Bicharada
Para além de cães e gatos

NOTÍCIAS - 2006

CUPINS NA CASA DO SOL !
A Casa do Sol, sede da Instituição Hilda Hilst, foi construída pela escritora em 1966. Trata-se de uma construção diferenciada, estilo colonial mineiro, com 700m2, rodeada por árvores e um paisagismo diferenciado num terreno de 12.000m2. Foi aí que a escritora viveu por quase quarenta anos e onde realizou praticamente 80% do seu trabalho.
É Patrimônio Cultural que deve ser preservado.
PARTE DA MADEIRA E MÓVEIS QUE COMPÕE A CASA DO SOL VEM SENDO DEVORADA POR... CUPINS!
A Instituição Hilda Hilst - Casa do Sol Viva, localiza-se no Município de Campinas, na Quadra B do Residencial Parque Xangrilá.
DISTA:
- 15 min do centro da cidade de Campinas;
- 5 min da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
- 5 min da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCAMP);
- 3 min de Alphaville de Campinas;
- 1h da cidade de São Paulo;
A Instituição não tem ainda nenhum patrocinador mas é urgente descupinizar a residência.
Portanto se você é proprietário (a) de uma descupinizadora, ou amigo/amiga, filho/filha, amante/esposa/esposo de um... será que não pode ajudar a Instituição?
AJUDE A PATROCINAR A DESCUPINIZAÇÃO DA CASA DO SOL
ENTRE EM CONTATO: hildahilst@uol.com.br
ABRAÇOS A TODOS
E MUITO OBRIGADO.
       Mora Fuentes

SOS URGENTE - Estou pedindo ajuda para cuidar de 60 gatinhos e vários cães de rua... Sou veterinária (CRMV BA 1354), tenho Esclerose Múltipla e estou desempregada, por causa da doença que tenho... uso bengala e cadeira de rodas para andar. Peço que vc colabore com o que puder, pode ser 1 real. Preciso comprar ração (são usados 120 kg de ração para os gatinhos e 100 kg de ração para os cães, por mês), vermífugos, antibióticos para os animais doentes... Também preciso de jornais e material de limpeza... Estou muito doente, quase não ando mais, mas não desisto deles. Eles precisam de mim, senão o CCZ pode levá-los e provavelmente sacrificá-los. Entrem no meu profile no Orkut: <http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14207348998722550946>. A conta minha conta é: Banco BRADESCO — AGÊNCIA 1425-7 — CONTA POUPANÇA 1013496-0 — LILIA NUNES DE AMORIM. O meu e-mail: <lilia_amorim@yahoo.com.br> e meu fotoblog com as fotos dos gatinhos para quem quiser adotar algum: <www.fotolog.terra.com.br/adotegatinhos>.
DEUS OS ABENÇOE...
Notícia enviada por Mora Fuentes


PROTESTEMOS CONTRA A MATANÇA DE GATOS EM PIRACICABA. OMISSÃO É CONIVÊNCIA!!!
Amigos,
A crueldade dos homens agora conta com o apoio das instituições que deveríam representar a sociedade.
O fato é que o prefeito do município de Piracicaba, Barjas Negri, deu a LICENÇA PARA MATAR 150 gatos que habitam discretamente e silenciosamente no cemitério da Saudade, com o "nobre" pretexto que os felinos estão "derrubando e quebrando vasos" que enfeitam os túmulos ali presentes.
Com certeza essa matéria do Jornal de Piracicaba (publicada dia 28/06/06), deixará muitos piracicabanos indignados. Mas indignação não resolve a questão, precisamos de MOBILIZAÇÃO E ATITUDES CONCRETAS!
O SPPA pediu a intervenção do Ministério Público, mas o fato é que 10 gatos já foram capturados. Vamos nos organizar e tomar uma iniciativa com urgência!
Podemos nos manifestar através de e-mails para a mídia local:
cartas@jpjornal.com.br
tribuna@tribunatp.com.br
redacao@gazetadepiracicaba.com.br
E principalmente com o PREFEITO:
prefeito@piracicaba.sp.gov.br
Este apelo parte da SPPA - Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais. Horrorizada me encontro com esta situação acima, façamos algo urgente.
Vera Vilela


