2016
NACIONAIS
recentes e urgentes
programe-se desde já (próximos meses)
informações culturais - Arq. anos anteriores:  2004 2003              
mostras, eventos, informações culturais internacionais
Novo acordo ortográfico em vigor

INFORMAÇÕES CULTURAIS DE 2016

NOTA DE FALECIMENTO - Faleceu no dia 25 de dezembro, vítima de AVC, a poetisa, tradutora, Profª Drª em Letras da Pós-Graduação da UFPe, Lucila Nogueira (Rio de Janeiro/RJ, 30/3/1950 - Recife/PE, 25/12/2016). Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente no 8º Colóquio do Grupo de Pesquisas Estéticas de Fim de Século da UFRJ, em novembro de 2006 — antes só nos conhecíamos por correspondência epistolar, pois era radicada em Pernambuco. A foto abaixo foi tirada pelo organizador do evento acadêmico e nosso amigo em comum, o Prof. Dr. Luiz Edmundo Bouças Coutinho, no hall do Auditório Cândido Portinari, no dia em que a conheci, diante de uma das belíssimas telas do pintor paulista.

A notícia me foi enviada por Antonio Leal de Campos, da editora Carpe Diem. Homenageie a autora, conhecendo sua obra em Blocos Online (Leila Míccolis).
Mais informações em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2016/12/25/internas_viver,681591/morre-aos-66-anos-a-escritora-pernambucana-lucila-nogueira.shtml

NOTA DE FALECIMENTO - Faleceu, memorialista, jornalista, ensaísta, tradutor e poeta maranhense FERREIRA GULLAR (José Ribamar Ferreira) - S. Luis/MA, 10/09/1930 - Rio de Janeiro/RJ 4/12/2017), de pneumonia. Leiam sobre vida e obra dele, em: http://www.releituras.com/fgullar_bio.asp
Para ler os poemas dele em Blocos (com a autorização do poeta), clique aqui.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/12/1838326-poeta-ferreira-gullar-morre-aos-86-anos-no-rio.shtml

ANIVERSÁRIO DO ESCRITOR IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO - O escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão completou 80 anos em 17 de julho (Araraquara/SP, 1936) e por ocasião de seu mais recente livro: "Se for para chorar que seja de alegria", seleção de crônicas quase todas publicadas no Jornal Estado de São Paulo, onde trabalha há 23 anos. Em 2000, o autor ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Contos com seu: "O homem que odiava a segunda-feira" E, este ano, acaba de ober o Pr4êmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

NOTA DE FALECIMENTO - Faleceu dia 22 de abril o escritor SALIM MIGUEL (Líbano, 30/1/1924 - Brasília/DF, 22/4/2016), aos 92 anos- Salim Miguel chegou ao Brasil aos três anos de idade. É autor de mais de 30 livros. Reconhecido como um dos mais destacados ficcionistas, é também contista, cronista e ensaísta. Segundo ele mesmo, "fez de tudo, até horóscopo". Entre os seus romances, destacam-se: Nur na Escuridão e A Voz Submersa. Salim Miguel recebeu entre outros o Troféu Juca Pato, como intelectual do Ano de 2002, o Prêmio Zaffary-Bourbon, para melhor romance publicado entre 1999-2001 e foi o vencedor do Prêmio Machado de Assis da ABL, em 2009.. Depois de viver sua adolescência no município catarinense de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses: o Grupo Sul. Faleceu em Brasília, onde residia. Diego Mendes Sousa fez uma bela homenagem ao escritor em seu blog, inclusive divulgando vídeos do autor: https://diegomendessousa.wordpress e fez uma bela minuta do pensamento de Salim Miguel, a qual você pode ler clicando aqui.
Fontes:   http://www.proparnaiba.com/artes    e  http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u24550.shtml
Notícia enviada por Diego Mendes Sousa

NOTA DE FALECIMENTO - Faleceu dia 9 de abril, o dramaturgo NAUM ALVES DE SOUZA (Piraju/SP, 1/6/1942, Pirajuí, SP/SP, 9/4/2016), que teve grande destaque no teatro, televisão, cinema, ópera e ballet. Também atuou como Nascido em Pirajuí, no interior de São Paulo, ele também teve destaque como artista plástico, figurinista, cenógrafo e professor. Entre suas obras estão as peças "A Maratona", "No Natal a Gente Vem Te Buscar", "Aurora da Minha Vida" e "Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão". Ver mais detalhes sobre sua obra em: http://teatropedia.com/wiki/Naum_Alves_de_Souza

