PRISCILA SENA
Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas. |
|
ronronos e latidos
Coluna nº 7 - 11/07/2008
(próxima 22/07)
De onde vem a palavra Gato?
Não querendo puxar sardinha para os gatos, mas acho fundamental vocês saberem a resposta a tal pergunta. Uma, que vocês irão falar a palavra gato de uma maneira mais, mais... mais GATO; e outra, que vocês irão apreciar mais uma curiosidade desses felinos.
A origem da palavra gato não é unânime entre os lingüistas. Os antigos egípcios designavam o gato pela onomatopéia miu ou myeou. Isso corresponde à transcrição fonética do hieróglifo do gato. Os coptas empregaram o termo chau.
Deve-se precisar que a palavra matou é o anagrama de Atoum, deus solar assimilado ao gato. Os gregos chamaram o gato de ailuros, composto das palavravras aiol e ouros, o que se traduz por “balança cauda”. Entre os latinos, felis designa inicialmente o gato selvagem. A palavra cattus teria substituído felis, quando o gato doméstico do Oriente foi introduzido em Roma. É usada pela primeira vez por uma voz científica no tratado de agronomia de Palladius, intitulado De re rustica, que data do século IV. No entanto catus vem de captare, tomar, ou de cattare, ter uma vista penetrante. No século VII, o termo para designar o gato é musio, murilegus ou muriceps (apanhador de camundongos).
A palavra gato é traduzida em vários idiomas:
– romana: gato, em português e em espanhol, gatto em italiano;
– celta: cat em inglês;
– eslava: kochka em russo;
– germânica: Katze em alemão.
Depois dessa coluna, aposto que até o som do miar de um gato soará de um jeito diferente ao ouvidos de vocês.
Miau, miau pra vocês.
Até a próxima.
início |
cão |
gato |