Bárbara Bandeira Benevento 
Carioca,  psicóloga, solteira, 27 anos, trabalhou com deficientes visuais, é sobrinha-bisneta do poeta  Manuel Bandeira.
Leia também seu blog, no endereço: <http://www.amorracional.blogger.com.br>.  Na foto, nossa colunista com Sacha.

  Coluna 106 

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se  lutar por crianças ou idosos.
Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender".
Brigitte Bardot
 

Olá queridos Leitores

Resolvi publicar aqui um texto de recebi, por e-mail, de uma amiga protetora e achei bastante interessante. Trago também, mais uma vez, pedidos de ajuda intermináveis - infelizmente não posso colocar todos aqui. Sei que é época de Copa, de felicidade extrema, com gostinho de Hexa, vejo como um carnaval fora de época, uma excitação coletiva de quatro em quatro anos. Nessa hora esquecemos da corrupção, da fome, da pobreza e mais ainda dos animais que estão sofrendo com essas bombas e cornetas... sabemos a quantidade que morrem do coração, atropelados e de medo por esses fogos. Entendo que, com tantos motivos para desanimar ao redor de nós, quando pensamos na possibilidade de ter alguma alegria, como a vitória na Copa, só pensamos nisso e em mais nada. Só peço que continuem repassando os pedidos de ajuda e tomem cuidado com as bombas que além de assustar, podem machucar e até matar não só animais, mas humanos também.
Abraços


CRIANÇA NÃO É CACHORRO
Autor: Dr. José Ricardo Henz, veterinário, Fortaleza, Ceará

"É comum as pessoas que possuem animais de estimação, e os tratam com carinho, serem constrangidas com críticas muitas vezes agressivas.
Os donos de bicho, por exemplo, recebem a sugestão de trocar o animal por uma criança pobre.
Quem diz isso pode estar pensando que defende os interesses das crianças carentes, mas na verdade está apenas comparando crianças a cães e gatos.
Muitos brasileiros, numa visão simplista, tendem a procurar um único culpado para tudo o que julgam errado.
Se a seleção vai mal, a culpa é do técnico.
Se a economia não vai bem, cai o ministro da Fazenda.
Compreender as verdadeiras razões da pobreza e do abandono das nossas crianças é complicado.
Fica mais fácil culpar os animais, que não podem defender-se.
Como se ao deixar um cão de estimação morrer de uma virose as crianças passassem a comer melhor.
O problema do menor abandonado tem vários culpados.
As causas primárias são estruturais e não podem ser mudadas por meio de
boas intenções ou decretos.
Investimentos em saúde e educação são relegados para segundo plano.
A má distribuição de renda gera a opulência num extremo e a miséria noutro.
O planejamento familiar enfrenta resistência religiosa e de setores ditos nacionalistas, além da indiferença do governo.
O Estado negligencia suas obrigações com o bem-estar social, desviando recursos da educação, saúde, moradia e saneamento básico para investir em mineração, siderurgia, telecomunicações, energia e no sistema financeiro.
Os menores de rua muitas vezes são fugitivos da violência doméstica gerada por pais ou padrastos alcoólatras.
Aí está uma longa relação de culpados de duas pernas pela situação das crianças pobres.
Mas há pessoas que entendem que uma criança pobre e um cão tem a mesma
necessidade afetiva, revelando sua ignorância, alienação ou má-fé e desprezo pela criança carente a quem dizem defender.
Muitos podem ter condições financeiras para adotar uma criança, mas são incapazes de prover suas necessidades afetivas e segurança emocional.
A maioria dos que adotam um animal visa preencher um vazio em sua vida.
Pessoas idosas, muitas vezes marginalizadas pelas próprias famílias, têm no animalzinho de estimação talvez sua única razão para continuar vivendo.
Há inúmeros registros de gente que superou a depressão graças ao convívio com animais de estimação.
O contato com eles tem sido preconizado como um excelente auxiliar no tratamento de autistas.
Finalmente, não são apenas as dondocas que freqüentam as clínicas veterinárias.
Pessoas humildes passam apertado para levar ao seu bichinho o atendimento médico.
O respeito, o afeto e o cuidado com os animais não eliminam a necessidade de atenção para com o ser humano.
Pelo contrário, aprimoram e complementam a capacidade de nos relacionar com os semelhantes."


Pequenos filhotinhos de cachorro para adoção                              http://fotolog.terra.com.br/adocaorj:12   

