JOSÉ NÊUMANNE PINTO
Jornalista, editorialista do Jornal da Tarde, comentarista da Rádio Jovem Pan e do SBT, poeta e escritor com diversos livros publicados, entre eles: Solos do silêncio – poesia reunida e O silêncio do delator, agraciado com o Prêmio "Senador José Ermírio de Moraes", da ABL. Leia novo texto de Ronaldo Cagiano na fortuna crítica do autor e conheça a poesia do colunista, cujo CD agora tem opção de download. Site: http://www.neumanne.com
Coluna de 15/5/2008
(Próxima coluna 22/5)
O nó do trânsito irá às urnas com tudo
Enquanto o Metrô e o Rodoanel não são concluídos, o gestor municipal terá de encontrar meios para evitar que a lentidão
do fluxo de automóveis pare de vez a cidade
Como já o foram as enchentes no passado e mais recentemente a segurança pública, o trânsito, ao que tudo indica, será o principal tema da campanha eleitoral para a sucessão municipal em São Paulo. Ainda que os alagamentos não tenham acabado de vez e a insegurança geral continue sendo um problema crônico na metrópole, não se pode negar que os gestores públicos municipais encontraram formas de amenizar o convívio do paulistano com esses antigos problemas. Agora resta a paralisação do fluxo dos automóveis.
A equação é inexorável: fabricam-se cada vez mais automíveis e são vendidos a cada dia com mais facilidades. A frota circulante cresce exponencialmente e não há como abrir vias para permitir a circulação deles. Soluções há, mas custam caro e levam muito tempo para serem concluídas. Uma delas é o metrô, que transporta multidões de forma rápida, confortável e eficiente, sendo a única modalidade de transporte coletivo que realmente funciona como alternativa ao transporte individual. Só ele consegue tirar o paulistano do comodismo do volante, oferecendo em troca mais rapidez na viagem. Outra, o Rodoanel, que, concluído, retirará os caminhões das vias urbanas, principalmente as cada vez mais congestionadas marginais dos rios Tietê e Pinheiros. Com os caminhões fora, os carros e ônibus terão mais espaço para circular e também diminuirão os acidentes que volta e meia têm paralisado a cidade.
A autoridade tem recorrido a paliativos que têm a vantagem de poderem ser implantados imediatamente e nada custam aos cofres públicos. É o caso dos corredores fixos ou flexíveis de ônibus nas principais avenidas de ligação entre bairros e centro. Mas, se de fato reduzem as viagens dos usuários de coletivos, estes corredores produzem efeitos colaterais indesejáveis para outros cidadãos: os motoristas particulares forçados a circular em menos faixas e os comerciantes das ruas escolhidas para eles.
Nas campanhas eleitorais os marqueteiros costumam aparecer com saídas mirabolantes, mas cujos efeitos são pirotecnia pura. O aerotrem do candidato folclórico, sem chance, pode até ter virado anedota, mas o fura-fila inventado pelo publicitário, deu a vitória ao candidato inventivo e furou o bolso do contribuinte, apenas para dar os dois exemplos mais óbvios e recentes desse gênero.
Enquanto o metrô e o Rodoanel continuam sendo miragens distantes, os candidatos à Prefeitura poderiam pensar seriamente em respeitar o munícipe e enfrentar o problema como deveriam. Urge elaborar um plano de construção de garagens para permitir a proibição dos estacionamentos à beira do meio-fio. É possível ainda proibir carga e descarga de mercadorias durante o dia. E também retirar de circulação veículos que não tenham condições de trafegar ou cuja documentação esteja irregular. O diabo é que, para isso, faltam coragem cívica e honestidade.
Colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116 , 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130 , 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142 , 143, 144, 145, 146, 147, 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160, 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 173