receitas 
Palmito na moranga

Ingredientes:
1 moranga média
1 1/2 litro de água para o cozimento do recheio:
2 dentes de alho fatiados
1 cebola picada
1 colher (sopa) óleo
1 colher (sopa) azeite
3 palmitos cortados em rodelas
6 azeitonas verdes picadas
2 tomates (sem peles e sementes) picados
1 folha de louro
1 xícara (chá) salsa picada
sal e pimenta a gosto
2 xícaras (chá) requeijão
1/2 xícara (chá) leite
manteiga para untar a assadeira
2 colheres (sopa) parmesão ralado

Modo de fazer:
Lave a moranga com auxílio de um pano. Corte a parte de cima como se fosse uma tampa e retire as sementes. Coloque a moranga em uma panela com água. Cozinhe em fogo baixo, com panela tampada, por 25 minutos. Retire a moranga, deixe esfriar e reserve. Faça o recheio: refogue o alho e a cebola no óleo e azeite. Acrescente os palmitos, azeitonas, tomates, salsa, pimenta, louro e o sal e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte o requeijão, o creme de leite e mexa até obter um creme uniforme. Despeje esse creme dentro da moranga, coloque em uma assadeira untada, polvilhe com o parmesão e leve ao forno quente para gratinar.
 

Abobrinhas recheadas com espinafre, alho poró e cogumelos

Ingredientes:
3 abobrinhas tipo italiana
1 maço de espinafre
1 alho poró grande
1 vidro pequeno de cogumelos
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto

Modo de preparo:
Lave, seque as abobrinhas, e corte-as ao meio longitudinalmente. Retire o miolo e reserve. Corte o alho poró em fatias bem finas e doure no azeite de oliva. Acrescente o miolo das abobrinhas, tampe a panela, e deixe cozinhas por dois minutos. Junte o espinafre, já escaldado em água fervente, espremido e picado; os coguimelos, o manjericão e o sal. Retire dofogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, organize as barquinhas de abobrinhas no refratário, recheando cada uma com este refogado de vegetais, salpique o queijo parmesão. Cubra com papel aluminio e leve a um forno médio. Quando as abobrinhas estiverem macias, retire o papel aluminio deixando no forno até o queijo dourar.
 

Refogado de triguilho

Ingredientes:
1 xícara (chá) de trigo para quibe
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão amarelo picado
1 cenoura média, ralada grosso
2 mandioquinhas raladas grosso
1 xícara (chá) de ervilha
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
sal a gosto

Modo de fazer:
Coloque o trigo de molho em água fria por 1 hora. Escorra e pressione com as mãos, até eliminar toda a água. Reserve. Em uma panela grande, aqueça o óleo e frite o alho, até dourar. Junte a cebola e os pimentões e refogue até que comecem a murchar. Adicione a cenoura, as mandioquinhas e a ervilha. Cozinhe em fogo médio, mexendo algumas vezes, por 5 minutos. Acrescente o trigo, o cheiro-verde e o sal. Continue o cozimento por mais 5 minutos. Sirva em seguida.
 

Risoto de Hortelã

Ingredientes:
30 folhas de hortelã
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina vegetal derretida
1 cebola média picada em pedaços pequenos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz
sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque as folhas de hortelã num pilão de mármore e, com o socador, triture-as até obter uma pasta. Misture a manteiga e reserve. Leve ao fogo uma panela com 3 e 1/2 xícaras (chá) de água até ferver. Em uma panela de ferro fundido ou de fundo grosso, refogue a cebola no azeite, até a cebola ficar transparente. Junte o arroz sem lavar e o sal e refogue, mexendo sem parar, até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1/2 xícara (chá) de água fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela até não ter mais líquido. Continue a cozinhar e a cada minuto despeje 1/2 xícara (chá) de água fervente. Não pare de mexer, sempre raspando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente. O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida, mas sem caldo. Quando faltar 2 minutos para o arroz ficar pronto, adicione a mistura de hortelã com manteiga. Misture bem, acerte o sal e retire do fogo. Sirva depois de 3 minutos, acompanhado de Salteado de Cogumelos com Vinho do Porto: leve ao fogo uma frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 250 g de cogumelos pleurotus limpos, salteando de vez em quando, ou até os cogumelos ficarem al dente. Junte as folhas de 1/2 maço médio de salsinha e sal a gosto. Salteie por mais 2 minutos, retire do fogo e distribua em dois pratos. Na mesma frigideira, coloque 1 xícara (chá) de vinho do Porto, 2 anises-estrelados e pimenta-do- reino moída na hora a gosto. Deixe no fogo por mais 6 minutos, ou até reduzir um terço do volume. Acerte o sal, retire do fogo, regue os cogumelos e sirva.
 

