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NOTÍCIAS
 

UFOs EM CONSERVATÓRIA - I FESTIVAL DO FILME UFOLÓGICO E DEBATE ABERTO SOBRE A PRESENÇA EXTRATERRENA DE CONSERVATÓRIA (RJ) - O evento acontecerá nos dias 18 a 20 de junho de 2004. Abaixo, segue, na íntegra, a programação:

DIA 18 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
DAS 19:00 ÀS 22:00 H, NA PRAÇA CATARINA QUÁGLIA.
OBSERVAÇÃO DO CÉU ATRAVÉS DE TELESCÓPIOS
(Entrada franca)

DIA 19 DE JUNHO (SÁBADO)
PROGRAMAÇÃO NO HOTEL FAZENDA ROCHEDO
(Entrada com ingressos)

Horário: 09:00 às 12:30 H
ABERTURA DO EVENTO E EXIBIÇÃO DO PRIMEIRO FILME.
PRIMEIRO DEBATE COM OS UFÓLOGOS.
Tema: A relação entre os filmes de inspiração ufológica e a realidade das pesquisas sobre os discos voadores.

Horário: 14:00 às 17:00 H.
EXIBIÇÃO DO SEGUNDO FILME.
SEGUNDO DEBATE COM OS UFÓLOGOS
Tema: Acidentes e quedas de discos voadores nos Estados Unidos e Brasil.

Horário: 18:00 às 19:30 H.
EXIBIÇÃO DO TERCEIRO FILME.

DIA 19 DE JUNHO (SÁBADO)
PROGRAMAÇÃO NA   SERRA DA BELEZA
(Entrada franca)

Horário: 21:30 às 23:30 H.
VIGÍLIA UFOLÓGICA NA SERRA E DEBATE COM O PESQUISADOR MARCO ANTONIO PETIT E OS DEMAIS INVESTIGADORES SOBRE A PRESENÇA DOS UFOs NA REGIÃO
(Conservatória/Santa Isabel do Rio Preto)

DIA 20 DE JUNHO (DOMINGO)
PROGRAMAÇÃO NO HOTEL FAZENDA ROCHEDO
(Entrada com ingressos)

Horário: 10:00 às 12:00 H.
DEBATE FINAL COM OS UFÓLOGOS.
Tema: A Eminência de um contato definitivo e oficial com as civilizações extraterrestres.

Ingressos:
Entre R$ 10,00 e 20,00 para a programação no Hotel Rochedo (válidos para os dias 19 e 20). Podem ser obtidos no local, no dia e horário do evento.

Conferencistas (debatedores):
Marco Antonio Petit, Diretor Jornal Vimana, co-editor da Revista UFO, Rafael Cury, presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil, co-editor da Revista UFO, Orlando de Sousa Barbosa Jr., biólogo, autor do livro Maias e Hopis, Povos Fugitivos de uma Catástrofe Cósmica, Walacy Albino, autor do livro O Mistério dos Círculos Ingleses, Átila Martins,  editor da série de livros da Biblioteca UFO, Artur Sérgio Ferreira Neto,  membro da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos. Realização: Diretoria de Estudos Ufológicos da Casa da Cultura de Conservatória - Hotel Fazenda Rochedo -  Pousada Martinez -  Pousada Serras Verdes - Jornal Vimana. Apoio: TurisRio -  Revista UFO - Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV). Maiores informações, escrevam para o Jornal Vimana: <vimana@ufo.com.br>. À equipe, agradecemos o repasse.   novo

