São João Batista, ao lado de seu marido, e não no mausoléu da Academia. A escritora era cearense e chegou ao Rio de Janeiro em 1917, fugindo da terrível seca de 1915, que mais tarde serviria como tema de "O quinze", seu livro de estréia. A família ficou pouco tempo no Rio e logo seguiu para Belém do Pará, onde residiu por dois anos. De volta a Fortaleza, Rachel fez o curso normal e estreou no jornalismo em 1927, sob o pseudônimo de Rita de Queluz. Voltou ao Rio em 1939, onde colaborou no "Diário de Notícias", na revista "O Cruzeiro" e no jornal "O jornal". A UOL está reverenciando Rachel: se você quiser prestar-lhe a última homenagem, deixe sua mensagem, clicando em: http://forum.uol.com.br/

GILBERTO MENDONÇA TELES GANHA O TROFÉU - O Poeta Gilberto Mendonça Teles foi eleito "INTELECTUAL DO ANO 2002", com  um total de 85% da votação nacional. A solenidade da entrega do prêmio  realizou-se no dia 13 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal  Mário de Andrade, em São Paulo. Blocos o apoiou, publicamente, e, neste momento, queremos agradecer a todos os escritores que votaram em Gilberto, solidarizando-se com nossa campanha.

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2003 VAI PARA AUTOR SUL-AFRICANO- A Academia Sueca informou o resultado do prêmio Nobel de Literatura, que este ano foi concedido ao escritor sul-africano africano J.M. Coetzee, "um africáner branco de origem anglo-germânica nascido na Cidade do Cabo, e que já era há anos cotado para receber o prêmio. Ele foi o primeiro autor a receber duas vezes o prestigiado Booker Prize: em 1983, por "Vida e época de Michael K.", e em 1999, por "Desonra" - segundo noiticou o jornal O Globo (RJ), de 02/10/03. Até hoje, a única sul-africana (também da minoria branca) agraciada com o Nobel, em 199, foi Nadime Gordimer. "Coetzee tem sua literatura marcada pelos conflitos do apartheid, fazendo, em seus livros, um retrato desolador de seu racialmente dividido país. Seu estilo contido e alegórico rendeu-lhe comparações com Franz Kafka e Samuel Beckett. Mas Coetzee, um acadêmico que atualmente leciona na Universidade de Chicago, não gosta da fama. Ele não compareceu à cerimônia de entrega do Booker e tampouco pôde ser imediatamente localizado pela Academia Sueca para ser avisado do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,3 milhão)" — finaliza a nota.

• YAHOO NEWS FAZ MATÉRIA SOBRE O ATENTADO POÉTICO - O Yahoo, em seu boletim do dia 10, através de Juliana Rezende, ao abordar o "Atentado Poético" campanha de doação de livros no dia 11 de setembro último, ouviu o poeta Carlos Barros que há dez anos mantém o "Tem Poesia no meio do Caminho". Esta sua iniciativa  já distribuiu mais de 400 livros pelas ruas de várias cidades brasileiras. "Como duvidar do caráter de fênix da poesia?", pergunta o poeta, responsável por vários outros projetos poéticos importantíssimos, inclusive o Disque Poesia. Também há que se lembrar o "Movimento de Ação do Livro – o livro em movimentação", criado em 1980, por Alcides Buss, que propunha uma espécie de "biblioteca ambulante", fazendo com que uma parte da tiragem de cada livro tivesse alcance popular e circulasse livremente. Esses empreendimentos, tão salutares, merecem sempre aplausos e maior solidariedade por parte dos próprios poetas,  Para ler a matéria sobre Carlos Barros na íntegra clique aqui.

PROJETO COMBATE PRECONCEITO CULTURAL COM PRISÃO - “Errar uma vez é humano, duas é goiano”, costumam dizer os brasilienses para depreciar os vizinhos territoriais. Você está no trânsito, faz uma barbeiragem e logo escuta: "Pára de fazer baianada, estúpido!". Quando se trata de um gaúcho, a insinuação é quase sempre maldosa “Hum... Aquele ali, heim! Sei não!”. Em São Paulo, costuma-se dizer que almoço bom é "rodízio de nordestinos". Em qualquer lugar do país é comum escutar piadas desse tipo, isso quando não se é o próprio agente delas. Esses são só alguns entre vários exemplos pejorativos de discriminação de uma pessoa pela sua origem. Combater esse tipo de racismo, aperfeiçoando a lei com o acréscimo da expressão "cultura", é o objetivo do deputado Maurício Rabelo (PL-TO). Para erradicar o preconceito cultural existente no país, o parlamentar propôs uma mudança no Código Penal, incluindo como passível de punição qualquer discriminação envolvendo a cultura ou os valores culturais. Leia mais sobre o assunto em: <http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2003/07/Projeto_combate_preconceito_cu.shtml>.

