CINEMA BRASILEIROlogotipo

A Cinemateca Brasileira inaugurou, no dia 22 de abril, o primeiro Arquivo Climatizado de Filmes e Vídeos do Brasil, com capacidade para armazenar aproximadamente 100 mil rolos de filme, o que equivale a 20 mil títulos. Com investimento equivalente ao de um longa metragem (R$ 3 milhões), o novo arquivo de matrizes vai garantir a preservação de grande parte da história do cinema nacional.

“Este depósito climatizado representa a recompensa do esforço das gerações de profissionais que se preocupam com a sobrevivência de nossa cinematografia”, diz Cosette Alves, presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca, responsável pela captação de recursos para a construção do arquivo.

Cosette Alves, por intermédio da Lei Rouanet, obteve recursos junto à Petrobras, ao BNDES e à Fundação Bradesco. A Vitae doou parte da refrigeração e o Ministro da Cultura, Francisco Weffort, liberou verbas para as fundações do empreendimento.

A obra faz parte de um amplo projeto da Cinemateca Brasileira, que pretende transformar os 24 mil metros quadrados do antigo Matadouro Municipal no maior pólo cultural do Estado, com salas de cinema, teatro, anfiteatro e midiateca. A restauração da fachada, a construção de uma sala de cinema e de um salão para eventos já foram concluídas.

Os cerca de 50 mil títulos da Cinemateca estão passando por um processo de recondicionamento e reavaliação antes de serem transferidos para o depósito climatizado, onde, segundo Carlos Roberto de Souza, curador do acervo, terão a vida prolongada por mais 300 anos. Os rolos coloridos serão acondicionadas a 10ºC e os filmes em preto e branco, a 16ºC.

O patrimônio da Cinemateca é formado por cerca de 130 mil latas de filmes, 50 mil títulos, 150 mil documentos, cartazes, livros, revistas, fotos, roteiros originais, arquivo do Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo e a coleção de registros da extinta TV Tupi. Acervo que faz da Cinemateca Brasileira o maior centro de difusão e preservação cinematográfica da América Latina.

No dia da inauguração será realizada a exibição de um curta metragem surpresa, escolhido dentre as obras de maior relevância histórica do acervo da Cinemateca. O filme tem aproximadamente 15 minutos de duração.

Inauguração do Arquivo Climatizado de Filmes e Vídeos da Cinemateca Brasileira

Data: 22 de abril, a partir das 16h – só para convidados

Local: Cinemateca Brasileira  (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino.  Tel.: 11 5084-2177, e-mail: info@cinemateca.com.br)
 
  Histórico    Depósito amplia vida útil de filmes em até 300 anos
Censo maepando produção nacional

Fonte:
Attachée de Presse, assessoria de imprensa as Cinemateca
Mais informações com Alexandre Loures e Sandra Tacla
Tel.: (11) 3849-4122