receitas 


Espetinho de queijo e batata

Ingredientes
12 batatinhas
12 quadrinhos de queijo prato ou reino (100g)
1 ovo ligeiramente batido
½ xícara de farinha de rosca
Óleo para fritura

Modo de fazer
Lave e cozinhe as batatas sem descascá-las, até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Em espetinhos pequenos coloque alternadamente uma batatinha e um cubinho de queijo. Passe os espetos primeiro no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente até que dourem. Deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva como aperitivo.

 

Espetinho de glúten

Ingredientes:
1 lata de bife vegetal (ou 2 xícaras de glúten já cozido)
Cebolinha
Salsa
Orégano
Cebola Alho
Limão

Modo de fazer:
Picar o glúten e juntar com os temperos. Deixar de molho uma hora. Depois espetá-los no palito. Colocar numa fôrma untada e passar por cima dos espetinhos um pouco de manteiga e levar ao forno para corar. Servir quente.

 

Esfiha de carne vegetal

Ingredientes:
     • Massa
1 copo de leite morno
2 ovos
2 colheres de margarina
50g de fermento granulado
Sal a gosto
Farinha de trigo suficiente para amassar
     • Recheio
1 lata de carne vegetal
Tempero verde
Alho
Cebola
3 a 4 tomates

Modo de fazer:
Ponha numa tigela todos os ingredientes da massa e amasse muito bem, deixe crescer durante meia hora. Abra a massa e corte as esfihas, coloque o recheio e passe gemas em cima. Para o recheio refogue tudo numa panela e recheie as esfihas.

 

Fataier de espinafre (culinária síria)

• Massa
5 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água morna
1 tablete de fermento para pão
1 colher de chá de açúcar
1 tablete de margarina
1/2 xícara de óleo
2 colheres de chá de sal
• Recheio
1 maço de espinafre tenro, cru
1 cebola grande ralada (grosso)
2 colheres de sopa de óleo
1 limão pequeno (suco)
Sal a gosto

Modo de fazer:
Numa panela, dissolva o fermento na água com o açúcar e deixe crescer uns 5 minutos. Coloque toda a farinha e o sal por cima. Derreta a margarina, junte o óleo e despeje-os quentes em cima da farinha; mexa com a colher de pau e amasse bem. Deixe descansar por uns 15 minutos. Faça então pequenas bolas dessa massa e ponha-as numa forma untada, uma perto da outra e deixe descansar por mais 15 minutos. Desenrole cada bola com o rolo, mais ou menos iguais e redondas, ponha o recheio, feche as beiradas formando um triângulo; deixe descansar mais 15 minutos. Passe um pouco de óleo por cima de cada uma, e asse em forma untada com margarina. Use só as folhas do espinafre. Depois de lavadas e escorridas, corte-as bem fininho. Junte a cebola, o sal, o óleo e o suco de limão. Escorra bem. Ponha um pouco dessa mistura em cada porção de massa. Observação: Pode-se usar chicória ou escarola em lugar de espinafre.

 

Farofas

1 - De cereais

Ingredientes
100g de manteiga
4 xícaras (chá) de flocos de cereais (trigo, cevada e aveia)

Modo de fazer
Numa panela, derreta a manteiga, tire do fogo e deixe esfriar levemente. Adicione os flocos de cereais na manteiga e mexa sem parar durante uns 5 minutos. Volte ao fogo e deixe dourar.

2 - De talos

Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picado
1 pires de talos de espinafre picados
1 pires de talos de agrião picados
1 pires de talos de salsinha e cebolinha picados
1 pires de talos de mostarda picados
1 colher (sobremesa) de margarina
4 pãezinhos (tipo francês) já duros e ralados grosseiramente 

Modo de fazer
Numa panela, coloque o óleo, a cebola, o alho e deixe refogar até ficarem transparentes. Adicione os talos e a margarina e deixe refogando por uns 5 minutos, aproximadamente. Acrescente a farinha de pão aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Observações: Esta farofa deve ser servida quente, como acompanhamento de pimentões recheados. Pode substituir a farinha de pão por farinha de milho ou mandioca.  Use também talos de beterraba, da acelga, de couve flor, couve ou qualquer outro. 

