"DIVERSOS CAMINHOS EM BLOCOS", POR ZANOTO

Jornalista famoso do Correio do Sul (Varginha/MG), desde 1950 mantém a coluna lítero-poética "Diversos Caminhos" naquele jornal.
Manteve coluna em Blocos Online de janeiro de 1998 a dezembro de 1999, e agora retorna à Internet, novamente através de nosso site.
C. Postal, 107 - 37002-970 Varginha/MG

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÍNDICE ONOMÁSTICO, COM AUTORES CITADOS EM COLUNAS ANTERIORES

Coluna nº 44, de 15/5/2008
(próxima: 15/6)

1."(...) Sou cordial com todos. Ponho
            um chaopeu-coco, pois isso é normal.
            Eu digo: que animais de cheiro estranho.
            E digo: tudo bem, eu sou igual."
           - Bertold Brecht

2. "Eu tenho... uma profunda necessidade... devo dizer a palavra?... de religião. Então saio para a noite e pinto as estrelas. " - Vincent Van Gogh

3. Tempestade = A lagoa e sua vegetação, o céu de tempestade azul, num extraordinário jogo de cores, criam a impressão de que está a faiza de terra a flutuar, levando aos deuses, em imenso altar aéreo, o sacrifício de toda uma boiada.
    O artista consegue, só com observação e sensibilidade, um quadro singular, capaz de desafiar os momentos mais eloqüentes e ousados da própria mitologia.
    Fernando Vasconcelos

4. "Prezado Zanoto, ontem, aqui, foi um dia de muito frio. Oportunidade que me deu de apreciar dois copos de vinho quente. (...) Como está El Bigodudo? Li um texto de Marcelo Gleise, professor de física e teoria do Dartmouth College (Hanover/EUA) em que fala sobre partículas, que são xodós do Ed, e me lembrei dele, do "Vírus" também. (...) "Questionamento de verdades universais põe em xeque o saber tradicional." No final da semana li um clássico da crítica literária brasileira de 1916, José Veríssimo, em panorama de nossa literatura até Machado de Assis. Gostei muito do que li. (...) Ontem, também, andei discutindo com uma mocinha daqui sobre darwinismo, a teoria de Charles Darwin, que procura explicar as mudanças orgânicas nos seres vivos. (...) Se você quiser um bom livro, leia "Albert Camus - Uma vida", de Oliver Todd. (...) Um abraço, Zanoto, e até breve. Paulo Venâncio Pereira (Guaporema/RJ).

5. O universo não tem uma ordem natural como pretendem os cientistas e filósofos ordotoxos. Não é o homem que cuida da natureza, esta sim, tem competência para cuidar do homem.

6. Mexer nos papéis
    da memória
    Desarquivar
    os sentimentos
    que o corpo
    não ignora,
    rememora.

       in Caninhos do Corpo - Lúcia Serra - BH/MG ("Mulheres Emergentes" nº 18, cartaz - Junho/julho/Agosto 1994).

7. É realmente muito gostoso saber com sabor.

8. Praça Getúlio Vargas, Varginha. O moço de cabelo preto, bastante comprido, amarrado, no estilo rabo-de-cavalo. O litro de bebida. O motorista de táxi. O telefone que toca diferente. A data: maio ou junho. Vejo o jogo Flamengo e Cruzeiro da Copa Brasil na tevê. Rodolfo Serkin também vê. Torce pela vitória do Crizeiro. "Dans la sérénité du pâle crépuscule"... O abraço de um casal de jovens, chama a minha atenção.

9. RECADO
    Jorge Pieiro

   salada, o que resta
   das palavras
   o sentido de babel
   fome de latim fame
   do inglês fama.
   mas fome não tem fama
   e nem quando dela se fala:
   tem má-fama
   a fome difama.

10. Se há quarenta ou cinqüenta anos atrás os jornalistas e escritores diziam que na época deles tudo se sabia, o que dizer hoje, então? Tudo se sabe hoje em dia, em todos os setores de atividades. Acontece que a cinqüenta anos atrás havia muito mais sigilo e muita coisa se escondia. A dificuldade hoje é o sigilo.

11. A árvore está lá do outro lado da praça, bonita, vestida de flores. Abro a gaveta da escrivaninha. Procuro o poema Proezas, de Luiz Fernandes da Silva (João Pessoa/PB). Leio-o. No passeio, um senhor passou aqui na porta da redação, lerdo, aéreo, e tropeçou num cachorro, que saiu correndo, ganindo.

12 . Desencontro-me e vou em frente. Sento-me à vontade na cadeira, embora bem saiba que não sou o mesmo. Dou-me agora um minuto para ler Bertold Brecht.

Arquivo de crônicas anteriores:
00, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 , 21, 22, 23, 24 , 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43

« Voltar