ABAIXO ASSINADO IMPORTANTE - É uma campanha muito necessária e que ainda conta com pouquíssimas assinaturas. Assinem e divulguem, é bem rápido! Vejam mensagem abaixo. "Chegará um dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, então, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade". Leonardo da Vinci. Foi lançada durante a Convenção das Afiliadas em Londres, da WSPA, a campanha mundial da WSPA "Para mim os animais importam". Esta campanha tem como objetivo coletar 10 MILHÕES de assinaturas no mundo todo, que acompanhará a petição que será entregue para a ONU, onde os países participantes concordam em admitir que os animais são seres sencientes. Será uma mudança importantíssima para os animais, pois a partir da aceitação deste termo, estaremos automaticamente igualando os direitos deles aos dos humanos. Vote no site da campanha: <http://www.animalsmatter.org/>. Lá vocês encontrarão em português todas as informações, o Manifesto, etc. Recomendamos que leiam e se informem dos detalhes da Campanha. Notícia repassada por Marcya Harco


"Amigos,
saiu no Diário Oficial do dia 20 de junho de 2006 a Resolução Conjunta SEPDA/SMG/SMT. Considero o início da INTERDIÇÃO TOTAL DAS CHARRETES EM PAQUETÁ, já que os charreteiros não TEM  a menor condição de cumprir as esigências e tb a SEGUNDA parte será pedido de UMA RESOLUÇÃO que fica proibido animais de grande porte em áreas que não tem pasto. Muitos charreteiros possuem  processo  na DELEGACIA DA ILha do Governador.
Alguns charreteiros já estão desistindo com esta resolução. Espero que seja o caminho para O FINAL DA TORTURA DOS CAVALOS DE PAQUETÁ não é uma REGULAMENTAÇÃO mas uma RESOLUÇÃO nunca existiu na ILHA nenhum documento oficial para conter aquela BADERNA!! Esperamos que o NOVO ADMINISTRADOR  Fabio Duarte seja rigoroso no cumprimento dessa RESOLUÇÃO. As coisas estão acontecendo numa QUESTÃO que se arrasta há 40 anos!!
Carmen Senna - DAAJ - RJ

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEPDA / SMG / SMTR N.º 001/2006

DISPÕE sobre diretrizes relativas à utilização de animais tração e carga nas vias públicas do bairro de Paquetá e dá outras providências.

O SECRETÁRIO ESPECIAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS, O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO E O SUBSECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES RESPONSÁVEL PELO EXPEDIENTE, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor, e

CONSIDERANDO a utilização de animais com a finalidade de tração e carga no âmbito do Município do Rio de Janeiro, notadamente no bairro de Paquetá;

CONSIDERANDO a prática de maus tratos aos animais de tração no bairro de Paquetá, apurada no processo administrativo n.º 27/000.049/2006, e ainda o previsto no Art. 32 da Lei Federal n° 9605/98, e detalhadamente descrita no conteúdo do Decreto Federal n° 24.645 de 10 de Julho de 1934 em seu Art. 3°, incisos VIII a XVI;

CONSIDERANDO o estabelecido no artigo 2° do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, instituído pela Lei No. 9.503 de 23 de setembro de 1997, que de acordo com as peculiaridades locais e circunstanciais especiais, os órgãos ou entidades com circunscrição sobre suas vias têm atribuições para regulamentá-las;

CONSIDERANDO o estabelecido no artigo 24° do CTB, que compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, registrar e licenciar, na forma da legislação, veículos de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações, bem como conceder autorização para conduzir veículos desse tipo;

RESOLVEM:

Art. 1° Disciplinar o trânsito de veículos de tração animal em vias públicas urbanas do bairro de Paquetá, obedecendo às normas do Código de Trânsito Brasileiro.