MINISSÉRIE EM BLOCOS SERÁ TEATRALIZADA - A minissérie "A Saga dos Vênetos", de Tenini, será teatralizada. A Prefeitura de Garibaldi, através do Museu Giuseppe Garibaldi, solicitou autorização à autora para adptar a minissérie para o teatro, a fim de ser encenada aos turistas, cada vez em número maior, visitantes e interessados no acervo histórico-cultural da região. Ficamos muito contentes e orgulhosos com a notícia: logo que leu um conto (avulso) enviado por Tenini para Blocos, Leila Míccolis pediu para que a autora fizesse uma minissérie para o site, contando a história de sua família; disponibilizada em sete capítulos, durante o período de 14 de março a 25 de abril de 2002, cada parte conta, inclusive, com desenhos aquarelados da escritora, também artista plástica. Você pode saborear as imagens e desfrutar um pouco da intimidade dos Vênetos através da novela ltierária de Tenini, clicando aqui.

CARPINEJAR VIRA NOME DE PRÊMIO - Com apenas trinta anos, o poeta Fabrício Carpinejar já é nome de prêmio. A Câmara Municipal de São Leopoldo instituiu o Prêmio Carpinejar de Literatura. O autor se torna o mais jovem gaúcho – e um dos mais jovens brasileiros - a receber essa forma de reconhecimento, que costuma ser concedido na maturidade. A votação da proposta aconteceu na noite de quinta (26/6). Proposto pelo vereador Ronaldo Nado Teixeira da Silva (PT), o projeto foi aprovado por unanimidade. Tendo o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Cultura, o concurso anual vai ser destinado aos alunos das escolas de São Leopoldo, que poderão participar nos gêneros poesia e conto. O troféu busca aproximar os estudantes da literatura a partir da figura do autor. "Fica mais fácil a identificação do aluno com um poeta novo e consolidado, além de se mostrar que não é necessário um autor morrer para se fazer vivo", afirma Ronaldo Teixeira da Silva. O prêmio foi formalizado dia 1 de julho, no plenário da Câmara, com uma sessão solene dedicada ao escritor, sugerida por Nado (PT) e Aníbal Moacir da Silva (PSDB). Participaram do encontro uma série de escritores convidados como João Gilberto Noll, Cíntia Moscovich, Walter Galvani e Maria Carpi, que apresentam Carpinejar e dão um depoimento sobre sua trajetória. A homenagem conta ainda com a presença da pró-reitora de Desenvolvimento da Unisinos, Emi Maria Santini Saft. O projeto Sinos Acorda, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, faz o concerto de abertura com as violinistas Andréa e Paula Maltchick Zamora.

COLEÇÕES DIDÁTICAS - Duas coleções para o ensino de história e para o ensino de geografia de Maria da Conceição Carneiro Oliveira e Silas Martins Junqueira (o geógrafo) acabam de ser lançadas. Os sites para conhecê-las são:
http://www.scipione.com.br/pnld2004/hist_pensar.htm
http://www.scipione.com.br/pnld2004/geo_pensar.htm
Em ambas as obras, os sujeitos sociais sistematicamente excluídos estão representados com o devido peso e valor histórico-sociais. Confiram, divulguem, vale a pena.

NOVO TEMPO - JORNAL HOLÍSTICO - Acessem: <http://www.novotempo.kit.net/>.

GLÓRIA HORTA NA WEB - No Rio, a moça de olhos verdes é conhecidíssima pelas suas performances poéticas, pelo modo com que escreve e vivencia os sentimentos do mundo. Pois agora ela acaba de lançar seu novo trabalho poético, em CD, que pode ser adquirido pelo site: <http://www.gloriahorta.net>. Glória também tem um blog com fotos e textos em prosa, chamado Facetas Cariocas: <http://www.facetascariocas.blogger.com.br>. Mail para contatos: <gh@centroin.com.br>.

ESTÍMULO AO LIVRO ELETRÔNICO - O ministério da Ciência e Tecnologia vai estimular a produção de livros em versão eletrônica, para facilitar o acesso a obras científicas e edições já esgotadas, a um custo até 85% inferior aos preços de capa nas livrarias, anunciou ontem o novo diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Nilson Lage. "A maior parte do preço do livro no Brasil se deve à distribuição, à livraria e aos juros, o custo de estocagem", comentou Lage: "não se consegue pôr a venda um livro didático sem oferecer cerca de 40% de margem de distribuição, na livraria".

