Christina M. Herrmann  

Christina M. Herrmann é poeta, webdesigner. Carioca, vive atualmente na Alemanha. Comunidades no orkut: "Café Filosófico das Quatro", "Sociedade dos Pássaros-Poetas" ambas de entrevista e "Orkultural" em parceria com Blocos Online.
Endereço do Blog, reunindo todos os seus sites e comunidades: http://chrisherrmann.blogspot.com

  Coluna 50 - 2ª quinzena de setembro
próxima coluna: 8/10

ORKULTURAL COMEMORA DOIS ANOS – PARTE I/II

Desde Setembro de 2005 a nossa coluna “Orkultural” de Blocos Online, apoiada pela comunidade homônima do Orkut, coligadas e colaboradores, vêm trabalhando com esmero para apresentar o que há de melhor dentre as manifestações culturais extraídas do portal Orkut.com.

Aos editores de Blocos, Leila Míccolis e Urhacy Faustino, bem como a todos os colaboradores da coluna e comunidades afins, deixo o meu mais profundo agradecimento e a certeza de que esse trabalho só foi possível porque contou com uma admirável equipe, onde a qualidade e a responsabilidade com a cultura foram sempre a prioridade.

Chris Herrmann

Temos o prazer de trazer à nossa comemoração a participação de Solange Firmino, Teresa Mavignier, Augusto Duarte, Ernesto Von Rückert, Fernando Bicudo, Marco Bastos e Pedro Lyra, e a quem agradecemos muitíssimo as palavras de incentivo e respeito ao nosso trabalho. Outros depoimentos de nossos leitores e colaboradores, serão publicados na próxima coluna.

***

Na coluna Orkultural nº 1, Chris Herrmann falou sobre a pretensão de "trazer aos internautas indicações e novidades das comunidades no Orkut, comentários e links para orientá-los nesse novo e crescente universo virtual ". Dois anos depois da primeira coluna, o Orkut continua crescendo e Chris continua trazendo novidades. Ótimo para as comunidades parceiras, melhor para os leitores da Orkultural, que sempre têm os melhores textos, poemas, crônicas e indicações muito bem escolhidas.

Apesar de não estar mais no Orkut, sei que a Chris continua com o compromisso de garimpar as novidades e trazê-las aos seus leitores. Digo garimpar no sentido de procurar jóias e raridades mesmo, pois se naquela época já havia muita besteira, com o crescimento absurdo do Orkut, as bobagens também devem crescer no mesmo ritmo.

No tempo em que passei no Orkut, de 2004 a 2006, acompanhei muitas novidades e vi o crescimento de muitas comunidades interessantes. Há poucos dias uma amiga entrou no Orkut e eu vi tudo diferente, novas ferramentas e facilidades que eu não conhecia. A tendência foi realmente mudar e se adaptar aos usuários. Nesse contexto, é sempre bom uma orientação de quem já entende do assunto.

Aos leitores da Orkultural que ainda estão lá, que continuem aproveitando as boas intenções da Orkultural e de Blocos online. Não foi à toa que a coluna recebeu uma indicação como uma das oito melhores comunidades do Orkut em 2006. Está lá, documentado no portal do Governo do Estado de São Paulo. Que venham outros anos, que as novidades continuem passando pela peneira da nossa garimpeira Chris Herrmann, sempre apoiada por Leila Miccolis e Urhacy Faustino.

Solange Firmino – Escritora e Professora do Ensino Fundamental

***

A crescente virtualização do mundo contemporâneo é uma tendência que está constantemente oferecendo novos desafios.
As manifestações culturais acompanham a história humana desde o mais remoto início e estão sempre acompanhando as possibilidades tecnológicas.
Nesse sentido, a Orkultural vem há dois anos cumprindo o seu papel de ocupar um espaço de acesso global mantendo um alto nível de informação.
Parabéns pela excelente e necessária iniciativa!