Cassoulet Vegetariano

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 cenoura média picada
2 talos de salsão picados
100 g de vagem picada
4 xícaras (chá) de caldo de legumes
2 xícaras (chá) de feijão branco cozido
orégano, tomilho e salsa picada
60 g de queijo provolone em cubos
• Cobertura
2 colheres (sopa) de farinha de rosca grossa
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Refogue a cebola e o alho no azeite e junte o tomate picado. Acrescente a cenoura, o salsão, a vagem e o caldo de legumes. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos e junte o feijão. Deixe encorpar. Adicione o provolone e retire do fogo. Misture os ingredientes da cobertura. Coloque o cassoulet em uma cumbuca defeijoada e cubra com a cobertura. Leve ao forno por cerca de 15 minutos em forno alto até dourar. Sirva com repolho roxo refogado.
 

Strogonoff de queijo

Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de cebola picada
6 colheres de sopa de catchup opcional
3 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês (opcional)
1 xícara de água filtrada
Sal a gosto
2 latas de creme de leite
1 pitada de noz moscada
500 g de queijo minas meia cura em cubos
1 vidro de champignon

Modo de fazer:
Refogar a manteiga e a cebola picaa. Acrescentar to catchup, a mostarda, o molho glês, a água e o sal,  deixando ferver por 3 minutos. Acrescentar o creme de leite, a noz moscada, os cubos de queijo, o champignon e ver se está bom de sal. Servir imediatamente com arroz branco e batata palha.
 
 

Brócolis e couve-flor ao pesto

Ingredientes
1 couve-flor pequena
60 g de queijo pecorino ou de cabra fresco
2 maços pequenos de manjericão
1 limão
2 dentes de alho
400 g de brócolis
7 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 nozes
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Separe as flores da couve-flor e do brócolis e elimine os talos. Coloque bastante água com sal para ferver, junte os legumes e cozinhe por 5 minutos, ou até ficarem al dente. Escorra e deixe amornar. Pique as nozes com o alho, junte o queijo esmigalhado com um garfo, o manjericão lavado e picado grosseiramente, sal e pimenta-do-reino. Junte, aos poucos, o azeite de oliva e misture. Distribua o brócolis e a couve-flor, alternadamente, em uma travessa aquecida. Despeje por cima algumas colheradas do molho e coloque o restante em uma molheira. Decore.
 
 

Suflê de Folhas

Ingredientes
2 xícaras (chá) de folhas bem lavadas, cozidas e picadas
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou óleo
3 ovos
sal a gosto

Modo de fazer
Misture o leite, a farinha de trigo e a margarina ou óleo. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente as gemas e as folhas misturando bem. Coloque as claras em neve misturando cuidadosamente. Leve ao forno para assar em forma untada até dourar.  Também pode preparar esta receita com folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, couve-flor etc.
 

Patê de talos

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena
1 colher (chá) nivelada de sal
salsa e cebolinha a gosto
1 xícara (chá) de talo cozido
½ xícara (chá) de molho de maionese

Modo de fazer
Aqueça o óleo e refogue a cebola picada. Acrescente os talos picados e cozidos, a salsa e a cebolinha e deixe refogar. Coloque o sal, deixe esfriar e acrescente a maionese. Bata no liquidificador. Utilize para fazer canapés e passe em biscoitos salgados. Pode ser feito com talo de agrião, espinafre, brócolis etc.
 
 

Mousse de palmito

Ingredientes:
2 talos de palmito fresco picado
1 vidro de palmito em conserva picado
½ ricota amassada
2 cremes de leite light em caixinha de 200 gr cada
12 folhas de gelatina branca (sem sabor) ou 5 colheres de sopa de gelatina branca em pó
1 xícara cheia de água fervente
Azeite para untar
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer:
Ponha água para ferver.  No liquidificador, ponha 8 colheres de sopa de palmito fresco, 8 colheres de sopa de palmito em conserva, a ricota amassada, o creme de leite e pimenta e sal à gosto. Bata um pouco a mistura Na água fervendo, dissolva a gelatina. Depois de dissolvida, junte aos demais ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente o restante dos 2 tipos de palmito. Com uma colher, misture bem e prove o sal.  Unte a forma com azeite e retire o excesso com papel toalha. Despeje toda a mistura na forma. Ponha na geladeira no mínimo por 12 horas antes de servir.
 

Estrogonofe de Cogumelos

Ingredientes
1 cebola grande
1 colher de sopa de Ghee (*)
½ kg de tomates bem maduros sem pele e sem sementes
1 colher de sopa de açúcar mascavo
sal marinho
pimenta do reino à gosto
2 xícaras de cogumelos shitake cortados em fatias
1 xícara de funghi secchi reidratado
2 xícaras de champignons cortados em lâminas
3 colheres de sopa de mostarda
¼ de xícara de creme de leite

Modo de fazer
Pique a cebola bem picadinha e refogue no Ghee até amaciar. Corte os tomates em pedaços médios, bata no liquidificador e junte por mais 20 minutos. Acrescente então o açúcar, o sal, a pimenta e os cogumelos. Mantenha em fogo baixo até obter um molho consistente. Para finalizar junte a mostarda e o creme de leite. Sirva com batatas coradas ao forno.
 

(*) Ghee

Aqueça em fogo brando vários tabletes de manteiga comum sem sal. Com uma escumadeira, vá retirando a espuma que se forma até acabar. A manteiga se tornará líquida, dourada e transparente. Com a retirada da espuma, nos livramos dos elementos saturados da manteiga.