§ 1° Para os fins desta Resolução, são considerados veículos de tração animal quaisquer meios de transporte de carga (carroças e similares) ou de pessoas (charretes e similares).

§ 2° Somente será permitida a utilização de eqüinos, asininos e muares na tração do veículo.

Art. 2º Todo veículo de tração animal, para transitar nas vias públicas no bairro de Paquetá, deverá estar cadastrado e, pelo órgão competente, licenciado, bem como conter placas de identificação.

Art. 3º Compete à XXI Administração Regional:

I - cadastrar os condutores dos veículos de tração animal;

II - cadastrar o(s) animal (is) utilizado(s) na tração do veículo;

Parágrafo único – Os dados referentes aos cadastramentos serão encaminhados ao Departamento de Trânsito – DETRAN para os devidos registro, e licenciamento.

Art. 4º São equipamentos obrigatórios do veículo:

I - freios, considerados como tal o bridão ou cabeção;

II – placa de identificação;

III - arreata completa;

IV – batente para subida ou chapa parafusada ao varal;

V – coletor de excrementos.

Art. 5° Nenhum veículo de tração animal poderá transitar sem que seja observado, além do disposto nos artigos 1º e 2º, o que segue:

I – o condutor deverá portar a devida habilitação válida para condução de veículo de tração animal;

II – o animal utilizado na tração do veículo deverá estar cadastrado e identificado pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais através de resenha e informações específicas sobre o animal, gozando de boa saúde;

Art. 6° A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais criará uma Comissão Permanente, integrada por médicos veterinários para que examinem e cadastrem os animais, atestando seu estado de saúde, através da emissão de laudo próprio.

Art. 7° A obtenção da documentação de que trata o art. 2º desta Resolução fica condicionada ao seguinte:

I – para o condutor;

a) Ter idade mínima de 18 anos;

b) Gozar de boa saúde física e mental, comprovada por atestado médico;

c) Freqüentar curso sumário sobre sinais de trânsito e regras de circulação, promovido pelo órgão competente.

d) Não ter sido processado civil ou administrativamente pela prática de maus tratos a animais.

II – para o eqüídeo:

a) gozar de boa saúde atestada por médico veterinário devidamente habilitado, especialmente não ser portador de anemia infecciosa eqüina (AIE), atestada por laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

b) portar ferraduras nos membros posteriores e inferiores.

c) apresentar identificação individual adequada que permita a associação direta com o veículo de tração correspondente.

Art. 8° É obrigatório, ao condutor do veículo de tração animal, portar os documentos de sua habilitação, do veículo e a identificação do animal utilizado na tração.

Art. 9° Fica estipulada carga horária máxima de oito horas diárias ou quarenta e oito horas semanais, para circulação dos veículos de tração animal.

Art. 10 Fica proibida a utilização de animais doentes ou feridos, bem como de fêmeas prenhes, na tração dos mencionados veículos.

Art. 11 Constitui infração a ação ou omissão voluntária ou não, por parte do proprietário ou do condutor do veículo de tração animal que importe na inobservância das condutas relacionadas abaixo:

I – transitar sem portar os documentos de autorização, licenciamento do veículo e o licenciamento do animal utilizado na tração;

II – transitar com o veículo sem qualquer dos equipamentos obrigatórios, ou estando estes ineficientes ou inoperantes;

III – utilizar para tração do veículo, animal sem identificação ou licença;

IV – transitar em vias proibidas;

V – conduzir o veículo de tração animal, sob efeito de bebida alcoólica, ou qualquer outra substância entorpecente;

VI – submeter o animal utilizado na tração do veículo a maus tratos;

VII – transportar carga acima da capacidade de tração dos animais;

a) O limite de carga a ser transportada, nele incluído o peso do veículo e do condutor, não poderá exceder o peso do animal utilizado na tração.