Teresa Mavignier – Arquiteta, Poeta e Ensaísta

***

Cultura não é algo a ser engavetado. É tesouro, é verdade. Mas um tesouro a ser repartido. O que é compartilhado não pode ser roubado. O Orkultural chega a dois anos sabendo a diferença entre Orkut e oculto. Orkut me lembra órbita, sei lá porque. Talvez até saiba: porque há um bocado de gente gravitando em torno dele. Melhor ainda quando um grupo de mulheres, sem medo de dar a cara a tapa, se empenha a que deixemos de lado a comodidade e nos põe a gravitar em torno de um planeta chamado Cultura. A gente gravita e - melhor ainda - tem pouso certo. Como o Orkultural tem pouso certo em nossos corações e mentes.

Falta dizer algo, suponho: Parabéns!

Augusto Duarte – Jornalista

***

Desde que entrei para o Orkut, fazem quase três anos, tomei contato com o Café Filosófico das Quatro e, por meio dele, com a Christina Hermann e, posteriormente,  com o Orkultural. Chris se tornou uma de minhas maiores amigas virtuais, o Café, a menina dos olhos dentre as comunidades que participo, onde tive o prazer de ser entrevistado em uma prolongada conversa, e o Orkultural, meu porto de refúgio, quando minhas querelas pelas comunidades filosóficas e científicas fazem a cabeça entrar em ebulição e eu preciso do refrigério da poesia, da literatura, da música e das artes em geral. Nada poderia ter sido mais bem planejado para isto. A riqueza cultural que transborda de sua cornucópia é de encher a alma com os mais finos regalos. Sem dúvida, só tenho que parabenizar a Chris e todos que colaboram com o Orkultural pela beleza, seriedade e pela oportunidade que nos oferece de participar ao vivo da construção da cultura atual em nosso país.

Ernesto von Rückert – Físico e Filósofo e Poeta Bissexto

 

***

Chris, parabéns pela super-coluna Orkultural que nesses dois anos de circulação nos deu uma visão sempre criativa do mundo das artes.

Que continue assim, cada vez mais indispensável...

Beijão,

Fernando Bicudo – Diretor e Produtor Cultural

 

***

Olá, Christina. Venho por seu intermédio cumprimentar o Orkultural pelos seus dois anos, desejando que o sucesso até agora alcançado se prolongue por muito tempo. Torna-se difícil falar de uma organização sem falar nas pessoas que a conduzem. Antes de me inscrever no Orkut já conhecia a excelente poetisa que você é, mas foi depois de conhecer ali o seu trabalho que tive a dimensão mais exata dos seus talentos, como artista, musicista e empreendedora. Assim, você e os demais administradores e colaboradores do Orkultural também estão de parabéns. Vocês fazem dele uma casa de amigos e tratam a Cultura com seriedade e criatividade. Sinto-me feliz por nos relacionarmos e esse relacionamento ser uma fonte de inspiração, amizade e crescimento.

Marco Bastos – Poeta e Artista Plástico

***

Os sites culturais da Internet estão exercendo um papel paralelo ao da mídia impressa. Se esta continua divulgando a produção com alguma regularidade, a eletrônica já a superou numa outra função: não apenas a de preservar a produção divulgada mas sim a de mantê-la ao alcance imediato de qualquer receptor, em qualquer ponto do planeta. E mais ainda: ela ofereceu (particularmente aos iniciantes) um espaço universal para a publicação. Se muita coisa postada na rede é lixo, bastaria um de nível satisfatório para justificar sua criação.

Dentre esses sites, destaca-se o Orkultural, coordenado da Alemanha por Christina Herrmann, que vem realizando tudo isso com a dedicação e a competência dos autênticos criadores de cultura.

Pedro Lyra – Escritor (Poesia, Ensaio e Crítica)

***

LEIA A “SACIEDADE DOS POETAS VIVOS DIGITAL” de BLOCOS

Volumes [1] - [2] - [3] - [4] - [5]

  


* * *

DICAS E EVENTOS ORKULTURAIS

Acesse o fórum de debates e eventos da nossa comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440

* * *

CLIQUE AQUI PARA INTEIRAR-SE DAS COMUNIDADES PARCEIRAS DA COLUNA ORKULTURAL
(é preciso participar do orkut para poder acessar o link)

Arquivo de colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 , 11, 12, 1314, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49

Voltar