14º CINE CEARÁ – FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA - A organização do Festival acaba de divulgar a relação dos cinco longas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva. São eles:  1. DOM HELDER CAMARA – O SANTO REBELDE, de Érica Bauer – documentário – DF – 74’. Documentário sobre a vida e a obra do arcebispo Dom Helder Câmara ao longo de seus 90 anos, relatando a importância de seu papel na Igreja Católica, bem como sua luta contra a miséria e sua idéias a favor da Paz Mundial. 2.    LOST ZWEIG – Sylvio Back – ficção – RJ – 104’. Última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro "Brasil, País do Futuro" e de sua jovem mulher, Lotte que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis (RJ) após o Carnaval de 1942, ao qual haviam assistido. Um gesto que ainda hoje, sessenta anos depois, desperta incógnitas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático 3.     NOITE DE SÃO JOÃO, de Sérgio Silva – ficção – RS – 100’. As famílias camponesas organizam os festejos de São João num velho galpão da fazenda Santa Isabel: música e comidas típicas, quentão e a  tradicional fogueira para aquecer a fria noite gaúcha. Enquanto a criada Joana termina seus afazeres domésticos na casa grande, seu noivo João, o capataz das terras, vai esperá-la na festa. Em meio à alegria do povo, chega inesperadamente a arrogante Senhorita Júlia, filha do rico estacieiro. Animada pelo vinho quente, Júlia dança com João, relembram suas infâncias tão diversas socialmente e falam de seus sonhos íntimos.  A ação se passa no dia  24 de junho de 1905, numa comunidade do interior do Rio Grande do Sul. O roteiro é adaptado da obra teatral "Senhorita Julia" (1888) do sueco August Strindberg (1842-1912). 4. O RISCO – LÚCIO COSTA E A UTOPIA MODERNA, de Geraldo Motta Filho – documentário – SP – 76’. Lúcio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permite cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. Através de imagens realizadas pela produção, de imagens filmadas pelo próprio Lucio Costa, desde os anos 30 até os anos 60 do século XX, em seus registros de viagem, com sua câmera 8mm – adquirida em viagem realizada em 1938 a Nova York – e, de vasto material de arquivos nacionais e internacionais, o documentário O Risco, Lucio Costa e a Utopia Moderna,  narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista Lucio Costa, o processo de formação da arquitetura moderna brasileira. 5.  O QUINZE, de Jurandir Oliveira – ficção – RJ – 107’. Ano de 1915, em pleno sertão do Ceará. Ano da grande seca que dizimou uma boa parte da população pobre do estado. Uma jovem professora (Conceição) que trabalha em Fortaleza, vai passar férias na fazenda da avó (Mãe Inácia) no município de Quixadá e lá, além de conviver com o flagelo da seca, se envolve emocionalmente com um primo (Vicente). Vicente é fazendeiro e está também apaixonado pela prima, só que concentrado em salvar o gado da fome e da praga de carrapatos que assola o sertão. Mãe Inácia, apesar das infindáveis orações a São José, se convence que a seca vai ser longa e embarca no trem, com Conceição, para a capital.  Conceição e Vicente são padrinhos do filho mais novo de Chico Bento, vaqueiro da fazenda de Dona Marocas. No momento de grande aflição, Chico Bento recebe ordem de se retirar da fazenda com a mulher (Cordulina), a cunhada (Mocinha) e quatro filhos menores. Chico Bento negocia com o compadre Vicente sua pequena criação: um garrote, uma novilha e um boi manso; por uma burra velha e um restante em dinheiro. Depois tenta obter passagens no trem para Fortaleza mais não consegue e como o dinheiro só deu pra pagar as contas o único meio que lhe resta é se retirar a pé. Então, jogam os trastes sobre a burra e ganham a estrada, rumo à Fortaleza. No caminho a família vai sendo reduzida - o cachorro desaparece; depois a cunhada fica trabalhando numa pensão de beira de estrada e ao ser despedida tenta continuar a viagem mais é estuprada num vagão de trem; Josias, um dos filhos, morre envenenado com mandioca-braba; a burra é vendida por quase nada e Pedro, o filho mais velho, foge sem deixar rastro. Em fim chegam à Fortaleza e são jogados no Curral da Fome - espécie de Campo de Concentração - onde as autoridades despejam e mantém os flagelados sob força policial.  Vicente viaja para a capital e faz uma visita à Conceição, os dois se desentendem. Vicente compra ração para o gado e retorna à fazenda. Conceição, além de lecionar, também auxilia no socorro aos flagelados da seca e entre eles encontra Chico Bento e o que restou de sua família. Depois de ajudar o compadre a se acomodar melhor naquele mundo de miséria, Conceição pede Duquinha para adotar, e como o menino está muito doente em conseqüência da grande caminhada, Chico Bento e Cordulina resolvem entregar o filho à madrinha. Chico Bento diz para Conceição que vem pensando em embarcar pro norte, pros seringais do Amazonas. Mais Conceição convence o compadre a mudar de idéia e ir para São Paulo, onde tem muito serviço e um clima sadio. O ano seguinte começa com muita chuva, tanto no litoral como no sertão. Mãe Inácia retorna à fazenda no Quixadá. Vicente salva seu gado e tudo volta ao normal. Algum tempo depois Conceição, novamente de férias, vai ao Quixadá e encontra Vicente. Mais seus destinos já não mais se cruzam O 14º Cine Ceará acontece de 23 a 29 de junho, em Fortaleza. O evento é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O Festival conta com o patrocínio da Petrobras e da Coelce, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Jereissati). O Sesc/Ceará também é parceiro do evento. Outras informações com Felipe Papaterra do Planeta Tela, pelos telefones: 11 - 5081-6249 e  11 - 5081-5810. Notícia enviada por Felipe Papaterra    novo