UMA ARTE SECULAR - Agora você já pode ter desenhos ou seu nome transformados em ASCHII (ou Asqui, em português), arte que  surgiu desde que Gutemberg inventou a imprens, portanto com mais de 400 anos. A imagem a ser enviada tem que ter o padrão para PC, pode ser bmp, gif, jpg e não pode ser muito grande: R$ até 10 imagens. Coloque ASCII em seu site. Escreva para: Dalilo Sérgio G. Rosas: <sergin007@uol.com.br> para maiores informações.

BRASILEIRA COM PROGRAMA DE RÁDIO NA ALEMANHA - Tânia Gabrielli-Pohlmann está produzindo e apresentando três programas radiofônicos,  pela OS Radio: 1)Revista Viva - uma revista no rádio, com várias páginas; dentre elas "Pau-Brasil", na qual falo da história, da arte, da literatura e, claro, apresento muita música brasileira de qualidade. Vai ao ar sempre na última quinta-feira do mês, das 19.00 às 20.00, sem intervalo. 2) Brasil com S - só música e arte brasileiras. Sempre na primeira quarta-feira do mês, ao vivo, das 22.00 às 24.00, sem intervalo; e 3) Multi Melodia - música e literatura de todos os cantos. Principalmente brasileira, na terceira quarta-feira do mês, ao vivo, das 22.00 às 24.00. Além dessas atrações culturais, Clemens Pohlmann (marido de Tânia Gabrielli) apresenta o programa "Música", toda segunda quarta-feira do mês, das 22.00 às 24.00, vivo. Quem quiser divulgar CDs, publicações e livros, mande o material acompanhado de release para:
Tânia Gabrielli-Pohlmann
Hesselkamp 21
49088 Osnabrück
Deutschland (Alemanha)

Justiça do PR determina apreensão de livro que inspirou "Bicho de sete cabeças" -  Curitiba, 10 (AE) - A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná determinou a apreensão de todos os exemplares do livro "O canto dos malditos", do autor curitibano Austregésilo Carrano Bueno, publicado pela Editora Rocco, "visando evitar a probabilidade de dano em futuras edições". O livro, um relato apresentado como autobiográfico, serviu como roteiro para o filme "Bicho de sete cabeças", sob direção de Laís Bodansky.  O pedido para o recolhimento do livro foi feito por Ilka Maria Guimarães Paolini e Luiz Cláudio Surugi Guimarães (herdeiros do médico Alô Guimarães). O falecido psiquiatra foi diretor do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, em Curitiba, na época em que Carrano ficou internado. O autor denuncia ter sido torturado com eletrochoque durante esse período. No livro, o médico é xingado diversas vezes por pacientes. O advogado da Rocco em Curitiba, Eduardo Virmond, disse que vai pedir embargo de declaração no próprio TJ paranaense. Ele alega que a sentença é nula, em razão de os advogados da editora não terem sido notificados do julgamento. "Vamos sensibilizar os juízes sobre a brutalidade da sentença", disse. "Abre-se um precedente muito perigoso." Segundo ele, o livro já tem 15 anos, foi publicado por várias editoras antes da Rocco, inclusive pela da Universidade Federal do Paraná, onde Guimarães era professor (Notícia enviada por Carlos Aranha).

PARA ASSINAR O DCL, Divulgação de Concursos Literários, elaborado por Cristina Garrido, por um período de 12 meses ininterrupto, basta efetuar depósito bancário de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) em qualquer agência do Banco do Brasil em nome de Helena Cristina Tavares Garrido, conta n° 85.018-7, agência Santos/P.Praia n° 3554-8 (remeter xerox do depósito para poder ser identificado) ou em Cheque Correio para Caixa Postal 2553, Agência Pedro Lessa, Santos/SP, CEP 11021-970.

