Solange Firmino

Professora do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio. Escritora, pesquisadora. Estudou Cultura Greco-romana na UERJ com Junito Brandão, um dos maiores especialistas do país em cultura clássica.

Mito em contexto - Coluna 19
(Próxima: 5/3)

O fardo de Atlas

Muitas vezes nos sentimos cansados, como se carregássemos o mundo nas costas, tanto é o peso de algumas dificuldades pelas quais passamos. Mas é só uma sensação, pois o globo terrestre é bem pesado para a nossa frágil coluna. Na mitologia, esse peso foi suportado pelo gigante Atlas, que recebeu a penosa tarefa de Zeus, Senhor do Olimpo.

Zeus escapou de ser devorado pelo pai Crono graças à sua mãe, e cresceu na ilha de Creta. Quando adulto, destronou o pai e travou várias lutas pelo poder, como a titanomaquia, em que Atlas comandou os titãs contra Zeus. Após vencer a luta, Zeus castigou os inimigos e os lançou no Tártaro, a região mais profunda do Hades. O castigo de Atlas foi sustentar a abóbada celeste , por isso sua representação era com o globo terrestre nos ombros.

Atlas passou a morar no país das três ninfas do Poente, chamadas de Hespérides: Egle, Eritia, Hesperaretusa. Ali havia um jardim onde ficavam guardadas as maçãs de ouro, presente que Hera recebeu quando casou com Zeus. As maçãs ficavam sob a vigilância de um dragão imortal e das ninfas Hespérides.

O herói Hércules realizou um de seus doze trabalhos nesse lugar, o chamado “Pomos de ouro do Jardim das Hespérides”. Hércules devia levar esses frutos para Euristeu, que comandava suas tarefas. No caminho até o Jardim, Hércules passou por muitas aventuras. Em uma delas, libertou o herói Prometeu do seu suplício. Como gratidão, Prometeu aconselhou o herói para que não colhesse a fruta diretamente.

Hércules chegou perto de onde Atlas estava e o convenceu a pegar as maçãs, enquanto o próprio herói sustentava o Céu. Hércules aliviou por pouco tempo o peso que Atlas carregava. Quando retornou, Atlas disse que ele mesmo levaria a encomenda. Hércules concordou, mas convenceu Atlas a substituí-lo dizendo que colocaria uma almofada nos ombros para ficar mais confortável. Hércules pegou as maçãs e foi embora, deixando Atlas novamente com seu peso.

Conta uma lenda que Perseu esteve com a cabeça da Medusa pelas terras onde Atlas habitava. Com raiva por ter sido expulso, Perseu mostrou a cabeça e transformou Atlas em pedra, dando origem ao Monte Atlas. Outra versão diz que Atlas foi libertado e guardava as colunas sobre as quais foram colocados os céus, os Pilares de Hércules, atualmente o Estreito de Gibraltar.

Os mapas que representam a Terra, quando estão juntos, são chamados de Atlas. A primeira vértebra da coluna cervical é Atlas, exatamente no local onde o mítico gigante sustentava o peso do Céu. Nós sustentamos apenas uma leve cabeça, embora ela nos pareça, às vezes, ser mais pesada que o mundo.

Fardo de Atlas

Envergo,
mas não desisto.

Carrego nas costas
o peso do mundo.
Deitam em meu ombro
as mágoas dos homens.
Escorregam pelo corpo
lágrimas
que não são só minhas.
Junta-se ao meu cansaço
o cansaço de muitos.

Arquivos anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18

« Voltar