INDIE 2004 - MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL - 4ª edição - Abertas as inscrições para documentários sobre música. O evento acontece entre os dias 09 a 16 de setembro, em Belo Horizonte, MG. • Objetivos: O INDIE 2004 - Mostra de cinema mundial , evento anual que acontece em Belo Horizonte, e que está na sua quarta edição, é dedicado a exibição de filmes nacionais e internacionais de longa-metragem. Na última edição, em 2003, teve um público de mais de 15 mil pessoas. Todas as sessões do INDIE tem entrada franca. O INDIE 2004 estará dividido nos programas Mostra Mundial, Indie Brasil, Retrospectivas, Kino para Crianças e Música do Underground. As inscrições só são aceitas para este programa, Música do Underground, com o objetivo de fazer um amplo painel da produção audiovisual brasileira e internacional voltada para as manifestações culturais. •  Condições para seleção:  Estarão aptos a se inscreverem no Indie 2004 - Mostra de Cinema Mundial - os trabalhos que cumpram as seguintes condições: - Documentários sobre música (de qualquer gênero musical), e/ou sobre
músicos. -  Trabalhos de curta, média e longa duração. - Produzidos entre 2003 a 2004. - Produzidos originalmente em qualquer formato (35mm, 16mm, 8mm, VHS, HI-8, DV). - Que não tenham sido exibidos comercialmente. - Não serão aceitos trabalhos publicitários e institucionais. - Não serão aceitos videoclipes. - Cada realizador poderá enviar até 3 trabalhos. • Procedimentos para inscrição - As inscrições para o Indie 2004 irão até o dia 30 de junho de 2004 (valendo
a data de postagem) e o interessado deverá proceder da seguinte maneira: Preencher a Ficha de Inscrição no site www.zetafilmes.com.br/indie.  Enviar uma cópia VHS (NTSC/PAL) ou DVD (NTSC) do trabalho para o endereço, do :
ZETA FILMES - INDIE
A.Prudente de Morais 287/1205
30380-000 - Belo Horizonte - MG
Cada fita deverá conter uma etiqueta com o nome do filme, do diretor e o seu contato.  Materiais adicionais: fotos do filme deverão ser enviadas ou já
digitalizadas para o e-mail (indie@zetafilmes.com.br) ou junto com a cópia VHS ou DVD. Caso um mesmo realizador inscreva mais de um trabalho, eles deverão ter, cada um, sua ficha de inscrição, mas poderão estar na mesma cópia VHS ou DVD. Nenhum material enviado para a inscrição será devolvido. As inscrições são gratuitas. • Condições gerais: Os trabalhos selecionados farão parte do Indie 2004 - Mostra de Cinema Mundial, dentro do programa Música do Underground. Os selecionados, além de serem exibidos durante o Indie 2004, entre os dia 09 a 16 de setembro, poderão fazer parte da itinerância do festival.  O Indie 2004 não é um evento competitivo.É vedada a participação de profissionais das empresas envolvidas na organização do evento. • Organização:  O Indie 2004 - Mostra de Cinema Mundial é uma realização da produtora Zeta Filmes. Cronograma: Abertura das inscrições: 17 de maio de 2004. Encerramento das inscrições: 30 de junho de 2004. Comunicado aos selecionados: 08 de agosto de 2004. Datas do evento: 09 a 16 de setembro de 2004. • Outras informações: E-mail: <indie@zetafilmes.com.br>. Telefax: (31) 3296-8042 / 3293-1582.  Site: <www.zetafilmes.com.br/indie>
Fonte: <www.zetafilmes.com.br/indie>.  Enviado por Thaty Marcondes

CIRCUITO BRASIL DE CINEMA 2004 - Iniciado dia 14  de maio o festival irá até 4 de julho. O  projeto cultural é uma realização em parceira do Banco do Brasil, da Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil (Fenabb) e da Petrobras que, pelo segundo ano, leva produções nacionais a comunidades com difícil acesso a essa filmografia.  Na primeira etapa de 2004, os filmes "O Invasor", "Houve Uma Vez Dois Verões ", "Amor & Cia" e "Uma Onda no Ar", além de infantis da Turma da Mônica, serão exibidos em Arapiraca (AL), Campina Grande (PB), Curitiba, Gravatá (PE), Itanhaém (SP), Itabuna (BA), Joinville (SC), Montes Claros (MG), Passo Fundo (RS) e São Luís dos Montes Belos (GO). Os Centros Culturais Banco do Brasil – no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília – também estão integrados ao Circuito.
        Programação – Maio/Junho
1ª Semana (14 a 16/05): "O Invasor"
                                      Turma da Mônica : "Plano Sangrento" e "O Mônico" (infantil)
2ª Semana (21 a 23/05): "O Invasor"
3ª Semana (28 a 30/05): "Houve Uma Vez Dois Verões"
                                      Turma da Mônica : "Plano Sangrento" e "O Mônico" (infantil)
4ª Semana (04 a 06/06): "Houve Uma Vez Dois Verões"
5ª Semana (11 a 13/06): "Amor & Cia"
                                      Turma da Mônica: "Um Doente, Sua Irmã e o Grande Campeonato de Cuspe a Distância", "Perdidos no Meio da Mata" e
                                                                   "O Estranho Soro do DR. X"
6ª Semana (18 a 20/06): "Amor & Cia"
7ª Semana (25 a 27/06): "Uma Onda no Ar"
                                       Turma da Mônica: "Um Doente, Sua Irmã e o Grande Campeonato de Cuspe a Distância", "Perdidos no Meio da Mata" e
                                                                    "O Estranho Soro do DR. X"
8ª Semana (2 a 4/07): "Uma Onda no Ar"

