PRISCILA SENA
Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas. |
|
ronronos e latidos
Coluna nº 10 - 22/08/2008
(próxima 11/09)
Primeiros Socorros - Ingestão de veneno em cães
As papilas gustativas dos cães não lhes permitem distinguir muito bem os sabores e uma infeliz conseqüência desse fato é a propensão de envenenar-se, ingerindo substâncias nocivas. Alguns venenos provocam efeitos colaterais desagradáveis, porém temporários; outros podem ter resultados fatais uma hora após a ingestão, caso não haja intervenção do médico veterinário.
A primeira coisa a se fazer é bem simples: NÃO ENTRE EM PÂNICO! Se o cão está em choque ou inconsciente certifique-se que as vias aéreas estão desimpedidas, e procure o veterinário.
Em caso de convulsão, impeça que o cão se machuque ou morda a si mesmo e aos outros (NUNCA segure a língua). Evite o superaquecimento, não cobrindo o cão durante o transporte.
O vômito pode ser provocado dando uma ou duas colheres de água oxigenada de 10 volumes a cada 15 minutos.
Somente faça isso se o animal estiver consciente e alerta, e vá correndo para o veterinário.
Alguns produtos de uso doméstico que podem intoxicar seu cãozinho:
Soda cáustica
Alvejante
Sabão para lava-louças
Querosene
Detergente
Limpador de fogão
Removedor de tintas
Solvente de tintas
Ceras – para móveis, piso e calçados
Desinfetantes lustra-móveis.
BUTOX
Lisoform
Sinais clínicos de intoxicação:
Agitação
Inquietação
Contração
Salivação
Convulsão
Coma
Fraqueza dos membros posteriores
Dificuldades respiratórias
Tremores musculares
Vômitos
Gengivas descoradas
Qualquer suspeita de ingestão de qualquer tipo de produto que possa vir a intoxicar o seu cãozinho, corra para o veterinário com a maior urgência, um minuto é precioso!!!!!
Ah! E para aqueles que adoram dar LEITE para o cão intoxicado, tenho uma péssima notícia: de nada ADIANTA. Então, só para vocês não esquecerem: CORRAM para o VETERINÁRIO!!!
Até a próxima.
início |
cão |
gato |