Art. 12 A guarda primeira do veículo, quando apreendido, é de responsabilidade da Administração regional, comunicando tal apreensão ao órgão de trânsito competente para as devidas providências.

Art. 13 A guarda dos animais apreendidos é de responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses do Município.

Art. 14 As infrações aos preceitos deste Decreto serão punidas com as seguintes penalidades:

I – advertência verbal;

II – advertência por escrito;

III – apreensão do veículo;

IV – apreensão do(s) animal (is);

V - suspensão da autorização do condutor;

VI - cassação da autorização do condutor.

Art. 15 A liberação do veículo de tração animal, somente ocorrerá após a correção da irregularidade notificada e o pagamento da multa.

Art. 16 A pena de suspensão da autorização do condutor será de 3 (três) dias a até 3 (três) meses.

Art. 17 A pena de cassação de autorização do condutor dar-se-á quando da reincidência, a qualquer dos incisos do art. 8° desta Resolução.

Art. 18 Da aplicação das penalidades previstas neste Decreto, caberá recurso à SEPDA., respeitado o prazo de 10 (dez) dias a contar da data da autuação.

Art. 19 Esta Resolução entra em vigor dentro de 90 (noventa ) dias a contar de sua publicação.

VICTOR AUGUSTO DUARTE FASANO
Secretário Especial de Promoção e Defesa dos Animais

CÉLIO CÉSAR LUPPARELLI FARIA
Secretário Municipal de Governo

DALNY ARAÚJO SUCASAS
Subsecretário Municipal de Transportes
(Respondendo pelo Expediente)

(*) Republicado por ter saído com incorreções no D.O. RIO n.º 56 de 06/06/2006, Página 13.

Enviado por Carmen Senna
FOTOLOG - http://fotolog.terra.com.br/carmen_senna/
NOVO SITE  OFICIAL  EM ATUALIZAÇÃO - www.daaj.org.br


Pelo Orkut, o escritor Mora Fuentes, que administra a Casa do Sol, sede da Instituição Hilda Hilst, divulgou o seguinte recado:

A Casa do Sol, sede da INTITUIÇÂO HILDA HILST, está enfrentando dificuldades, que esperamos sejam passageiras.
- O custo mensal de ração para os 42 cães é R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais), o que equivale a 4 sacos semanais, de 25 kg cada um, de ração Max Buffet Premium.
- R$ 600,00 (seiscentos reais) de salário mensal para o funcionário q cuida da higienização dos canis (recebemos freqüentemente a visita do pessoal da Zoonose de Campinas para controle da higiene dos canis).
Existem vários outros gastos de manutenção, tais como veterinários, medicação, produtos de higiene, de desinfecção e etc, mas se conseguirmos ajuda para esses acima já será um grande alívio.
Quem puder contribuir, deixe no endereço http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=30594&tid=2454242837337363004&start=1
o valor (ou descrição) de sua contribuição.
BANCO ITAÚ (BANCO 341)
JOSÉ LUIS MORA FUENTES
AGÊNCIA 0068
C/C 34272-4
A Instituição Hilda Hilst agradece.


Cães e gatos condenados à morte são salvos pela acupuntura

Clique aqui para ler a matéria, enviada por Solange Firmino


 

Você sabe que os animais sonham? Os sonhos podem interferir no temperamento, comportamento e no modo de agir do animal.

O sonho de um gato ou cachorro pode ser influenciado pelo ambiente em que ele convive. Se o animal vive em um ambiente barulhento e onde ele não recebe atenção, este animal poderá dormir pouco, se tornando um animal estressado e solitário. Mas se ele vive em um ambiente tranqüilo e recebe carinho atenção o animal não terá problemas com estresse e outros. Então aqueles que têm a vida agitada demais se estressam e tendem a dormir menos, apresentando assim vários problemas.
O que pode também trazer problemas é a interrupção do sono do animal.
Devemos então respeitar os horários e deixar o animal dormir tranqüilamente. O REM (Hora em que o sono é mais profundo) é necessário para o equilíbrio e o bem estar do animal. Especialistas já chegaram na conclusão que o sono REM só se apresenta em aves e mamíferos, ou seja, animais de sangue quente.
Enviado por Solange Firmino