PREMIÈRE BRASIL DO FESTIVAL DO RIO 2004 - Estão abertas as inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio 2004, que este ano acontecerá de 23 de setembro a 7 de outubro. Os interessados devem entrar em contato com Mariana Pinheiro através do telefone (21) 2539-1505 ou pelo e-mail eventos@estacaovirtual.com. A data limite para o recebimento dos filmes para seleção é 23 de julho. Como no ano passado, a Première Brasil contará com um júri oficial composto por cinco membros, entre brasileiros e estrangeiros. Ano passado, o festival teve o cineasta Cacá Diegues como presidente do júri. Para este ano, os nomes do jurados ainda não foram anunciados. Os prêmios concedidos pelo júri oficial são melhor longa-metragem de ficção, melhor longa-metragem documentário, melhor curta-metragem, melhor direção, melhor ator, melhor atriz e Prêmio Especial do Júri. Além da premiação do júri oficial, serão concedidos três prêmios através de voto popular para melhor longa-metragem de ficção, melhor longa-metragem documentário e melhor curta-metragem. Os filmes vencedores nesta categoria receberão também um prêmio em dinheiro da Cinemark. Empresas de cinema como Casablanca, Estúdios Mega, Labocine e Quanta também oferecem prêmios em serviços. Todos os inscritos passarão pelo processo de seleção do festival, de onde sairá o anúncio da relação de filmes que fará parte da mostra. Para participar da seleção os curtas devem ter sido produzidos em 2003 ou 2004, enquanto que os longas precisam não ter sido ainda lançados comercialmente em todo o país e, no caso dos filmes de ficção, serem inéditos em festivais ou mostras e também nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Fonte: O Globo, notícia enviada por João Luiz Pacheco Mendes   novo

COMEÇAM EM CAMPINAS AS FILMAGENS DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DESCONHECIDA DE CARLOS GOMES - Após intenso período de pesquisa iniciam-se, a partir desta semana, as filmagens para o documentário Carlos Gomes. Campinas, cidade natal do maestro, terá grande importância no longa metragem do projeto “Carlos Gomes em Três Atos”. O documentário tem como objetivo o resgate para gerações presentes e futuras da memória e acontecimentos que marcaram a vida de um dos personagens mais polêmicos da história brasileira.  A equipe, dirigida por Verônica Guedes, busca agora apoio de patrocinadores para que a realização deste importante projeto possa ser concluída. Tonico’s Boteco, Paparazzi Pizza Bar e Mantova Rent a Car são alguns dos apoiadores em Campinas. Na sexta-feira, 04 pela manhã, a equipe fez algumas tomadas do Centro de Memória da Unicamp e entrevista com a diretora do Museu Carlos Gomes, Lenita Nogueira. Às 18h, será entrevistado o Grupo Urucungos, na Casa do Lago, Unicamp. A Maria Fumaça será filmada no Sábado de manhã. No período da tarde, serão feitas externas de fachadas da praça Carlos Gomes, estátua e fachada do prédio aonde ele viveu. No domingo, 06, as filmagens acontecem na Fazenda Santa Maria, no distrito de Joaquim Egídio, local aonde o compositor hospedava-se com freqüência. Desta vez o entrevistado será Heitor Sbulow, dono da propriedade. O documentário está habilitado, de acordo com a Lei Rouanet, a receber recursos de empresas patrocinadoras, que terão isenção de 100% no imposto de renda do valor investido. 40% dos custos da produção já foram cobertos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A contrapartida para a empresa que decidir apoiar o documentário será a associação de sua marca ao projeto, nas 1000 cópias em VHS – distribuídas no Brasil e exterior - cartazes em centros culturais, 3.000 folders e nos eventos de lançamento.   novo

