Parabéns à colunista pelo seu aniversário hoje, dia 21 de outubro
A emoção em Goiânia
Tive um final de semana maravilhoso nesse evento de Goiânia patrocinado pelo Portal Memento Mori e agora ainda sentindo os efeitos da emoção imensa que o calor humano do povo goiano me trouxe, recebo a notícia da morte de um primo que me conheceu pequena e esteve presente enquanto eu crescia nos momentos alegres e tristes de minha vida e de meus irmãos, um segundo e maravilhoso pai para todos nós.
Um dor imensa corta meu coração de saudade, de lembranças significativas nessa hora em que ainda sinto o deslumbramento desse evento em que presenciei momentos lindos e em que senti o aconchego dos poetas e leitores de Goiânia em uma noite inesquecível, enquanto me apresentava: Muito carinho, atenção e respeito.
Então já que meu primo não pode presenciar este acontecimento em Goiânia , dedico a ele na saudade o meu sentimento de amor e ternura pelo povo goiano, pelos artistas e poetas que mostraram seu talento, pelos aplausos afetuosos que recebi e pelo abraço em meus amigos escritores e poetas naquela cidade maravilhosa.
A homenagem a Cora Coralina, a mulher que lutou durante toda a vida e aos 75 anos ficou conhecida nacionalmente com sucesso surpreendente e admirada pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, ainda está presente nos olhos de minha alma com profundidade.
Como deixar que a emoção não tome conta quando se fala da poetisa que eletrizou Goiás e o país inteiro com o som de suas palavras, a sagacidade de histórias vividas no seu dia-a-dia corajoso e do amor ao ser humano que ela defendia com simplicidade e capacidade!
Como não ficar emocionada ao lembrar a vida dessa mulher que transmitia a beleza de seus versos ensinando com o que aprendeu da vida, autodidata fascinante que cultivou o saber mesmo tendo cursado apenas três anos de colégio e se transformou numa das maiores poetisas de nossa era.
Nesse momento novamente desejo agradecer a generosidade, talento e dedicação do idealizador do Projeto Memento Mori, Roberley Antonio, cujo amor às letras encanta quantos conheçam o seu trabalho fascinante, criando, desenvolvendo e divulgando a poesia e os poetas. Ao querido mentor deste projeto o meu mais sincero agradecimento.
Fiquei encantada e agradavelmente surpreendida com a atenção, carinho e munificência e do povo goiano tão hospitaleiro por si só, mas que no evento de poesia me sensibilizou profundamente.
Tudo naquela noite memorável foi maravilhoso e ainda mais agora que soube das dificuldades que enfrentaram para que as apresentações se estendessem até às onze horas.
A alegria especial de poder abraçar meus amigos poetas Luis de Aquino, Fátima Paraguassu, Maria Loussa, Ridamar Batista e Nina Mota tornaram minha noite inesquecível. E isso fora todas as pessoas e o público num ambiente caloroso.
A apresentação eletrizante de Fátima Paraguassu acompanhada do jovem Lucas de Aquino, a Viola Caipira de Leonardo Teixeira, o brilhantismo admirável de Luiz de Aquino, e as apresentações vibrantes de Maria Loussa, Márcia Conti, Maricarmo, Tony Boita e Valdivino Brás entusiasmaram o evento.
E quando eu me apresentei senti o apreço e carinho desse povo maravilhoso que não esquecerei jamais. Obrigada pelo apoio, carinho e aconchego daquele momento.
Não. Não esquecerei essa noite que ficará não só na minha lembrança mas também no meu coração. Desejo retornar muitas vezes e voltar a sentir o calor humano que a homenageada Cora Coralina extravasava em seus versos e que será sempre para mim um motivo de orgulho de ser brasileira e poetisa.
Colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50