PRESENTE EM 2006: GANHE ESSES CAVALOS E + FRETE GRÁTIS

Esta é Princesa e a filhinha Espoleta, que fez 3 meses agora  dia 09-1..... a mãe foi encontrada vagando em uma rua da Tijuca, no Rio, comendo lixo, e quase foi atropelada, foi pedido de RESGATE por uma senhora que não pensou duas vezes em ajuda-lá no dia 08-10-05, ficaram comigo até agora... MAS PRECISO DOÁ-LAS PARA QUEM GOSTA MUITO DE CAVALOS E DÊ MUITO AMOR, de preferência para fora  da cidade, regiões próximas ao RJ, por causa de PASTO, CAPIM, um sítio, chácara algo sim.... Tenho uma certa resistência para DOAÇÃO, mas chegou a HORA.....porque elas estão bem saudáveis prontas para um nova chance.... um LAR!! TEMPERAMENTO DA MÃE ÉGUA: DÓCIL, MEIGA, CARINHOSA.... MUIIIITO CALMA, UMA VERDADEIRA PRINCESA E SOFREU TANTO NAS RUAS. Espoleta a filha essa bebezinha é a coisa mais linda do mundo.... FOI UM MILAGRE O NASCIMENTO DELA, É ALEGRE, SAPECA, JÁ ESTÁ ACOSTUMADA COM PESSOAS E ADORA CACHORRO!! O rapaz que me ajudava  em JACAREPAGUÁ FOI EMBORA DE REPENTE.... então estou no sufoco não digo nem na parte financeira porque isso é uma constante.... mas no trato.... no PEGAR CAPIM, o mais importante agora  é a ADOÇÃO. Quanto mais  o tempo passar o ELO AFETIVO VAI crescendo  E FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL.  Sei que meu trabalho junto a eles é cuidar, recuperar e encaminhar para ADOÇÃO,  porque estão bem e outros não, como por exemplo os velhinhos que tenho dois que não vão para adoção.... tenho uma sem orelha.... os que estão bem se forem adotados abre espaço para outros.  Já consegui boas adoções por quê não vou conseguir para elas?..... Essa semana DOEI um POTRO, ele foi para Teresópolis.... mas quando chegou olhou para trás como quem diz... vou ficar aqui...... confio em vc.... deu um aperto  no coração mais ele está bem.... e tenho notícias dele... já está adaptado, o cavalo é um animal inteligente... ele sente que não é para o mal, mass a despedida é DOSE! Então peço que me ajudem com elas que estão na foto..... REPASSEM TB PARA SEUS CONTATOS. Por favor me ajudem na ADOÇÃO DELAS..... É URGENTE!!! pode aparecer um CASO GRAVE E NÃO TENHO COMO RECEBER.... E A VIDA É ASSIM..... ELES CHEGAM SÃO RECUPERADOS  E TÊM QUE IR PARA ADOÇÃO, SE NÃO, DAQUI A POUCO MINHA CASA VIRA UM ABRIGO DE CAVALOS E NÃO É ESSA MINHA INTENÇÃO.  Até porque já estou com mais dois em Jacarepaguá ...... e sem ninguém para ajudar a cuidar!!! só eu!! Estou angustiada com essa situação!!! REPASSEM.... REPASSEM....... AJUDEM A ELAS, POR FAVOR........ ESTÁ FALTANDO CAPIM.... PRECISAM IR PARA UM  LOCAL COM PASTO..... de preferência. Qq coisa me dêem um retorno..... TRANSPORTE POR CONTA DA DAAJ...... ELAS JÁ FIZERAM EXAME DE SANGUE E ESTÃO SAUDÁVEIS!! Obrigada, agradeço por elas!!!!