A SOCIEDADE ESCRITORES DE BLUMENAU ao reiniciar as atividades para este palíndromo ano de 2002, está ampliando o quadro de associados e convida-lhe para integrar esta  ONG literária, que visa aglutinar forças e parcerias com autores, editoras, centros culturais,  mídias e sites que divulgam a obra dos escritores participantes. Para associar-se à Sociedade e participar dos eventos e promoções  é imprescindível que Vc. se cadastre conosco (preenchendo os campos informativos no final  desta correspondência), pois seus dados bio-bibliográficos constarão no site da entidade. Além disso, os dados integrarão o  projeto "Memória da Sociedade Escritores de Blumenau" que será enviado para os Arquivos  Históricos Municipal e Estadual. Para cadastrar-se envie anexo à estas informações pelo  menos 2 textos de sua autoria, inéditos ou não (Poemas, Contos, Crônicas, Ensaios, Trechos  de Romance, etc.), para: <tchellodbarros@terra.com.br> ou carta para:
SOCIEDADE  ESCRITORES  DE BLUMENAU
(ac/  Tchello d'Barros)
Fundação Cultural de Blumenau
Rua XV de Novembro, 161 - Centro
CEP 89.010-001 - Blumenau SC
Dispondo dessas informações, remeteremos correspondência oficializando seu ingresso  na SEB, bastando para tal depositar a anuidade, na simbólica quantia de R$ 36,00 (não existem mensalidades).

LIVROS PARA BIBLIOTECA DE DELEGACIA - Carlos Barros encaminha cópia de release sobre o trabalho do Delegado Hertel Rehbein, à frente da Delegacia da Cidade Industrial, em Curitiba-PR, pedindo de que sejam enviados livros para a formação da biblioteca que está sendo instalada naquela delegacia. O material é para ser enviado para:
Dr. HERTEL REHBEIN
Delegado Titular do 11º Distrito Policial
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2921  CIC
CEP 81170-150 Curitiba-PR

PROJETO DO ITAÚ CULTURAL -  On line, a Antologia Virtual "Poesia Iluminada", através da qual, o o Núcleo de Literatura do Itaú Cultural investiga a representação da luz na poesia brasileira.  Disponível no site Itaú Cultural Virtual, a seleção reúne poemas que fazem referência à luminosidade ou, ao contrário, à ausência de luz.  Composta por 102 poemas de 39 escritores, do Romantismo à atualidade, a antologia virtual - que pode ser consultada pela Internet ou no espaço da exposição - explora os recursos da mídia digital, permitindo diferentes navegações. As biografias e poemas referem-se aos seguintes Movimentos Literários: Romantismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Concretismo e Tendências Contemporâneas. De acordo com Luís Camargo, coordenador do Núcleo de Literatura, são raros os estudos sobre a visualidade e a luminosidade na literatura. "A antologia A Luz na Poesia Brasileira tem um caráter exploratório, procurando investigar como a luminosidade foi representada na poesia brasileira", explica. "Isso tem sido pouco investigado pela crítica, pela história e pela teoria literária", completa Luís Camargo. Itaú Cultural Virtual: <http://www.itaucultural.org.br>.

O PARAIBANO DO SÉCULO - Foi escolhido, por votação popular, o Paraibano do Século, numa promoção da Rede Paraíba de Televisão (os números de toda a votação estão no final desta mensagem). A votação, que durou 30 dias, foi pela Internet, por telefone (em sistema de ligações gratuitas) e urnas eletrônicas levadas a várias cidades da Paraíba. Foi escolhido o poeta AUGUSTO DOS ANJOS, consagrando-se um dos maiores poetas da língua portuguesa, que, sem alternativas de sobrevivência em sua terra, foi obrigado a sair da Paraíba, escolher o exílio no Rio de Janeiro, e depois em Minas Gerais, onde morreu. Os Números: Total de votos: 364.000. 1. Augusto dos Anjos: 98.632  (27,10%); 2. João Pessoa: 73.511 (20,19%); 3. Ariano Suassuna: 47.400 (13,02%); 4. José Lins do Rego: 37.207 (10,22%); 5.Assis Chateubriand: 29.829 (8,19%);  6. Epitácio Pessoa: 26.321 (8,23%); 7. José Américo de Almeida: 21.564 (5,92%);  8. Celso Furtado: 12.106 (3,33%);  9. Argemiro de Figueiredo: 12.038 (3,31%); 10. Tomás Santa Rosa: 5.409 (1,49%). Enviado por: Carlos Aranha.

PROGRAMA SINTONIA 104 - A SUA REVISTA SONORA - aos domingos, das 15 ás 18 horas - FM 104,7. É um programa de variedades, inovações e cultura; apresenta curiosidades de conhecimentos gerais, temas da atualidade, informes e sugestões de Internet, dicas de moda, saúde, beleza, culinária, comportamento, esportes e economia. Tudo isso em meio a uma seleção musical de alta qualidade.Roteiro, apresentação, programação e produção executiva: Saionara Viana da Cruz Salomão. Operação de áudio: Ana Maria Lima. Assistência de estúdio: Raquel Salomão.