"O PASSAGEIRO PRECIOSO" VENCE A 2ª MOSTRA NACIONAL DE VÍDEO UNIVERSITÁRIO EM MATO GROSSO -  O documentário "O Passageiro Precioso", sobre a visita secreta que JK fez a Brasília em 1972, quando estava proibido pela ditadura de entrar na cidade que construíra, recebeu o 1º lugar na "2ª Mostra Nacional de Vídeo Universitário em Mato Grosso", realizado pelo Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal do Mato Grosso, concorrendo com outros 45 trabalhos de diversos estados. "O Passageiro Precioso" é uma produção de 2002, do CPCE - Centro de Produção Cultural e Educativa da Universidade de Brasília. Foi realizada em betacam, com apoio da lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Tem 30 minutos de duração. Demandou uma pesquisa de mais de um ano para localizar os personagens, a partir do artigo "Brasília não vê JK chorar", do jornalista Carlos Chagas, publicado em "O Estado de São Paulo". Chagas entrevistou Juscelino dias depois da visita. Um dos motivos para a elaboração do documentário foi acabar os conflitos de informações sobre o fato, já que havia um misto de lenda e verdade em todas as versões. Existiam, por exemplo, informações de que a visita teria sido realizada de madrugada; outros, que JK se disfarçara com barba e bigodes postiços. Havia os que asseguravam que Juscelino entrara em Brasília na boléia de um velho caminhão; alguns, que ele viera do Rio de Janeiro numa camionete. Todas essas versões foram checadas e colhidos os respectivos depoimentos, num total de mais de 10 horas de gravação. Na edição final só foram aproveitados os depoimentos que mais se aproximaram da versão correta, após sucessivos cruzamentos de informações.    O documentário não se limita à visita. Faz outras revelações, como a ocasião em que, por ordem dos militares, o avião em pane que transportava o ex-presidente teve seu pouso recusado pela torre do aeroporto de Brasília. Recupera informações sobre a forma como a imprensa noticiou seu enterro, em plena ditadura militar, e que se transformou na primeira grande manifestação popular da história de Brasília. E faz revelações curiosas, como, por exemplo, a de que JK, ao entrar na Catedral de Brasília, pela primeira vez viu a obra completa, maravilhando-se com sua grandiosidade. A visita a Brasília causou-lhe impressão tão forte a ponto de confidenciar a amigos que, depois do que sentiu quando inaugurou a nova capital, em 21 de abril de 1960, aquele passeio às escondidas pela cidade que considerava sua terceira filha tinha sido a segunda maior emoção de toda a sua vida. Ficha técnica: o  roteiro e a direção é de Paulo José Cunha. A produção, de CPCE - Centro de Produção Cultural e Educativa da Universidade de Brasília. Diretores de fotografia: Jorge Marinho e Paulo Guerra. Editor de som: José Abel. Montador/editor: Alexandre Augusto. Produtor Executivo: Frank Lopes. Diretor de produção: Joyce Del Frari e Giselda Caixeta. Assistentes: Magno Cavalcante e Geraldo Rodrigues.  Notícia enviada por Paulo José Cunha    novo

"O OUTRO LADO DA RUA" GANHA PRÊMIO FORA DA COMPETIÇÃO EM BERLIM -  O filme brasileiro "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein, ganhou o prêmio de Melhor Filme da Sessão Panorama, mostra paralela do 54º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme não concorreu na competição oficial, mas emocionou e foi ovacionado em sua pré-estréia em Berlim. O prêmio é oferecido pela Confederação Internacional de Cinema de Arte. Fernanda Montenegro levou, novamente, Berlim às lágrimas, como quando apresentou no mesmo teatro o filme de Salles. Ao final da sessão de "O Outro Lado da Rua" para a imprensa, havia várias pessoas soluçando e enxugando os olhos. Após a exibição, Fernanda, Bernstein, Raul Cortez, o outro protagonista, e Kátia Machado, produtora do filme, concederam uma entrevista a cerca de 30 jornalistas, média acima do que se costuma ver para produções brasileiras numa coletiva em Berlim, realizaram, por mais de uma hora, perguntas à equipe. Fernanda e Cortez protagonizam "O Outro Lado da Rua". A atriz esteve, há seis anos, em Berlim com "Central do Brasil" (Walter Salles), quando ganhou um Urso de Prata — o filme levou o Urso de Ouro. Em "O Outro Lado", Fernanda interpreta Regina, uma aposentada de 65 anos que denuncia pequenos delitos à polícia e vive observando os vizinhos com um binóculo. No Brasil, o filme tem estréia programada apenas para o dia 28 de maio. Os prêmios foram anunciados hoje em Berlim. O grande vencedor do Urso de Ouro foi "Gegen die Wand", de Fatih Akin.
Fonte: Folha Online (14/02/04), através de repasse de Tom Lisboa, em SinTOMnizado.

PRÊMIO SÉRGIO MOTTA - O movimento "Cinema Sem Verba" realiza mais um trabalho "Para que servem os Anjos?" narrativa surrealista que experimenta  tendências do cinema digital propondo finalização em 35 mm. O Movimento também comunica sua descentralização, com a finalização dos filmes "Cotidiano" e "Para que servem os anjos?", a divulgação desses trabalhos e anteriores, será de responsabilidade da produtora Arte Urbana e de seu representante Fernando Sousa.  Maiores informações sobre o novo projeto no site: <http://premiosergiomotta.terra.com.br/2003/final/home.html>. novo

VENCEDORES DO 7º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO EM SP - A Hebraica e Centro de Cultura Judaica divulgaram, na noite de 24 de novembro, os filmes vencedores da 7ª edição do Festival de Cinema Judaico de São Paulo. O júri oficial - integrado por Tata Amaral (cineasta), Dan Stulbach (ator) e André Sturm (cineasta) - escolheu, na categoria Ficção, a obra "Asas Quebradas" (vencedor do Festival de Berlim 2003); na categoria Documentário, venceu "Mike Brandt", produção franco-israelense lançada na Quinzena dos Diretores, em Cannes. O júri popular indicou a produção americana "Stolen Summer" - do consagrado diretor Pete Jones - como vencedora. Receberam menções honrosas os filmes "A Última Carta" (Ficção) e "Enfrentando Arthur" (Documentário).


