receitas 
Brócolis gratinado

Ingredientes
1 maço grande de brócolis
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal
Pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de leite quente
1 xícara (chá) de creme de leite
Noz-moscada
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado.

Modo de fazer
Limpe o brócolis escolhendo apenas as folhas tenras e as flores. Lave-oe e cozinhe em água fervente por 10 minutos. Retire do fogo, escorra-o e passe pela água fria. Aperte bem com a escumadeira para retirar toda a água e pique-o em pedaços regulares. Aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e coloque o brócolis. Mexa-o algumas vezes para terminar de secar e depois tempere com o sal e a pimenta. Reserve. Prepare o molho branco: leve ao fogo o restante da manteiga com a farinha e mexa bem para obter uma pasta. Junte aos poucos o leite e continue mexendo, em fogo baixo para não empelotar. Quando o molho já estiver grosso, acrescente o creme de leite e tempere com o sal, a pimenta, a noz-moscada e, por fim, misture a metade do queijo. Coloque o brócolis dentro de um prato refratário e espalhe por cima o molho branco, mexendo levemente para penetrar no brócolis. Polvilhe o restante do queijo e leve ao forno médio (175ºC) para gratinar, por 15 minutos. Sirva a seguir.
 

Quiabo no dendê

Ingredientes
1 cebola média picada
600 g de quiabo lavado, enxuto e cortado em pedacinhos
1/4 de xícara de amendoim torrado e moído sem casca
1/4 de xícara castanha de caju torrada e moída
1 xícara de leite de coco
1 colher de chá de gengibre moído
1 xícara de chá
2 colheres(sopa) de suco de limão
500 g de camarão, pesado com casca(limpe e corte em pedacinhos)
Sal e pimenta-malagueta a gosto

Modo de fazer
Leve ao microondas, num refratário de 26 cm de diâmetro, o dendê e a cebola. Cozinhe por 2 minutos em potência alta. Misture. Acrescente o quiabo, o amendoim e a castanha. Mexa. Junte o leite de coco misturado com a gengibre, a água e o suco de limão. Cozinhe em potência alta por 10 minutos. Acrescente o camarão, tempere com sal e pimenta-malagueta. Misture e leve ao forno em potência alta por 3 minutos. Sirva com arroz branco.
 

Alcachofra recheada

6 alcachofras grandes
cogumelos frescos
1 tomate sem pele e semente
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 colheres de salsinha picada
2 colheres de farinha de rosca
1 colher de azeite de oliva
1 pimenta vermelha sem sementes
sal a gosto

Modo de fazer:
Corte os talos e as pontas das alcachofras e cozinhe em água com vinagre e sal, invertidas, por 10 minutos. Apague o fogo e deixe amornar.
A parte, aqueça o azeite de oliva, refogue as cebolas, o alho. Acrescente a salsinha e os cogumelos refogando mais um pouco. Acrescente a farinha de rosca aos poucos e mexa bem. Com uma colher retire as folhas mais centrais e as fibras Raspe com uma colher das de café a polpa da base das folhas e acrescente ao recheio Encha as alcachofras com o recheio, regue com azeite de oliva e leve ao forno em assadeira forrada com papel de alumínio por mais 20 minutos.
 

Vagens ao azeite

Ingredientes:
1 kg de vagens
4 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de vinagre, sal a gosto.

Modo de Fazer:
Lave bem as vagens e corte-as ligeiramente em água com sal. Escorra. Coloque o azeite numa frigideira, acrescente o alho e deixe dourar. Junte as vagens e mexa bem. Adicione a farinha de trigo, mexendo sempre para que ela se espalhe. Quando as vagens estiverem cozidas, mas ainda firmes (al dente), regue com o vinagre e deixe ferver por alguns minutos. Verifique o tempero. Sirva quente ou morno.


Três risotos

Risoto básico

Ingredientes:
350 g. de arroz vialone nano, arbório ou carnarolli
90 g. de manteiga sem sal
100 ml. queijo parmesão ralado
120 ml. vinho branco seco.
3 colheres de sopa de cebola ralada ou picada muito fina.
1,5 litro de caldo de legumes fervendo

