"DIVERSOS CAMINHOS EM BLOCOS", POR ZANOTO
Jornalista famoso do Correio do Sul (Varginha/MG), desde 1950 mantém a coluna lítero-poética "Diversos Caminhos" naquele jornal.
Manteve coluna em Blocos Online de janeiro de 1998 a dezembro de 1999, e agora retorna à Internet, novamente através de nosso site.
C. Postal, 107 - 37002-970 Varginha/MG
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÍNDICE ONOMÁSTICO, COM AUTORES CITADOS EM COLUNAS ANTERIORES
Coluna nº 33, de 15/5
(próxima: 15/6)
1. Quem será que comprou, no leilão de 21 de setembro de 2001, em Barcelona (Espanha) as provas de impressão de "Cem anos de solidão", de Gabriel Garcia Marquez, "amareladas e cheias de correções do autor"? Em 1960 o cineasta Luis Alcoriza ganhou de Garcia Marquez as 180 páginas leiladas em Barcelona.
2. "O homem bom logo esque os penefícios que prestou a alguém".
"A felicidade começa, quando dois corações se unem".
- Felisbelo da Silva
3. Carlinhos, de Guaxupé, lendo Guimarães Rosa. Gilda, nesta semana, me disse que repetiu coca-cola por duas vezes. Chico Science tornou a passar por Nova Iorque. Leandro indo a São Paulo ver "O fantasma da ópera". Carlos Otávio, da Vanguarda, escutando Marisa Monte. Kátia perfumando sua sala com flor de lis. À noite, Nivaldo começa a ler VORAGEM, de Junichiro Tanizaki, um dos maiores escritores do Japão.
4. Rosa de Natal
Tal rosa
anelante e bela,
gentil formosa,
miçangando verdes,
promessas sussurrantes
nos laços e rendilhas.
Tal rosa
de Sarom, amada,
esperança pura
do rico, sem nada,
água-pé que cura,
chama rediviva.
Tal rosa
esplendente ao sol,
o natal dos sonhos
nos enrodilhados véus
tem na manjedoura
seu maior troféu!
- Débora Novaes de Castro
5. "O verão perigoso": crônica de uma temporada que se desenvolveu nas arenas espanholas, em 1959, inflamada pela rivalidade entre dois matadores - equiparados em habilidade e carisma. Uma obra não-ficcional que reúne literatura e um auto-retrato de Hemingway.
6. Apenas algumas (pouquíssimas) estrelas no céu, esta noite me deixa ver.
A mão alongou. As formigas, em meio a grama estão trabalhando. A pedra, o metal e Lygia Clark. Ímpar. A lírica de Bertolt Brecht. "Desde então muitas
luas passaram/ Mostrando no céu seu alvor/ As ameixeiras foram talvez cortadas" - Bertolt Brecht. há, meu caro, um atalho entre as estrelas. Wilmar Silva diz qe o grito das águas é selvagem. Moniz Salomão afirma que "nas luzes da noite uma forma se move"...
7. MULTIDÃO
Selir Maria Straliotto
Ah! Que férias!
Passei só
Cara a cara
com todas as caras
na minha cara
de espelho.
- Selir (Porto Alegre / RS) é bioquímica e farmacêutica.
8. "O HOMEM DIVIDIDIDO: Uma leitura da obra do escritor Enéas Athanásio", de Cleber Pacheco - Mestre em Literatura Brasileira. Editora Minarete/SC - 2007. Capa: Erveira após a colheita (Foto de Egon Thiem - 1985). O autor evidencia a obra de Enéas Athanázio (Camboriu/SC). 13 páginas.
9. Lanço medo no ar. Embarco sonhos na esteira do arco-íris. Atrás da porta, escondido, ouço ruídos de paneals e freiadas de carro.
10. B
Tarde dos meus
tormentos - velha
pastora de tédios -
teu arco-íris é o
espelho de novas
cicatrizes.
- Jorge Tufic
11. Krug Pilard, reafirmando o que disse Oefe de Souza (Ribeirão Preto/SP), "é preciso falar sempre da paz".
Este título "Quando se vir com água o fogo arder" é atribuído a Diogo Bernardes
Ainda bem que aquela moça e aquela mocinha dão bom-dia e boa-tarde.
Como disse Ângela Marques: "A poesia como canção universal é mensageira como a esperança da verdade que vive na alma livre".
12. Não se contenta o ambicioso
de comer a ave e o ovo:
condecora-se com as penas.
- Antônio Fantinato.
Arquivo de crônicas anteriores:
00, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 , 21, 22, 23, 24 , 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32