Pessoal,

Lindos e pequeninos filhotes de cachorrinho estavam no Centro de Controle de Zoonoses de Santa Cruz, cidade do Rio de Janeiro. Estavam bem magrinhos e debilitados. Agora estão melhores e espertinhos. Precisamos de lares para eles. Eles vão ficar pequenos e têm pelagem creme. Um é machinho - o Nando e a outra, fêmea - a Pérola. Nando e Pérola tomaram uma dose de vermífugo e já comem ração seca para filhotes. Para adotar estas fofuras entrar em contato com <andrealambert@terra.com.br> ou tel. (21) 9632-8115. Continuamos com muitos gatinhos e cães, filhotes e adultos para adoção, também precisamos conseguir adoção para eles e ajuda de vocês é essencial, com a divulgação dos animais, como muitos tem feito  e por isto agradecemos de coração. Você também  pode ajudar de várias maneiras:
1- Doação de ração para filhotes e adultos, cães e gatos, inclusive para Perola e Nando.
2- Apadrinhar animais em tratamento e para adoção
3- Doação de medição: vermífugo Drontal e vitamina (poder ser Rarical, Clusivol, Teragran, Rarical, Glicopan ou outra similar)
4- Doação de cobertor ou qualquer agasalho velho
5- Doação de desinfetantes e produtos de limpeza
6- Doação de jornal
7- Divulgando adoção destes lindos filhotes e outros cães e dos gatos para amigos e contatos
8- Contribuir com qualquer quantia na conta abaixo
Banco Itaú
Ag 0703
c/c 29426-4
Andréa de Jesus Lambert
9- Ser voluntário e ajudar no manejo dos animais e passear com os cães.
Para visitá-los ou entregar as doações entrar em contato com andrealambert@terra.com.br ou tel:(21) 9632-8115.

O site dos Gatos do Campo de Santana está com uma novidade. Nossa lojinha está com diversas estampas de camisetas para arrecadar fundos para o tratamento dos animais. A novidade são os modelos "São Francisco" e "Meu gato é maluco" Confira e colabore:
<http://www.gatosdocampodesantana.kit.net/loja/loja.htm>. Existem muitas formas de ajudar outros gatos abandonados no Campo de Santana. Uma delas é apadrinhar e ajudar em mantê-los até conseguirmos uma adoção para eles. Quando for adotado o padrinho ou madrinha será avisado e poderá conhecer quem adotou. No inicio você poderá ajudar na vacina e esterilização e depois na alimentação e custos com medicamentos quando necessário. Veja alguns gatos que você pode apadrinhar: < http://www.gatosdocampodesantana.kit.net/apadrinhar.htm>. Sempre vale lembrar que o ideal é termos um número cada vez maior de adoções pois com isso é possível ajudar ainda mais gatos. No site tem os animais para adoção e um vídeo. <http://www.gatosdocampodesantana.kit.net/adotar.htm>.
Andréa  Lambert
ANIDA - Rio de Janeiro
andrealambert@terra.com.br


SOS FELINOS Amigos,

É duro fazer tudo ao mesmo tempo. Nestes últimos dias envolvidas na luta abolicionista e ainda as emergências de sempre, o SOS Felinos precisa de ajuda!!!
Os animais atendidos e muitos já resgatados precisam de ajuda, principalmente ração, que o gasto é alto, mesmo usando as mais baratas. Nestes últimos dias gastos urgentes com:
Veterinário:
- Gata Amarelinha (paralítica - com infecção urinária): consulta (30,00) e exame (15,00) (ração urinary ainda tinha que sobrou do Quilombo)
- Gato Aranha (ainda aplicação de remédio 10,00 e mais os remédios que eu não tinha - 48,00), fora a compra da ração AD, pois ele está mal com pneumonia.
- Cachorro Velhaco: remédios para alergia + capstar (matar "bichos") + shampoo especial, e ainda comprei uma ração melhor pra ele, pois ele deu uma emagrecida e já é muito idoso (ele recebeu de doação 15,00)
- GASTOS com ração p/ 13 cães incluindo grande porte e gatos (uns 85/90 mais ou menos) - pois nem no valão tem tido ajuda (são rações comuns, Gatto, Fred, Tommy cat e dog - e misturo com latinhas de ração úmida)
E atendi (com remédios...) também estes dias os gatos de pessoas na área sem muita condição, que adotaram gatinhos no valão, mas pegaram este surto de gripe forte. Fora tudo isso ainda temos gatas crescidas lindas para adoção, mas precisam de castração! Além disso, a OBRA dos resgatados está na metade! Precisa terminar!!! Faltando ainda: os suportes com caibros, as telhas e a tela para cercar!
FOTOS: <http://br.geocities.com/sosfelinos/obra.html>. Só isso !!! O resto é mais simples e vai se fazendo aos poucos.
POR FAVOR O SOS FELINOS PRECISA DE AJUDA!!!
Doando ração, comprando as rifas, ajudando na obra, etc. etc. etc.
ACESSE - AJUDE - DIVULGUE:
http://sosfelinos.atspace.com
Obrigada de coração.
Rosely
021 9962-1526
sosfelinos@yahoo.com.br

Um clique para Ajudar a SOZED!

Amigos da SOZED,
com o objetivo de tentar arrecadar mais verba para a SOZED, foi instalado em nosso site (www.sozed.org.br) um banner do Google. Eles estão no fim da página e, quando você clica neles, a SOZED está ganhando alguns centavos de dólar. Precisamos de uma quantia específica para recebermos o cheque do Google. Isso é realmente verdade... por isso, sempre que puder, dê uma clicadinha e nos ajude a arrecadar fundos para manter o abrigo!!! Lembrando que a SOZED sobrevive de doações, por isso, é extremamente importante para nós!!!! e s ó pode clicar uma vez por dia. 
Atenciosamente,
Julia


Esta coluna é atualizada quinzenalmente, às segundas-feiras
Próxima: 24/7

Arquivo online das colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105