Carmen Senna
http://fotolog.terra.com.br/carmen_senna/
NOVO SITE  OFICIAL ATUALIZADO DO DAAJ: www.daaj.org.br
Entre para a LISTA DEFENSORES DOS CAVALOS: http://br.groups.yahoo.com/group/defensoresdoscavalos

"NÃO BASTA TER COMPAIXÃO É PRECISO AGIR" - PARAMAHANSA YOGANANDA

Nota de Leila: Carmen faz um trabalho belíssimo com os cavalos, salvou muitos na Ilha de Paquetá dos maus-tratos. Ajudem. Eu própria já adotei dois cavalinhos. Para verem fotos dos meus afilhados — Apache e Aurora —, basta correr com a barra de rolagem vertical para baixo. Contamos todos — humanos e equinos — com vocês.


NOTÍCIAS 2005

A Itália dá belos exemplos ao mundo. Se você puder, repasse, por favor, este e-mail a seus contatos. Belos atos precisam ser divulgados.

Uma pessoa diz na entrevista: "A civilização de uma cidade também pode ser medida por isso". E como pode! A Itália merece todo o meu respeito — enorme respeito. Como eu gostaria de ver o Brasil com míseros dez por cento desse respeito!
O link para a matéria (publicada no UOL) é este:
http://www1.uol.com.br/bichos/noticias/reuters/ult297u411.shl

CÓPIA DA MATÉRIA:

Roma proíbe uso de aquários pequenos por serem cruéis

25/10/2005

ROMA (Reuters) - A cidade de Roma proibiu os aquários pequenos para peixes que, segundo os ativistas pelos direitos dos animais, são cruéis, e tornou obrigatório o passeio regular com cães na capital italiana, disse o conselho municipal na terça-feira.
O clássico aquário de peixes esférico foi banido sob uma nova lei que também proíbe que peixes ou outros animais pequenos sejam dados de brinde. A proibição entrou em vigor depois da aprovação de uma lei nacional, que condena à prisão quem abandonar seu cão ou gato.
"É bom fazer o possível por nossos animais, que em troca de um pouco de amor preenchem nossa existência com sua atenção", disse Monica Cirinna, conselheira responsável pela lei.
"A civilização de uma cidade também pode ser medida por isso", disse ela ao jornal romano Il Messaggero.
Segundo o jornal, o aquário redondo provoca cegueira no peixe. Ninguém no conselho de Roma estava disponível para confirmar se esse foi o motivo da proibição.
Muitos especialistas em peixes dizem que os pequenos aquários redondos não fornecem oxigênio suficiente para os peixes.
Em julho de 2004, o Parlamento aprovou uma lei que estabelece multas e prisão para quem abandonar os bichos de estimação.
A cidade de Turim aprovou uma lei em abril para multar os donos de animais em até 500 euros (597,7 dólares) se eles não saírem com seus cães pelo menos três vezes ao dia.
O novo estatuto romano exige que os proprietários exercitem regularmente seus cães, e proíbe-os de cortar os rabos dos animais por razões estéticas.
Enviado por Glauco Damas

 

Amigos dos Animais,  vamos participar e passar adiante a petition on line "Apoio ao PL 1376/2003 do Dep. Afonso Camargo" apoiando a castração como forma de controle de natalidade, e repudiando o extermínio de cães e gatos saudáveis pelos CCZs das cidades do país. É só clicar no link abaixo: http://www.PetitionOnline.com/13762003/ atenciosamente, Clarice Villac

Mais fotos dos meus afilhados Aurora e Apache - Na primeira, Aurora na Av. Brasil, após ter sido salva de algum acidente na pista, triste, esperando ajuda, sem saber qual seria seu destino. Na segunda, Apache: imponente. Adote um cavalo você também. Os interessados escrevam para Carmen Senna, através do e-mail: <defesanimal@terra.com.br>. Vocês podem visitar os apadrinhados a qualquer hora, é só combinar.