Modo de fazer:
Numa panela de preferência baixa e larga, coloque 30 g. de manteiga para derreter, junte a cebola e refogue alguns minutos até que se evapore toda a água, mas não comçea a dourar. Junte o arroz e, sempre mexendo com uma colher de pau, deixe "fritar" cerca de três minutos em fogo médio. Regue com o vinho branco e, sempre mexendo, deixe evaporar completamente. Coloque uma concha pela metade de caldo de legumes fervendo, mexa até que o líquido seja totalmente absorvido; coloque mais caldo, mexa, e cada vez que o arroz tiver absorvido o caldo, proceda novamente dessa maneira. Deixe uns 14 minutos prove e deixe mais um ou dois minutos, dependendo do grau do cozimento. Importante é que termine bem molhado de caldo. Retire do fogo, junte os 60 g de manteiga restantes e o parmesão ralado. Mexa rapidamente para que o risoto fique bem "amanteigado". Corrija o sal e sirva imediatamente. Se for terminar a preparação mais tarde, retire o risoto alguns minutos antes de estar pronto, esparrame num tabuleiro para que não continue o cozimento e reserve, seja na temperatura ambiente ou mesmo na geladeira, se for para usar horas depois. Obs.: O arroz para o risoto à italiana nunca é lavado, para que não perca o amido. Utilize sempre parmesão de primeira qualidade.

Risoto com radicchio

Radicchio é uma verdura que parece com um minirrepolho roxo, mas com sabor completamente diferente e que lembra (apenas no paladar) a envídia, com um leve sabor amargo.

Ingredientes:
os mesmos acima e mais 1 radicchio

Modo de fazer:
Desfolhe o radicchio e escolha as folhas mais tenras. Lave-as bem, enxugue e corte com as mãos em pedaços menores. Seguindo a receita do risoto básico, depois de refogar a cebola, junte o radicchio e refogue mais um minuto. Acrescente o arros e proceda da mesma maneira até o final. Esta é uma receita clássica vêneta. Para dar um toque mais excitante, pingue algumas gotas de vinagre balsâmico sobre o risoto na hora de servir.

Supli di riso al telefono (bolinho de risoto)

Ingredientes:
Sobra de seu risoto de véspera guardado na geladeira, de preferência se for o básico ou com açafrão (mas todos servem)
Mozarela de boa qualidade cortada em cubinhos de 1,5 cm.
ovo para fritura, o quanto baste;
farinha de rosca (opcional)

Modo de fazer:
Retire o risoto da geladeira com tempo para que fique na temperatura ambiente.
Com uma colher, retire uma quantidade equivalente a um ovo pequeno e, com as mãos, molde um croquete gordo. Aperte com o dedo fazendo uma cavidade onde colocará a mozarela no centro e feche. Passe na farinha de rosca se deseja (não é fundamental). Ponha os bolinhos numa travessa. Frite numa frigideira com bastante óleo quente. Não coloque muitos de uma só vez para o óleo não esfriar. Doure bem dod dois lados. Vá retirando e colocando sobre papel-absorvente. Sirva bem quente para que não perca o efeito "telefônico (se chama "ao telefone" porque leva um pouco de mozarela como recheio e, quando se dá a primeira mordida, os dois pedaços ficam ligados por um fio do queijo derretido).

As receitas acima de risoto são de José Hugo Celidônio e transcrita de Revista (O Globo), de 24/4/2005

Escarola refogada

Ingredientes:
1 maço de escarola
½ cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de óleo
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Lavar bem as folhas da escarola, deixando-as de molho em uma solução de água e vinagre por 10 minutos. Secar e cortar em tiras finas.  Refogar o alho e a cebola no óleo. Colocar a escarola e deixar cozinhar levemente, sem água, mexendo sempre.  Acrescentar o sal e a pimenta e servir

Variantes:
A mesma receita pode ser preparada com acelga, almeirão, chicória e catalonia e também pode-se acrescentar algumas azeitonas pretas bem picadinhas ao refogado.
 
 

Canapés de Espinafre

Ingredientes:
1 maço de espinafre cozido em água e sal, escorrido e batido
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de caldo de limão ou vinagre
2 gemas cozidas
Fatias de pão frito em manteiga ou azeite

Modo de fazer:
Pique as gemas e misture a todos os outro ingredientes.
 

Souflé de aipo

Ingredientes:
2 molhos de aipo
3 cebolas ou alhos franceses
½ couve lombarda
espargos (opcional)
3 fatias de pão integral
azeite
vinagre
½ colher (de sopa) de cominhos
1 colher (de sopa) de tomilho
salsa
1 copo de caldo de legumes

Modo de fazer:
Por de molho o miolo do pão numa mistura de azeite, vinagre, cominhos e caldo de legumes (as quantidades dependem do gosto de cada um).
Cozinhar  em pouca água as verduras e reduz tudo a puré com a varinha mágica. Mistura ao pão até obteres uma pasta homogênea. Por num tabuleiro eleva ao forno bem quente cerca de 15 minutos, até a parte de cima estar dourada. Salpicar com salsa.