3 - De quiabo

Ingredientes:
300 g de quiabo
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média (100 g), cortada em rodelas
1 1/2 xícara de farinha de milho (150 g)
1/2 xícara de água (120 ml)
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de molho de pimenta

Modo de fazer:
Lave o quiabo em água corrente e seque com papel-toalha. Corte em pedaços de 1 cm. Numa panela média, em fogo baixo, junte o quiabo, o óleo, a manteiga e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até o quiabo ficar macio (aproximadamente 8 minutos). Acrescente a farinha de milho, misture bem e cozinhe, mexendo sempre e adicionando a água aos poucos, até a farofa ficar levemente úmida (aproximadamente 2 minutos). Tempere com o sal e o molho de pimenta. Transfira para uma tigela e sirva em seguida.  

 

Hommus de tofu

Ingredientes:
1 xícara de tofu
1 ¼ de xícara de grão de bico cozido
¼ de xícara de tahini
¼ de xícara de suco de limão
½ colher de chá
2 dentes de alho
caldo do cozimento do grão de bico
salsa
pão sírio

Modo de fazer:
Bata o tofu com os demais ingredientes (exceto a salsa) no liquidificador à velocidade alta até a mistura ficar cremosa. Adicione o caldo para chegar à consistência a seu gosto.(Quanto mais você bate o molho mais cremoso ele fica. Comece com pedaços pequenos do tofu e bata-os no liquidificador à velocidade baixa com os outros ingredientes até a mistura ficar uniforme. Depois, bata à velocidade alta por aproximadamente 2 minutos. Se a mistura ficar grossa demais, acrescente água, suco ou outros líquidos aos poucos). Enfeite com salsa e sirva-o gelado com pão sírio.

 

Creme de avelã

Ingredientes:
250 gr. de avelã
3 colheres de sopa de óleo de milho

Modo de fazer:
Triture as avelãs no liquidificador ou triturador. Junte o óleo e bata até que fique um creme fino e homogêneo. Conserve em um frasco de vidro. É ótimo para passar no pão. Obs.: pode-se substituir as avelãs por amendoins ou amêndoas.

 

Cenouras ao Vinho

Ingredientes:
330gr de cenoura
3 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de água fervente

Modo de fazer:
Corte as cenouras em rodelas e refogue-as em óleo quente. Acrescente o vinho e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos em panela tampada.

 

Glúten caseiro com molho

Ingredientes:
1 quilo de farinha de trigo
3 xícaras de água
• Molho:
4 xícaras de água (água de legumes, de preferência)
3 colheres de sopa de óleo
2 xícaras de cebola picadinha
1/2 xícara de tomates picados (opcional)
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de molho japonês (Shoyu, Sakura ou Saroma)
Salsa picada
1 folha de louro

Obs: se quiser um molho acebolado, corte a cebola em rodelas em bastante quantidade.

Modo de fazer:
Misture a farinha de trigo com as xícaras de água e amasse como se fosse para fazer pão, pelo menos durante 10 minutos, até ficar uma bola firme. Cubra-a com água fria (numa tigela grande) e deixe de molho pelo menos 1 hora, mas seria preferível durante a noite toda. Lave então a massa, para retirar todo o amido, amassando-a com as mãos, dentro da água e mudando de água continuamente até que esta saia quase limpa (conserve a massa sempre unida para não esfarelar). Ponha então a massa em uma tábua a fim de escorrer toda a água, e dê a forma de um rolo, e corte em fatias de 1 centÌmetro. Cozinhe então essas fatias durante 1 hora em panela comum, ou 20 minutos em panela de pressão: Enquanto isso, faça o molho: refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente os tomates, a folha de louro e a salsa. Misture os demais ingredientes e cozinhe neles as fatias de glúten. Depois de cozidas, conserve as fatias nesse molho até usá-las.

Obs.: Há outra maneira de cozinhar as fatias de glúten para que recebam um bom tempero: e ponha-as no feijão já cozido e temperado, e com bastante caldo, e cozinhe na panela de pressão 15 a 20 minutos. Terão um sabor diferente. O feijão pode ser usado para comer como sempre. As fatias de glúten, depois de cozidas, podem ser usadas de muitas maneiras: bife à milanesa, em guisados; ou moÌdas em assados, bolinhos, recheios, molhos etc.