A CHIMPANZÉ SUÍÇA ACABA DE MORRER NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR - Às 11 horas da manhã do dia 27 de setembro (2005)a chimpanzé Suíça, que era motivo de um Hábeas Corpus do Ministério Público de Salvador contra o Zoológico, acabou de morrer. Exigimos uma investigação profunda sobre as causas de sua morte, já que se ela viveu dez anos naquele recinto absurdo, exposta ao público a poucos metros de distância, quando a possibilidade de sua liberdade era imediata, ela não conseguiu obtê-la. Instamos ao MM. Juiz Edmundo Lúcio da Cruz que em memória dela, ao menos, dê o Habeas Corpus, como um exemplo que deve ser seguido por todos os Juizes de nosso país, quando um Grande Primata seja aprisionado sem causa, e alguém solicite sua liberdade através de Habeas Corpus. Isto prova o que estamos denunciando nos últimos anos, os Grandes Primatas não podem viver em Zoológicos, expostos ao público, em condições precárias, humilhados e controlados em suas vidas, já que nós temos uma dívida antiga com essas espécies que são nossos parentes e a qual tanto temos causado danos.
Dr. Pedro A. Ynterian
SANTUÁRIO DE GRANDES PRIMATAS
PROJETO GAP - BRASIL
www.projetogap.com.br
Tel. (11)5564-9595/  (11)5564-9598
Notícia enviada por Clarice Villac

Aurora e Apache - Dois cavalinhos abandonados e resgatados por Carmen Senna. Aurora foi encontrada na Avenida Brasil, no meio dos carros. "Vovô" Apache, como é conhecido, está cego de um olho e é idoso, mas nem por isso gosta menos de viver: vejam como espoja-se na grama, em Itaboraí. Ambos foram adotados por mim (Leila Míccolis). Adote você também um cavalinho: R$ 30,00 por mês. Mais detalhes escrevam para a própria Carmen, através do e-mail: <defesanimal@terra.com.br>.


DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - SEÇÃO I - 26.08.2005 - PÁG. 3 - LEI Nº 11.977, DE 25 DE AGOSTO DE 2005. Institui o Código de Proteção aos Animais do Estado e dá outras providências. Clique aqui para ler o teor da lei na íntegra.

DENÚNCIA DE SITE DE TORTURA DE ANIMAIS NO ORKUT - Recebi de diversas pessoas a mensagem de que no Orkut estava sendo veiculada comunidades que incitam à sevícia e maus tratos com os animais. Coloco o end. das mesmas pedindo para que elas sejam denunciadas, para que sejam retiradass do orkut.

CRIME! Por favor, ajudem a denunciar essas comunidades.

Eu torturo animais: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2570365
Eu adoro matar bichinhos: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=383527
Adoro maltratar animais: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3464380
Eu maltrato animais: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2463138

Cachorro Bom é Cachorro Morto: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1204680
Já estuprei meu cachorro: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1112826
Cães de rua podem salvar vidas: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2853084
Eu adoro a carrocinha: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1511109
Pit Bull Rinhas: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2834309
Cachorro quente para todos: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3658766
Eu chuto poodles: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1289094

Vamos matar todos os gatos: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1763641
Gatos na garrafa: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1049263

Sexo com animais: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1034560
Eu introduzo animais no ânus: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=627985
Animais de estimação fritos: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3025394


Para denunciar, clique em falso! denunciar e cole a mensagem abaixo na explicação:
"This community is doing apology to violence against animals, which is crime in the Brazilian Penal Code. There are topics that mention the ways used to kill defenseless animals, encouraging that other people do the same."
"Esta comunidade está fazendo um apologia de violÊncia com animais e, isto é um crime no Código Penal Brasileiro. Existem vários tópicos que relatam os modos usados para que esse animais sejam mortos, encorajando outras pessoas a fazerem o mesmo".