SITE NA INTERNET EXIBE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS NA ÍNTEGRA
Fonte: da Folha Online - 27/08/2002 - 09h27
Enviado por: Tom Lisboa (Site SinTOMnizado - ver end. em links de cinema)

Com uma sessão especial para convidados durante o 13º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, a distribuidora carioca Synapse lançou ontem o Porta-Curtas Petrobras, um site na internet especializado na exibição de curtas-metragens nacionais. A sessão apresentou o projeto e exibiu cinco curtas nacionais, entre eles "Ilha das Flores", de  Jorge Furtado. O site entra no ar hoje com 25 curtas, sendo dez deles eleitos por uma comissão de especialistas. A estimativa é que em um ano 100 filmes estejam disponíveis no site. Os filmes estrearão na internet seguindo um cronograma  semanal. O projeto pretende chegar a 1 milhão de exibições.
Com o objetivo de difundir a produção nacional, o Porta-Curtas Petrobras foi concebido para exibir os curtas em diversos outros sites.  Segundo a assessoria do site, os filmes serão exibidos na íntegra, em sua forma original, com  remuneração de direitos autorais e controle do  número de exibições por parte dos produtores.
Além de assistir gratuitamente aos curtas, o  internauta poderá fazer pesquisas em um banco de dados com mais de 1.400 filmes sobre diretores e elenco. Acesse a página do Porta-Curtas pelo endereço: <http://www.portacurtas.com.br>.
(30/08/2002)

ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA  -  É com grande satisfação que comunicamos a fundação formal da Academia Brasileira de Cinema, cuja criação foi anunciada no cinema Odeon BR, no dia 20 de setembro de 2001.A Academia foi criada para promover o desenvolvimento da arte cinematográfica brasileira, sendo seu principal objetivo, a partir deste ano, assumir a realização do Grande Prêmio Cinema Brasil, criado pelo Ministério da Cultura. A Petrobras Distribuidora assume o patrocínio do evento de premiação em 2002. Enquanto perdurar a participação da empresa o prêmio será chamado Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro. Para a manutenção da Academia Brasileira de Cinema, todos os sócios deverão contribuir anualmente com o valor de um salário mínimo. E-mail: <academiabrasileiradecinema@hotmail.com  e <ema@hotmail.com>.
Notícia enviada por: Denise C. Duarte

Vamos salvar a cinemateca do MAM - A notícia do fim da cinemateca do MAM é verdadeira e representa um desastre para a preservação de nossa cultura! Se puderem, entrem no link abaixo e assinem também! Cada um é importante nesse processo!!!! Ajude também assinando e encaminhando a mensagem para outros que possam compartilhar a mesma preocupação. Bastar acessar o link: <http://207.159.134.82/cgi-bin/miva/cinemateca/cinemateca.hts. Este sistema centraliza todas as manifestações, enviando a cada 50 assinaturas uma cópia do abaixo-assinado para o Ministério da Cultura, Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Federação Internacional de Arquivos de Filmes (Fiaf), UNESCO, e outros órgãos nacionais e internacionais ligados à cultura e à preservação do cinema. Movimento SOS CINEMATECA, e-mail: <soscinrj@email.iis.com.br. Notícia enviada por Glauco Damas.

ATENÇÃO: É com grande satisfação e respeito que lhe enviamos este email para  informar que o nosso movimento, através do abaixo-assinado, do qual você foi parte integrante e fundamental, gerou resultados positivos e práticos. O acervo de matrizes de filmes do MAM será transferido para o Arquivo nacional no Rio de Janeiro.  Com o início da transferência das matrizes de filmes da Cinemateca do MAM para o Arquivo Nacional, encerramos as assinaturas do SOS Cinemateca  com o total de 4838 adesões. Porém a luta continua. O acervo de papel continua no MAM assim como  várias cópias raras e importantes. A página do SOS Cinemateca continuará sendo ponto de informação sobre o assunto, com notícias atualizadas. Já estão disponíveis artigos e fotos  sobre o início da transferência. IMPORTANTE: A transferência tem sido um trabalho árduo e difícil, principalmente devido à dificuldade de localizar os responsáveis pelos filmes. Pedimos a todos que possuem filmes na Cinemateca do MAM que entrem em contato com Cláudia Schuch - Coordenadora da Transferência - o mais  rápido possível. Tel: 22758482 / Cel: 96043591 - e-mails: <claudiaschuch@yahoo.com.br>  ou <Claudia.schuch@ig.com.br>. Notícia enviada por Denise C. Duarte

Aposentados brasileiros vão à ativa no cinema
Silvane Areantes
Fonte: Folha ilustrada on line (Folha de SP), 24/05/2002 - 03h13
Divulgação: SinTOMnizado, de Tom Lisboa

Para 61 pensionistas da Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil), o cinema virou um negócio -pequeno, mas um negócio. Eles se tornaram  sócios de "Cafundó", longa com que Paulo Betti deve estrear na direção, ao investir mensalmente no filme, em média, R$ 50 cada um.

