PRISCILA SENA
Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas. |
|
ronronos e latidos
Coluna nº 23 - 22/4/2009
(próxima 11/5)
Saúde para o seu cãozinho
Com o leite materno, os filhotes recém-nascidos recebem anticorpos que combatem as enfermidades, mas só duram de 6 a 16 semanas. Por isso eles devem s4er vacinados conforme orientação do seu médico veterinário. Vacine seu cão contra enfermidades, examine-o periodicamente em busca de parasitas. E faça um exame físico anual. Pense que o mais carinhoso e responsável que pode fazer por seu cão é assegurar-se que receba atenção sanitária do veterinário em seu devido tempo. Disto pode depender sua vida.
Doenças infecciosas comuns e seus sintomas:
Parvovirose: gastroenterite viral que leva o cão a intensa diarréia sanguinolenta, vômito, febre e perda de apetite. O animal fica desidratado e a incidência de mortalidade é elevada. VACINE O SEU ANIMAL.
Cinomose: doença causada por vírus podendo o cão apresentar febre, vômito, diarréia, alterações cutâneas, secreção nasal e ocular e até alterações neurológicas. Apresenta alta taxa de mortalidade e os animais que se recuperam podem apresentar seqüelas neurológicas. VACINE O SEU ANIMAL
Coronavirose: causada também por vírus, leva o cão a um quadro de gastroenterite hemorrágica, vômito e perda de apetite com desidratação. A sintomatologia é bem parecida a da parvovirose, mas menos intensa. VACINE O SEU ANIMAL.
Leptospirose: a bactéria causadora é bastante resistente e sobrevivem longos períodos em ambientes úmidos. O principal transmissor é o rato, que elimina o agente através da urina. Assim, como em humanos a maior incidência vem com a estação das chuvas, onde a bactéria se dissemina com as inundações. Os sintomas principais são: vômito, diarréia, falta de apetite, dor abdominal, icterícia (mucosa amarela) das mucosas, urina bem escura e odor intenso. A bactéria ataca principalmente os rins e fígado. VACINE O SEU ANIMAL.
Raiva: a mais grave das zoonoses, pois é fatal para o animal e o homem. Os principais responsáveis pela transmissão da raiva na natureza são cães, o gato, o morcego hematófago. A via de transmissão do vírus é a saliva. VACINE O SEU ANIMAL.
Hepatite Infecciosa Canina: esta virose causa sérias lesões no fígado, podendo ser fatal. VACINE O SEU ANIMAL.
Ah! Já estava me esquecendo de lhes dizer uma coisa:... VACINE O SEU ANIMAL.
Até a próxima.
Colunas anteriores
01, 02, 03, 04, 05, 06 , 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22
início |
cão |
gato |