 

CIRCO SEM ANIMAIS

Domingo, 19 de Junho de 2005

Lei proíbe uso de animais em circos em SP

Quem descumprir a lei pode ser multado em R$ 1.500,00. Em caso de reincidência, o valor será dobrado

São Paulo - A Câmara Municipal de São Paulo derrubou o veto ao projeto de lei 862, que proíbe o uso de animais em apresentações de circo. Com isso, a lei foi aprovada e entra em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial .

O projeto de lei que impede os circos de usar animais foi apresentado pelo ex-vereador Roger Lin (PSB) em 2003 e, apesar de aprovado na Câmara, tinha sido vetado pelo prefeito José Serra. Na quarta-feira o projeto voltou à Câmara e o veto foi derrubado.

Com isso, fica proibido o uso de animais de qualquer espécie em apresentações de circo e congêneres na cidade de São Paulo.

Quem descumprir a lei pode ser multado em R$ 1.500. Em caso de reincidência, o valor será dobrado e o circo pode ter sua licença de funcionamento cassada.

Fonte: http://protecao.zip.net/


Conheça cidades onde a utilização de animais em circo está proibida:

Araraquara - SP
Atibaia - SP
Avaré - SP
Batatais - SP
Bebedouro - SP
Blumenau - SC
Campinas - SP
Cotia - SP
Guarulhos - SP

 

Itu - SP
Jacareí - SP
Montenegro - RS
Olinda - PE
Passo Fundo - RS
Pernambuco - PE
Porto Alegre - RS
Recife - PE
Ribeirão Pires - SP

 

Rio de Janeiro - RJ
Rio Grande - RS
Salto - SP
Santo André - SP
Santos - SP
São Paulo - SP
São Leopoldo - RS
São Vicente - SP
Sorocaba - SP
Ubatuba - SP

Fonte: http://www.aila.org.br/circo2.htm

 


AFETO

No Zoológico da cidade londrina de Knowsley

Keppler é um cachorro de raça golden retriever e Mi-Lu é um veadinho que foi desprezado por sua mãe, que teve um número excessivo de crias. Uma equipe de veterinários decidiu colocar Mi-Lu em companhia do cão, que também estava vivendo solitariamente. As espécies são totalmente diversas, mas o entendimento entre eles está perfeito.

Fonte: Revista Isto É, de 4/5/2005
Foto: Phil Noble/EFE

Aos meus amados "amantes dos animais": Nós não podemos ficar de braços cruzados diante de tal situação: Não sei se todos já estão sabendo do caso da cadelinha Preta, de Pelotas-RS, que foi brutalmente torturada por jovens que a amarraram no pára-choques de um carro e a arrastaram por mais de cinco quarteirões até matá-la (ela e seus filhotinhos, que, em um mês, estariam no mundo - todos eles com donos já destinados). Mais detalhes no link abaixo. Por favor, leiam, assinem a petição e divulguem! Não custa nada protestar, exercer o direito de cidadania!

http://www.petitiononline.com/CF060375/petition.html

Notícia enviada por Olympia Salete Rodrigues

Inteire-se sobre a matança das focas-bebês no Canadá e assine a petição no site do Greenpeace a favor delas:
http://www.greenpeace.org.br/oceanos/?conteudo_id=1150&sub_campanha=0
http://www.stopthesealhunt.com/site/apps/ka/ct/contactcustom.asp?c=hmKYJeNVJtF&b=412891
Envio de Clarice Villac, do GAAR - Grupo de Apoio aos Animais de Rua (Campinas/RJ)

Outras informações na coluna Rabicho, nº 46


Saiba da triste e trágica situação dos Cavalos da Ilha de Paquetá: colunas Rabicho nºs 43, 45


Assista ao LATE SHOW, programa da Rede TV: domingo, às 17:30 horas.

Procure Late Show no campo Programação e entre no site, onde existe um local também para denúncias de maus-tratos de animais. Não se omita denuncie:

http://www.redetv/com/br

Veja os links sobre Associações Protetoras dos animais em: DIREITO DOS ANIMAIS