COLUNA DE VÂNIA MOREIRA DINIZ

Nº 57 - 6/2/2009
(próxima: 21/2/2009)

          

10 anos de existência do Portal Vânia Diniz - VMD (21-10-2009)

Este ano de 2009 é especial para o Portal Vânia Diniz. Comemoramos 10 anos de existência. Ergui o site VMD em 1998  quando estava publicando meu primeiro romance [Laura], mas na verdade nessa época já trabalhava dentro da internet,  possuía um site dentro do Portal Terra e havia publicado no ano anterior  o livro [Manual a Saúde Física e Mental do Servidor Público Civil da União] em parceria com o advogado Prof. Paulo Diniz e o médico Antônio Paulo Filomeno onde participo com o tema Contextualização de drogas, discutindo sua prevenção  e conseqüências.

Meu coração estava cheio de esperanças ao comprar o Domínio que se tornou o Site Vânia Diniz e em seguida Portal. Senti que os sonhos de meu avô em relação a mim não estavam de todo irrealizados e que eu caminhava na direção certa mas não gostaria de prosseguir sozinha.  Não teria graça e não me sentiria feliz.

Precisava que outros escritores, conhecidos ou não, se agregassem ao mesmo projeto e na concretização dos mesmos ideais.

Não digo que foi fácil. Houve e ainda há momentos de desânimo em que me sinto frágil, mas a alegria de estar servindo e enaltecendo a literatura e usando-a para batalhas nobres e necessárias, junto aos meus colaboradores, companheiros de luta é   o principal. Sem o brilhantismo e competência deles jamais chegaria até aqui.

O ano de 2009 que se inicia neste mês de janeiro tem portanto um significado todo especial e as lembranças boas de tantos acontecimentos trazem lágrimas aos meus olhos. De ternura, encanto e felicidade.

O espaço  do VMD que está realmente grande teve muitos instantes de emoção, amor, vitórias ou derrotas mas simplesmente nos conduziram ao verdadeiro sentido do que almejamos.

Falta muito para que cheguemos ao ápice e tenho convicção que jamais chegaremos, mas pelo menos estamos caminhando sem parar ou retroceder e com esperança no olhar e muita sensibilidade no coração.

O trabalho foi realmente grande, porém, as fases de cansaço eram compensadas  ao contemplarmos cada dia o site com experiências maravilhosas descritas pelos nossos queridos escribas  que não poupavam tempo.

Divulgar escritores e artistas é extremamente compensador e quando refletimos que tudo isso tinha também e muito profundamente o lema da inclusão meu coração vibrava.

Dentro deste amado Portal  estão todos incluídos e conseguimos trabalhar ainda mais intensamente nesse sentido quando surgiu o Espaço Ecos dentro do VMD no qual está inscrito o lema que nos acompanhará sempre: "A Literatura como instrumento de Inclusão". Velhos ou jovens, negros, brancos, índios, cabelos lisos ou encaracolados, olhos amendoados, redondos, azuis, verdes,castanhos ou escuros, heterossexuais ou homossexuais, pessoas diferentes ou semelhantes, precisando de apoio física ou com qualquer tipo de dificuldade, pobres ou ricas, e não só física ou com dificuldades de absorção de aprendizado, mas emocionalmente carentes, todos, todos sem exceção estão dentro dos planos deste portal e de nossa luta por ideais. E a preocupação pelo outro sempre será primordial em nossa luta.

Divisando o sol através da janela de minha sala de trabalho, meu mundo especial, com o computador,  amigo de todas as horas que me leva  aos mais variados países, cidades, municípios arrabaldes sejam  desenvolvidos ou necessitados de apoio, proclamo esse ano de 2009 dentro do VMD especialmente feliz por ter podido realizar com a cooperação efetiva  dos colaboradores e colunistas eficientes e talentosos muitos sonhos  que completam no dia 21 de outubro, dia do meu aniversário, 10 anos de existência.

Temos o selo comemorativo que os sites amigos poderão inserir em suas páginas, se desejarem nos proporcionar a alegria de seu apoio e carinho.

Agradeço aos amigos que estão congregados no VMD e reafirmo humildemente que nada teria conseguido sem o apoio de todos vocês e dos leitores que nos estimularam nos momentos mais cruciantes.

Agradeço especialmente ao meu marido o advogado e Prof. Paulo Diniz o apoio, compreensão pelas minhas horas de trabalho que roubava de nosso lazer,  o estímulo quando eu estava particularmente desanimada, fazendo questão de ouvir meus projetos, elogiar ou opinar quando eu terminava uma etapa  e enxugar minhas lágrimas e contradizer-me veementemente nos momentos em que eu duvidava de minha própria eficiência.
Nunca poderei esquecer isso.


Colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56

Colunas de convidados especiais