O dinheiro é o desconto de uma parcela do IR devido. Com a operação, amparada pela Lei do Audiovisual, eles adquirem cotas de participação nos eventuais lucros de "Cafundó". Pelo ritmo de produção no país, é investimento a longo prazo.

Betti previu filmar em 2000. Sem conseguir captar os R$ 5,2 mi do orçamento, adiou o início. Decidido a encolher as despesas para R$  3 mi e ligar a câmera em outubro, garante: Agora vai".

Na divulgação do projeto, os produtores estimam público de 1 milhão, em seis meses em cartaz. A previsão leva em conta "a possibilidade de ser apoiado com publicidade pela Globo".

Ainda que muito bem-vindo, o incentivo dos aposentados, por enquanto, não é compensador. "Tenho que multiplicar esse
 número [os 61] por pelo menos cinco para valer  a pena", diz Betti. "Mas é muito gostoso saber  que um senhor de Ilhéus acredita no filme, outro  de Maceió, outro de Santos etc."

O piauiense Aurino José da Silva, 54, está na  lista. "Não conheço o roteiro, mas acho que  trata de assunto relacionado com a origem do nosso povo. Como admiro muito a arte do cinema, me decidi a investir." "Cafundó" é uma ficção sobre o personagem  real João de Camargo, ex-escravo e milagreiro.

Sesc inaugura drive-in dedicado ao cinema nacional
Brás Henrique
Fonte: Estadão – Segunda-feira, 20 de maio de 2002 - 16h26
Divulgação: SinTOMnizado, de Tom Lisboa

Araraquara - Para abrir espaço para o cinema nacional e fugir do circuito comercial das produções cinematográficos norte-americanas, além de incluir uma nova área para exibições, o Sesc Araraquara inaugura hoje, às 19h30, o projeto Drive-in Tupiniquim. Na estréia, no estacionamento da unidade, com capacidade para 130 carros e 150 cadeiras, será exibido o documentário A Vida em Cana, de Jorge Wolney Atalla, que registrou a vida de bóias-frias nos canaviais paulistas. O diretor vai conversar com o público antes da exibição do filme.

"É um passo novo e estamos otimistas, pois, apesar das dificuldades, é preciso começar a popularizar o cinema brasileiro", diz o programador cultural de cinema e literatura do Sesc Araraquara, Francisco Galvão de França. Segundo ele, a inclusão da expresssão Tupiniquim é para dar o caráter brasileiro ao projeto, já que a inglesa drive-in já está fixada no País e não tinha como deixar de ser utilizada.

Além da exibição do documentário hoje, amanhã e quinta-feira, o projeto apresentará a mostra 30 Clássicos do Curta da Década de 90, também às 19h30 e de cineastas nacionais. Alguns deles são: Socorro Nobre, de Walter Salles; Arabesco, de Eliana Caffé; Canal 100 - Nunc et Semper, de José Roberto Torero; e Deus Ex. Machina, de Carlos Gerbase.

A idéia inicial é exibir um filme por mês. Para o dia 21 de junho, por exemplo, já está definida a apresentação de Boleiros, de Ugo Giorgetti, que discute o tema futebol. "É propício, pois será o mês da Copa", diz França. Aliás, se o Brasil estiver bem na competição, o filme será exibido algumas horas antes do jogo da seleção de Luiz Felipe Scolari na fase quartas-de-final. Antes de Boleiros, França negocia a possibilidade de exibir Uma História de Futebol, o curta de Paulo Machline, que concorreu ao Oscar no ano passado e que fala sobre a infância de Pelé.

Araraquara tem, atualmente, apenas três salas de cinema no Shopping Jaraguá. No Espaço Cultural Paratodos, a sala ainda não foi reaberta. Por isso, o novo espaço, no Sesc, deverá agradar aos cinéfilos. O último filme brasileiro exibido no município foi Avassaladoras, de Mara Mourão.

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"Brincando de Criança" - A Academia de Cultura – empresa não governamental voltada para a gestão de projetos culturais, mantida pela Academia de Filmes – cederá para escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro o premiado curta-metragem Brincadeira de Criança, dirigido por Lea van Steen. O filme gira em torno de questões levantadas na temática Violência Urbana e Juventude. Serão distribuídos 1.500 fitas VHS com a reprodução do curta-metragem e 15 mil CD ROM com o filme e os conteúdos do site Século XXI, para os professores de 5ª a 8ª séries da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Esta iniciativa faz parte da parceria da Academia de Cultura com a MultiRio, empresa sem fins lucrativos, criada em 1993, com o objetivo de orientar e atender, por meio de recursos da televisão, informática e mídia impressa, escolas municipais, alunos, professores e outros segmentos da sociedade. "O importante é o filme ser visto e discutido pelo maior número de pessoas, e ser um instrumento de reflexão", afirma Lea van Steen.

