Christina M. Herrmann  

Christina M. Herrmann é poeta, webdesigner. Carioca, vive atualmente na Alemanha. Comunidades no orkut: "Café Filosófico das Quatro", "Sociedade dos Pássaros-Poetas" ambos de entrevista e "Orkultural" em parceria com Blocos Online.
Blog: <http://www.chrish.weblogger.terra.com.br>. Página pessoal no Orkut: <http://www.orkut.com/profile.aspx?uid=3958990305271197129>

Coluna 27 - 1 ª quinzena de outubro
próxima coluna:24/10

EDIÇÃO DE OUTUBRO – CRÔNICA & POESIA – PARTE I

Nesta primeira quinzena de Outubro, iniciamos nossa coluna com a crônica “Quem é o dono das idéias” da Prof. Solange Firmino , sobre a questão dos Direitos Autorais.

Acompanhe, a seguir, uma seleção de poemas de: Antonio Carlos Rocha , Rejane (Mel) Britto , Virgínia Além Mar , Maria Lúcia de Almeida , Rogério Santos e Maria Angélica (Bilá) .

Boas leituras e não deixem de acompanhar a segunda parte de Crônica & Poesia , na próxima quinzena!

Abraços Orkulturais :-)

***

Quem é dono das idéias?

Solange Firmino

O texto “Cópia e plágio na internet” , da coluna Orkultural n° 14 , gerou alguns debates sobre assuntos relacionados. Uma amiga disse que já confundiu seus textos com os de outros autores, como se ela tivesse escrito algo que outro autor escrevera antes, e não sabia se isso tinha a ver com mediunidade.

Existem muitos textos que se assemelham na temática, mesmo que um autor não tenha intenção de plagiar outro. O filósofo Platão acreditava no mundo das idéias, onde existiam as idéias primordiais e eternas que encontramos na natureza. O que conhecemos como realidade seria uma sombra ou cópia da idéia padrão. Certamente ele não falava do tipo de cópia e plágio a que nos referimos.

Quem sabe a amiga aflita com a idéia da mediunidade estaria certa se considerássemos o que Platão chamou de reminiscência , ou seja, as almas contemplam as Idéias e guardam-nas como lembranças que podem ser despertadas. Assuntos ligados a esse são mediunidade, idéias inatas e reencarnação.

Jung, na Psicologia Analítica, falou sobre as idéias universais, ou os arquétipos que formam nossa psiquê, e ampliou os conceitos relacionados à alma. As idéias arquetípicas são adquiridas pela mente quando a alma, antes de vir ao mundo, contempla os arquétipos. O inconsciente coletivo é formado pelo acesso ao arquétipo e atua individualmente, por exemplo, nas produções literárias.

Será que textos e temas parecidos são o reflexo intuitivo do que os autores recordam das imagens primordiais de Platão e Jung? Ou pode-se aceitar a teoria de Santo Agostinho, para quem as idéias universais surgiam pela iluminação divina? Há dezenas de teóricos sobre o Conhecimento e as Idéias com outras sugestões, afinal, os conceitos de Idéia e Conhecimento mudam de tempos em tempos. Mas todos admitem que há temas universais que afligem os seres humanos, e esses temas podem ser expressos nas obras artísticas e literárias. Sendo assim, essas idéias não têm dono.

Como em toda época, há os que acreditam no conhecimento como bem da humanidade, como Platão e Jung; e os que acreditam que o trabalho intelectual é pessoal e o seu direito deve ser garantido ao autor. Quem pode dizer sobre o autor da Língua Portuguesa? Como saber quem foi o primeiro ser humano que pronunciou os primeiros fonemas em latim?

Temos visto na história que a divulgação e a partilha de idéias é proveitosa para todos. Mas não parece tarefa fácil definir o que é de todos e o que precisa ser protegido.

Propriedade intelectual é o nome moderno que garante ao responsável por uma idéia o direito de produção. Invenções, desenhos e obras artísticas são exemplos de propriedades intelectuais.

A noção de autoria estará ligada a de propriedade intelectual. O direito autoral protege as produções publicadas e também os softwares . Mas nem a noção de autoria parece estar devidamente acertada. Quem é dono do software livre? Quem é dono da Wikipédia , página da internet onde existem informações registradas em cooperação com milhares de autores?

Livros são disponibilizados na internet e podem ser copiados, assim como programas, jornais, músicas e outros arquivos gratuitos. Claro que muitos divulgadores têm objetivos comerciais. Da mesma forma, nem todos os que copiam têm objetivos éticos.

A Biblioteca Nacional responde na sua página que as idéias não são protegidas pelo direito autoral. As idéias que estão na forma de obra intelectual é que são protegidas.

Sabemos que em toda obra, antes de ser expressa, existe uma idéia. Essa idéia não tem dono, pertence a todos, mas o trabalho feito pelo autor tem dono, de acordo com as leis atuais da propriedade intelectual. Desde que as obras estejam registradas, ainda pode-se brigar pela autoria.

***

Sábado
Antonio Carlos Rocha


Sábado som
Da banda
Do bando
Da boca
Do beijo
Da unha tecendo
Cordas do violão
Sábado pausa
Na pressa
No preço
No peso
Da cabeça tonta
De tanto fazer conta.
Sábado canto
Do amigo
Do abrigo
Do alado
Do sonho colorido
No poema que componho.


Duelo
Rejane (Mel) Britto

cavalgo, em disparada
de "repente" meu verso te encontra
e no chicote estala a rima


Cello
Virgínia Além Mar

Na beleza silenciosa
lua calma espera
lamparina acesa
vela,
o sono dos amantes
das crianças
dos amigos distantes
o som do violoncelo solitário
sonha comprido
não é triste é sentido...
na "arte do acompanhamento a si próprio"
prepara o coração para dá-lo ao amigo.


Esperança
Maria Lúcia de Almeida

Das lembranças , a mais escondida
Sombra silenciosa e discreta
Ternura que se inunda e logo desvanece
Feito cheiro de flores à janela.

Sonho frágil,pouco acalentado
Entre águas claras se confunde
Barco leve, solto, segue à deriva
Desconhece qual porto de chegada.

Mas eis que no meio desse quase nada
Instante fulgaz - retrocesso -
Surge qual ponto de remota possibilidade
Da última esperança, ainda um resto.


Paralelogramo
Rogério Santos

a casa
é o coração
da gente
a rua
a primeira
artéria

depois vem
a avenida
e o refluxo
regorgita
a vida
na colméia

os olhares
com cílios
toldos
varandas
sacadas
secretas

o bairro
é o pulmão
os arrabaldes
são rins
fígado
e traquéia

o centro
é o cérebro
a zona industrial
estômago
e a comercial
sistema nervoso
e cefaléia

um corpo
que se move
e avança
no espaço
o cotidiano
é pura
matéria

quem tem
bom preparo
acelera
quem não
tem liga
a tevê
e espera


Acolhimento
Maria Angélica / Bilá


Em minha rua
há uma frondosa mangueira
primavera e outono o ano inteiro
É lá que os pássaros
fazem morada ao anoitecer


Retratos
Maria Angélica / Bilá

Minha história
gravada nas figuras
meu passado
presente nas molduras

 

DICAS E EVENTOS ORKULTURAIS

Acesse o fórum de debates e eventos da nossa comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440


CLIQUE AQUI PARA INTEIRAR-SE DAS COMUNIDADES PARCEIRAS DA COLUNA ORKULTURAL
(é preciso participar do orkut para poder acessar o link)

Arquivo de colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 , 11, 12, 1314, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26

Voltar