NOTA DE FALECIMENTO - No dia 2 de abril, partiu mais uma diva do teatro braslieiro: a atriz Tereza Rachel (Terezinha Malka Brandwin Taiba de la Sierra, 19/8/1935, Nilópolis/RJ - 2/4/2016, RJ/RJ). "Ela estava internada no centro de tratamento intensivo em decorrência de complicações de um quadro agudo de obstrução intestinal. Natural de Nilópolis, na Baixada Fluminense, a atriz começou a carreira em 1955, atuando no teatro, sendo dirigida por Henriette Morineau em 'Os Elegantes', de Aurimar Rocha. No ano seguinte recebeu o prêmio de atriz revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT, por sua atuação em 'Prima Donna'. Na televisão, interpretou personagens que são lembrados pelo público, como a Lupe, de "O rebu" (1974), a Débora, da novela "O grito" (1975), a Clô Hayalla, da novela "O astro" (1978), a Martha Gama, de "Baila comigo" (1981), a Aurora, da novela "Paraíso" (1982), a Renata Dumont de "Louco amor" (1983), e a Rainha Valentine de "Que rei sou eu?" (1989). Em 1995, interpretou Francesca Ferreto na novela "A próxima vítima", e também se destacou como a vilã Dona Bertha, da novela "Era uma vez" (1998). O último papel de Tereza Rachel na TV Globo foi na novela "Babilônia" (2015). Atriz, produtora e intérprete inquieta, ela fundou nos anos 70 o Teatro Tereza Raquel, em Copacabana, onde produziu peças inéditas e trouxe diretores europeus ligados à vanguarda, fazendo de sua casa de espetáculos um dos polos de destaque do teatro carioca. Tombado em 2004, o teatro foi reestruturado em 2012, após ser arrendado pelo produtor cultural Frederico Reder".
Fonte: G1 - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/04/morre-atriz-tereza-rachel.html

COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DE THIAGO DE MELO
- São Paulo comemorou o aniversário do poeta amazonense Thiago de Melo com o envento POETA THIAGO DE MELO – 90 ANOS – Homenagem do povo e da cidade de São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade, em 15 de março de 2016. A programação constou de abertura homenageando o poeta, sarau, apresentação musical, coquetel e autógrafos.

NOTA DE FALECIMENTO - Vítima de leucemia, faleceu em Salvador a escritora MYRIAM FRAGA (Myriam de Castro Lima Fraga, Salvador/BA, 9/11/1937 - 16/02/2016), diretora da Fundação Casa de Jorge Amado e vice-presidente da Academia de Letras da Bahia. Começou a escrever no fim da década de 1950, publicando seus primeiros poemas em jornais e revistas. Seu primeiro livro foi publicado em 1964, pela editora Macunaíma, de Glauber Rocha. Leia uma mostra de sua poesia em nosso portal.

"REENSAIOS", EM PORTUGAL - Inaugurado na Galeria Diferença, a exposição “REENSAIOS”, de Fernando Aguiar, constituída por pinturas em acrílico sobre tela, livros de artista e colagens. Estas representam , na sua essência,  a releitura de uma série iniciada em 1978 e intitulada “Ensaios para uma nova expressão da escrita”, onde as letras se extinguem como matéria informativa  e adquirem um novo poder comunicacional pela sua utilização apenas como formas ou resquícios semidestruídos . Passam a revelar-se como signos que inferem pelo contorno, pelo fragmento, que se dizem pelas manchas, pela sobreposição e pela saturação, consubstanciando uma escrita assémica. Fernando Aguiar realizou exposições individuais em Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Polónia, e no México, e nos últimos anos participou em exposições coletivas no Museo Vostell Malpartida (Cáceres), Fondazione Berardelli (Brescia), Palácio das Artes (Belo Horizonte), Matadero Madrid, Bibliotheca de Alexandria (Egipto), e também no ITCA - International Triennale of Contemporary Art (Praga), Art Madrid e na Bienal de Zamora.
Enviado por Fernando Aguiar

 página atualizada em 26 de dezembro de 2016

« Voltar