SOBRE O FILME:

“Brincadeira de Criança” - curta-metragem dirigido por Lea van Steen, selecionado para inúmeros festivais e mostras no Brasil e exterior, entre eles: 8º Festival de Cinema de Cuiabá (2000) - Prêmio Crítica Brasileira; 5º Brazilian Film Festival of Miami (EUA, 2001); 12º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2001); 43º International Film Festival of Bilbao (Espanha, 2001); Festival Internacional de Cine de Santo Domingo (República Dominicana, 2002) - convite extra-seleção e Mediawave International Festival of Visual Arts (Hungria, 2002) - convite extra-seleção. • Ficha técnica:  Elenco: Jairo Matos da Rosa,
João David Motta. Direção Lea Van Steen, Marcos Sachs. Roteiro: Ithamar Lembo. Produção: Beto Cecci.  Produção Executiva: Tadeu Jungle, Marily Raphul, Paulo Roberto Schmidt. Fotografia: Lito M.R.. Trilha:  Luiz Macedo.Figurino: Paola Biganti. Maquiagem:  Anna Van Steen. Montagem:  Estevan Santos.

"Sibipuruna" - A OSC Celebreiros – Organização da Sociedade Civil, através de seu departamento CelebraCine lançou no dia 8 de junho, às 16 horas, no auditório do SESI de São José dos Campos, o curta-metragem “Sibipiruna”.  Produzido em formato digital, com duração de 16 minutos, o curta permeia um fato real envolvendo o cineasta Roberto Santos. Orçado em R$ 32 mil, o vídeo foi produzido com R$ 2 mil, se aproximando do Manifesto B.O. (Baixo Orçamento), movimento cinematográfico que está surgindo no País com ênfase no “Cinema Possível”. Para a realização do vídeo foi fundamental a responsabilidade social de empresários somada à parceria com entidades, artistas e técnicos da área cinematográfica do Vale do Paraíba. O resultado é uma obra com qualidade artística que está abrindo espaço para novas realizações.

Baixo custo e qualidade artística
Opção por vídeo digital, filmagens in loco, iluminação natural, permutas com empresas e entidades e envolvimento da equipe são alguns elementos que garantiram a qualidade de produção sem encarecê-la. O formato mini-DV, usado em “Sibipiruna”, proporciona uma imagem de alta definição, próxima à da película. No entanto, o custo é cerca de dez vezes menor.  Outro fator que aliou qualidade e baixo custo foi o trabalho voluntário de atores e equipe técnica. A maioria dos atores integra a Cia. Teatral Troupe do Autor de São José dos Campos, que os preparou e ensaiou durante dois meses antes das gravações. A equipe técnica, em sua quase totalidade, acumula experiências diversas, inclusive premiações, em cinema e vídeo. Entretanto, o verdadeiro amálgama só foi possível com a participação da comunidade de Monteiro Lobato na figuração.

Apesar de todos os atalhos percorridos para baixar os custos, na realização do vídeo foi indispensável o patrocínio das empresas Coopertêxtil Parahyba e ProImagem. Além do patrocínio, o vídeo contou com parcerias com a Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato, o Espaço Cultural Sibipiruna de Monteiro Lobato, e algumas empresas de São José dos Campos. Tudo isso explica como uma produção orçada em R$ 32 mil custou R$ 2 mil.

Sinopse
Numa pequena cidade, a prefeitura pretende cortar uma árvore da praça alegando que ela suja a rua. Os moradores tentam impedir a derrubada e inicia-se o conflito. Aos poucos chegam a polícia, o prefeito e um número cada vez maior de moradores. A serra elétrica é ligada, a polícia imobiliza a multidão e o tumulto se generaliza. Uma criança rompe o cerco e aproxima-se da árvore, apontando para o alto: “Vovô, vovô!”.

O vídeo é uma homenagem ao cineasta Roberto Santos, que subiu em uma árvore em seu bairro em São Paulo para impedir sua derrubada. O fato ocorreu na década de 80 e teve grande repercussão.

Ficha Técnica
Nome da produção ..................................................SIBIPIRUNA
Categoria ................................................................FICÇÃO
Formato ..................................................................VÍDEO DIGITAL
Público-alvo ............................................................FESTIVAIS E MOSTRAS
Direção ...................................................................EDUARDO PANE
Direção de Produção ...............................................VIVIANI LEITE
Roteiro ....................................................................DIOGO GOMES
Direção de Fotografia ..............................................ED TRAWTMANN
Direção de Arte .......................................................MANUELA FERRARI
Produção Executiva .................................................VIVIANI LEITE E EDUARDO PANE
Realização ...............................................................CELEBRACINE
Trilha Sonora ...........................................................CELEBRASONS
Música Tema (Sibipiruna) .........................................DÉO LOPES
Elenco (Cia. Teatral Troupe do Autor) ......................ANA MATURANO, FABRÍCIO SANTANA
                                                                                NILO VIEIRA, CRISTIANO CRUZ
                                                                                MARIA DAS DORES, FLÁVIA RIGOTTI
                                                                                VAL DELLIAS, RICARDO MOURA
                                                                                PAULO BERTIOTTI, AISLA CANDELÁRIA