SUPLEMENTO ARTE LIVRE - Participe do Suplemento Arte Livre, editado bimestralmente e com distribuição gratuita para todo país. (Para receber o exemplar envie 2 selos de 1º porte). Colaborações de natureza artística e cultural como: Teatro, Música, Cinema, Artes Plásticas, Literatura, e muito mais. Opiniões, Sugestões, Textos, Contos, Poemas, Prosas, Zines, CD´s, Visuais, Quadrinhos, Tiras, Cartuns, Manifestos, Livros, Demo Tapes, Periódicos, Releases. Se possível enviar material pelo correio pois aprecio muito; se não, podem ser enviados via email, para  Tony Gray Cavalheiro, Poeta - Editor <artecultura@ldc.com.br>. Caixa Postal 561 - Uberaba - MG- CEP: 38001-970.

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES EM NOVA IORQUE - Domício Coutinho (Presidente da UBE/N.York) convida todos os escritores brasileiros residentes nos Estados Unidos a participarem da entidade recém inaugurada. A todos os interessados em obter mais informações, escrevam para o mail: <JCout45622@aol.com> Ou telefonem: 914-964-0280 (de dia) 914-7243251 (à noite).

BIBLIOTECA EM CABO VERDE -  A escola onde estou colocado tem carências a vários níveis e uma delas é a falta de livros na biblioteca, que apenas abriu este ano. Os alunos vêem-se privados de fazerem leituras regulares e assim melhorarem as suas competências linguísticas no que diz respeito ao português, que, acreditem, anda pelas ruas da amargura! Peço-vos que contribuam simbolicamente com um livro, em português, para a biblioteca desta escola. Não implica grandes custos da vossa parte; pode mesmo ser um livro usado desde que esteja em bom estado. Sejam solidários com crianças e adolescentes que gostam de aprender, mas que têm poucos meios para o fazer.
O endereço para o qual podem enviar o vosso contributo é o seguinte:
Escola Secundária Dr. Baltasar Lopes da Silva
A/c Prof. Jorge Pinto
Chãzinha
Vila da Ribeira Brava
S. Nicolau
Cabo Verde
http://www.egroups.com/group/cabo-verdiano       Mail: cabo-verdiano-owner@egroups.com

Em circulação o volume 4 dos CADERNOS DE POESIA BRASILEIRA, enfocando "Literatura Contemporânea" dos últimos 40 anos. Publicação do Instituto Cultural Itaú/Módulo Literatura (SP). 13 poetas: Haroldo de Campos, Augusto de Campos, José Paulo Paes, Affonso Romano de Sant'Anna, Leila Míccolis, Cacaso, Francisco Alvim, Chacal, Adélia Prado, Sebastião Uchoa Leite, Ana Cristina Cesar, Alice Ruiz, Paulo Leminski.

A Biblioteca Nacional de Cuba mantém fundos bibliográficos de outros países, sobretudo da América Latina. Para  quem desejar estar presente em Cuba, o endereço para remessas de livros, revistas e opúsculos é :
                   BIBLIOTECA NACIONAL  "JOSÉ  MARTI"
                   PLAZA  JOSÉ  MARTI
                   CIUDAD DE LA HABANA  - CUBA
Eles demoram um pouco a responder, mas acusam recebimento.

A Rádio Muda criou um novo fórum de discussão sobre rádios livres e a problemática do uso do espaço eletromagnético. Os pedidos de subscrição devem ser enviados para muda@fee.unicamp.br  Estarão sendo abordados temas relativos ao Movimento de Rádios Livres no Brasil e no exterior; os novos posicionamentos de organizações, como a UNESCO, a AMARC, entre outras, sobre a questão; e a proposta de legalização das rádios comunitárias que tramita pelo congresso. O fórum é aberto a participação de toda a sociedade e gostaríamos da presença de vocês para enriquecer nossas idéias.

GRUPO DE POETAS LIVRES - coordenado por Maura Soares, reuniões de poetas, contistas ou cronistas, sempre, às sextas-feiras, exceto feriados, a partir das 20h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho, Rua João Evangelista da Costa, 1160, Bairro Canto (CEP 88090-300), Florianópolis. Contatos pelo telfax: (0xx48) 248-5013 ou (0xx) 249-6082.

                                                                                                página atualizada em 10 de janeiro de 2005

« Voltar